Questões de Concurso sobre Eletromagnetismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.187 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2018
Prova: UPENET/IAUPE - CBM PE - Oficial do Corpo de Bombeiros Militar - 2018

Um elétron penetra em uma região onde existe um campo magnético uniforme B, descreve uma semicircunferência e deixa a região. O elétron passa 100 ns na região. Se a partícula é enviada de volta para a região onde existe o campo magnético com uma energia duas vezes maior, o tempo que passará na região será de


A

100 ns.


B

141 ns.


C

200 ns.


D

241 ns.


E

300 ns.

A Figura mostra um dipolo elétrico. A orientação do campo elétrico resultante no ponto P, situado na mediatriz do segmento da reta que liga as duas cargas, é :


Imagem associada para resolução da questão


A

↑


B

↓


C

→


D

←


E

O campo elétrico é nulo no ponto P.

Com a grande demanda por troca de informações a grandes velocidades, já se observa nas grandes cidades a oferta de internet banda larga por fibra óptica. Uma onda eletromagnética consegue ir de uma extremidade a outra de uma fibra óptica, graças a um fenômeno físico conhecido como:


A

Difração.


B

Reflexão externa total.


C

Reflexão interna total.


D

Refração interna total.


E

Polarização.

Com o objetivo de determinar a resistência interna de uma fonte de tensão contínua, foi utilizado um voltímetro para medir a voltagem da fonte com e sem carga. A medida da voltagem entre os terminais da fonte sem carga foi de 12,0 V e, com uma carga de 8,00 Ω acoplada aos terminais, a voltagem medida foi de 9,00 V.


De acordo com esse ensaio, a resistência interna da fonte, em Ω, vale, aproximadamente,


A

2,67


B

4,00


C

10,7


D

13,5


E

24,0

Ao se trabalhar a temática “magnetismo”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:


A

Realizar a leitura e a interpretação de uma equação química.


B

Conceituar e identificar uma interpretação física.


C

Reconhecer as possíveis interações entre ímã e outros materiais.


D

Saber relacionar as transformações físicas e químicas por meio de uma equação química.

Quando o sinal que chega no fone de ouvido é muito fraco, se torna necessário amplifica-lo. A figura abaixo mostra os diagramas de três circuitos (1, 2 e 3)

Imagem associada para resolução da questão


A partir da forma em que o transistor está conectado em cada circuito é correto afirmar que o(s) circuito(s) que poderia(m) amplificar o sinal aplicado à entrada é(são)


A

1 e 2.


B

2 e 3.


C

somente 1.


D

somente 2.


E

Somente 3.

Considerando que no SI – Sistema Internacional de Medidas estão definidas as Grandezas, as Unidades e Padrões de medida, qual a unidade que é utilizada para a carga elétrica?


A

ampere


B

coulomb


C

volt


D

watt


E

ohm

Dois magnetos longos em forma de barra e idênticos são colocados sob um pedaço de papel horizontal, como mostrado na seguinte figura. O papel é coberto com limalha de ferro. Quando os dois pólos SUL estão a uma pequena distância e encostam no papel, as limalhas de ferro se movem em um padrão que mostra as linhas do campo magnético. Qual das alternativas a seguir ilustra melhor o padrão resultante?

(S = Sul; N = Norte)

Imagem associada para resolução da questão


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão


E

Imagem associada para resolução da questão

Considere um circuito elétrico que possua uma carga elétrica de 25 k Ω. Se em seus fios condutores de cobre circular uma corrente elétrica de 5 Ampère, calcule: quantos coulombs atravessam qualquer seção transversal do condutor durante 5 minutos?


A

200 C


B

800 C


C

950 C


D

1100 C


E

1500 C

Um ponto quântico (quantum dot) é uma nanoestrutura (geralmente semicondutora) cujos elétrons têm sua energia quantizada, como num átomo. Estes materiais podem ser utilizados como marcadores luminosos em células. Uma vez fixados na célula e iluminados com luz, esses pontos quânticos agem como fontes de luz fluorescente e suas imagens podem ser vistas usando-se microscópio ótico. Este ponto quântico em uma dimensão pode ser estudado considerando-se um elétron confinado em um poço de potencial. Assim, os níveis de energia podem ser controlados mudando-se a largura L, a forma e a profundidade do poço de potencial. Considerando um elétron de massa m em um poço de potencial infinito de largura L, o comprimento de onda emitida pela transição de um elétron entre dois níveis de energia (n+1) e n é dada por


Obs: (c é a velocidade da luz no vácuo e é a constante de Planck).



A


B


C


D


E

   
Gerar simulado