

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O ataque viral é simples e fulminante. Ele se encosta à superfície externa de uma célula (processo chamado absorção) e injeta nela seu material genético. A penetração pode se dar:
I. Por endocitose, quando a própria célula hospedeira “engole” o vírus, destrói o capsídeo e absorve o material genético viral. É o que acontece com os vírus da gripe.
II. Por injeção do material genético, ficando o capsídeo do vírus fora da célula. Isso ocorre com os que atacam bactérias (bacteriófagas).
III. Por fusão do capsídeo com a membrana da célula hospedeira. É o que faz uma classe especial de vírus, o retrovírus, como o HIV.
São corretas as afirmativas:
I e II.
I e III.
II e III.
todas afirmativas.