Questões de Concurso sobre Grandezas e Unidades

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
491 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

__________ é a unidade de pressão que descreve a força sobre uma dada área.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

Bar.


B

Pascal.


C

Newton.


D

Nenhuma das alternativas.

A unidade de medida Pa é uma unidade derivada do SI. Grandezas expressas em Pa podem ser expressas, usando o mesmo valor numérico, usando a unidade


A

N/m².


B

N/mm².


C

kgf/cm².


D

kgf/m².


E

psi.

Com relação a avaliação de incertezas em medidas, considere as afirmativas abaixo:


I. Uma vez que o conhecimento completo do valor de um mensurando requer uma quantidade absurdamente grande de informação, a incerteza no resultado de uma medida reflete esta falta de conhecimento completo.

II. Dentre possíveis fontes de incertezas em uma quantidade qualquer a ser mensurada, podemos exemplificar: erro humano em leitura de instrumentos analógicos; amostra mensurada não representativa do mensurando definido; definição incompleta do mensurando.

III. No caso de um instrumento de medida calibrado, conhecendo-se sua resolução finita máxima determina-se consequentemente a incerteza associada a qualquer medida com ele realizada.

IV. Medições em que há repetições, em número suficientemente grande, de tomada de valor do mensurando sob as mesmas condições, a melhor estimativa para a medida da grandeza em questão é dada pela média aritmética dos valores obtidos e a incerteza padrão associada a esta estimativa é dada pelo próprio desvio padrão da média destes valores.


Estão corretas as afirmações:


A

II, III e IV, apenas.


B

I, II e IV, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

I, II e III, apenas.


E

I, II, III e IV.

Em 2019, no 144º aniversário da Convenção do Metro, as unidades básicas do SI foram redefinidas pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). A seguir, são feitas algumas afirmações sobre as modificações introduzidas pela redefinição de 2019.


1. São apenas sete as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (c), a frequência de transição de estrutura hiperfina do Césio-133 (∆νCs), a constante de Planck (h), a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 540 THz (Kcd).

2. São apenas seis as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (c), a constante de Planck (h) a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 683 THz (Kcd).

4. O protótipo de platina e irídio, conservado como padrão do kg, tornou-se obsoleto e o quilograma passou a ser definido apenas em termos de constantes fundamentais exatas.

8. As sete unidades básicas na redefinição do SI são: segundo, metro, quilograma, coulomb, mol, Kelvin e candela.


Assinale a alternativa que contém a soma dos números correspondentes às afirmações verdadeiras.


A

2


B

5


C

8


D

10


E

13

O gráfico a seguir relaciona o módulo da velocidade (v) de dois objetos A e B em função do tempo (t). Considere, respectivamente, ΔxA e ΔxB os deslocamentos dos móveis A e B de 0 a 20 s.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que relaciona corretamente algumas das grandezas descritas no intervalo de 0 a 20 s.


A

ΔxA =


B

ΔxA =


C

vA =


D

vA =

Galileo, após ser condenado pelo tribunal da santa inquisição ao cárcere privado pelos últimos anos de sua vida, realizou e documentou o famoso experimento da rampa (plano inclinado) que resume o paradigma da experimentação na ciência moderna, e em particular o conduziu à famosa frase “O livro da natureza está escrito em linguagem matemática” - algo que podemos considerar como sendo a conquista que é realizada com a ciência newtoniana e a física de maneira geral. Sobre o experimento do plano inclinado são feitas as afirmações abaixo.


I. A sequência de números 1, 4, 9, 16… é compatível com as medidas de posição do corpo, em relação ao topo da rampa, em termos dos intervalos de tempo iguais e consecutivos numerados por 1, 2, 3, … etc. unidades de tempo, independentemente do sistema de unidades adotado.

II. A sequência de números ímpares 1, 3, 5,... ocorre para os deslocamentos consecutivos do corpo entre intervalos de tempo iguais e consecutivos, independentemente do sistema de unidades adotado.

III. Galileo utilizou a rampa, mas seria possível também ter considerado diretamente a queda vertical dos corpos, na medida em que era possível realizar as medidas de tempo com boa qualidade já com a tecnologia dos relógios e cronômetros de sua época.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III


B

I e III apenas


C

I e II apenas


D

II e III apenas

Ano: 2021
Prova: SELECON - EMGEPRON - Técnico de Projetos Navais - Área: Técnico de Tubulações - 2021

Um sólido de 200 g, feito de determinada substância, tem o volume de 50 cm³. O volume de outro sólido, feito da mesma substância, cuja massa é 600 g, desde que não haja mudança de temperatura e pressão, será de:


A

1,5 litros


B

15 cm³


C

150 cm³


D

150 litros

Ao realizar a medição do comprimento de um objeto, um estudante de Física apresentou como resultado o valor absoluto: 0,004000 metros.


O número de algarismos significativos no numeral apresentado pelo estudante é:


A

Três


B

Cinco


C

Seis


D

Sete


E

Quatro

No interior do Sol, reações nucleares transformam quantidades enormes de núcleos de átomos de hidrogênio (H), que se combinam e produzem núcleos de átomos de hélio (He), liberando energia.

A cada segundo ocorrem 1038 reações de fusão onde quatro átomos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio, conforme esquematizado abaixo:


4H → He + Energia.


A energia liberada pelo Sol, a cada segundo, seria capaz de manter acesas um certo número de lâmpadas de 100 W. Nessas condições, a ordem de grandeza desse número de lâmpadas é igual a


A

1012


B

1018


C

1024


D

1056

Uma pessoa precisa receber soro. Mede-se sua pressão sanguínea e constata-se que o valor máximo atingido é de 𝟏𝟐 𝒄𝒎𝑯𝒈. A que altura mínima, acima do braço dessa pessoa, deve-se colocar o recipiente com soro para que ele consiga penetrar em sua artéria? (Dados: densidade do mercúrio: 𝟏𝟑, 𝟔 × 𝟏𝟎𝟑𝒌𝒈/𝒎𝟑 ; densidade da água: 𝟏, 𝟎 × 𝟏𝟎𝟑𝒌𝒈/𝒎𝟑 ; aceleração da gravidade: 𝟏𝟎 𝒎/𝒔𝟐)


A

946 𝑚𝑚.


B

1088 𝑚𝑚.


C

1350 𝑚𝑚.


D

1500 𝑚𝑚.


E

1632 𝑚𝑚.

Existem nomes, símbolos e fatores pelos quais as notações científicas atreladas a conceitos radiológicos são utilizadas. Quais potências de 10 caracterizam, respectivamente, o YOTTA e o YOCTO:

Imagem associada para resolução da questão


A

1012 e 10-12.


B

1016 e 10-16.


C

1018 e 10-18.


D

1020 e 10-20.


E

1024 e 10-24.

De acordo com os princípios da física, existem os conceitos de massa, força e aceleração, marque a alternativa em que se encontra corretamente detalhado as unidades de forças que podem ser expressas em cada um desses conceitos:


A

massa - g, força - kj, aceleração - N/s


B

massa - kj, força - cm3 /h, aceleração - dms2


C

massa - g, força - m/s, aceleração - m3 /L


D

massa - kg, força - N, aceleração - m/s2

De acordo com os fundamentos teóricos da Física: conceitos, leis, relações e princípios básicos tem-se que para o televisor transformar energia elétrica em som e calor, o mesmo deve ser ligado a uma fonte de tensão e ser percorrido por uma fonte elétrica. Identifique abaixo a alternativa CORRETA da grandeza física responsável por relacionar quão rapidamente essa energia é transformada.


A

Resistência.


B

Potência.


C

Calor.


D

Tensão.

No que se refere às características e à teoria básica dos materiais magnéticos, observe a figura que ilustra um material sob magnetização.


Imagem associada para resolução da questão


No Sistema Internacional (SI), a grandeza B, que representa a indução magnética ou densidade de fluxo magnético, e a grandeza I, que indica o campo magnético, têm como unidades, respectivamente,


A

Tesla (T) e Ampère/m (A/m)


B

Gauss (G) e Ampère/m (A/m)


C

Weber (W) e Ampère/m (A/m)


D

Gauss (G) e Oersted (Oe)


E

Tesla (T) e Oersted (Oe)

No sistema internacional de unidades, a unidade empregada para medir força é o Newton, que é a notação utilizada para:


A

kg.cm/s.


B

kg.m/s.


C

kg.m/s2.


D

kg/m.s2.

O Sistema Internacional de unidades passou por uma reforma em 2019, e o kg não é mais definido por um objeto físico arbitrariamente construído pelos seres humanos. Agora o sistema se baseia a partir de valores fixos para as constantes da natureza identificadas em nossas teorias científicas na medida em que já tiveram metrologia refinada até precisões de partes em bilhão.


Imagem associada para resolução da questão


Logotipo elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas sobre o novo SI, com as sete unidades básicas e as sete constantes fundamentais que habilitam sua definição.


Adaptado de:https://en.wikipedia.org/wiki/File:SI_Illustration_Base_Units _and_Constants_Colour_Full.svg


Assim o “mks” (metro, quilograma e segundo) está fundamentado agora em termos dos valores da velocidade da luz [c], da frequência de oscilação da radiação eletromagnética produzida pela excitação de dois níveis hiperfinos do átomo de césio-133 inicialmente no estado fundamental [f], e da constante de Planck [h].


Assinale a alternativa que relaciona dimensionalmente o mks corretamente com as unidades das quantidades mencionadas.


A

m = [c].[f]; kg = [h].[f] / [c]2 ; s = [f]


B

m = [c]; kg = [h] ; s = [f]


C

m = [c] / [f]; kg = [h] / ([f].[c]2 ); s = 1/[f]


D

m = [c] / [f]; kg = [h].[f] / [c]2 ; s = 1/[f]

Suponha que um pedaço de pau-brasil pese 2 kg e ocupe um volume de 500 cm³.


Com essas informações, calcule sua densidade, e assinale a alternativa correta.


A

0,0004 g.cm-3.


B

0,004 g.cm-3.


C

0,04 g.cm-3.


D

0,4 g.cm-3.


E

4 g.cm-3.

   
Gerar simulado