

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Positivismo deriva do termo “positivo”, definido por Augusto Comte em seu Discurso preliminar sobre o espírito positivo, a partir das características do novo espírito filosófico.
Na perspectiva do positivismo comtiano, “positivo” significa
histórico em oposição a fantástico, e reflete o interesse do positivismo pela elaboração de uma visão filosófica da história.
real em oposição a fictício, e reflete o interesse do novo espírito filosófico pela pesquisa experimental.
absoluto em oposição a relativo, e reflete a concepção da ciência como único saber válido frente à teologia e à metafísica.
livre em oposição a determinado, e reflete a autonomia de trabalho científica na perquirição das respostas à curiosidade do espírito humano.
concreto em oposição a abstrato, e reflete a subordinação da imaginação aos enunciados gerais da lógica.