Questões de Concurso sobre Grandezas e Unidades

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
491 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) é o órgão responsável pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Além dessa função, o BIPM também define incertezas em medidas de acordo com dois tipos. Incertezas do tipo A são estimadas por métodos estatísticos, enquanto incertezas do tipo B são estimadas de outras maneiras. Para uma balança simples e dados obtidos sob as mesmas condições, é correto afirmar que


A

vibrações ambientais produzem incertezas do tipo A nesta balança.


B

erro no equilíbrio inicial da balança constitui uma incerteza do tipo A.


C

a acurácia da medida diz respeito a quão dispersos estes dados estão.


D

a precisão da medida diz respeito à proximidade dos dados em relação ao valor esperado.


E

correntes aleatórias de ar durante as medidas constituem uma incerteza do tipo B.

Os medidores identificados como alicate amperimétrico e tacômetro são utilizados para a medição das grandezas denominadas, respectivamente, como:


A

corrente elétrica e velocidade do rotor


B

potência elétrica e momento de inércia


C

resistência elétrica e torque de saída


D

tensão elétrica e conjugado eletromagnético

Um instrumento de medida reporta os valores 50, 49, 51, 48 e 52 para cinco medidas realizadas sob as mesmas condições. Para essa medida, porém, era esperado o valor 50. Assim, é correto afirmar que


A

se deve recalibrar o instrumento de forma a acertar o zero da medida.


B

o erro relativo referente à terceira medida é de 2%.


C

a variância dos dados é 5.


D

o instrumento apresenta incerteza sistemática residual.


E

os dados apresentam paralaxe.

O paquímetro universal com nônio, ou vernier, é um instrumento para a medição de comprimentos que possui um corpo com uma escala principal e um cursor com uma escala secundária.


Imagem associada para resolução da questão



Avalie as afirmações sobre o instrumento descrito.


I - O cursor de um paquímetro universal é dotado de um parafuso, que tem como funcionalidade principal a realização de um ajuste fino, movendo o cursor suavemente a cada volta.

II - O paquímetro universal é um instrumento capaz de medir comprimentos lineares internos, isto é, o comprimento linear de um buraco e sua profundidade.

III - A incerteza atribuída a uma medição com um paquímetro universal é igual à fração do milímetro obtida da subdivisão da escala secundária.

IV - O valor numérico lido na segunda escala no vernier do instrumento indica a qualidade da medição, variando em uma escala de 0 a 10.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e IV.


B

II e III.


C

I, II e III.


D

I, III e IV.


E

II, III e IV.

A corrente elétrica pode ser definida como o movimento preferencial de portadores de carga em um dado material, sendo causada por uma diferença de potencial elétrico.


De acordo com Sistema Internacional de Unidades, assinale a alternativa que apresenta corretamente a unidade de medida de uma corrente elétrica.


A

Volt


B

Watt


C

Pascal


D

Newton


E

Ampère

Algo importante nas atividades laboratoriais é a forma como expressamos os resultados medidos de uma determinada grandeza, como massa e tempo, entre outras. Uma maneira adequada de se escrever esses valores é o uso da notação em potência de dez, o que reduz a quantidade de algarismos que precisamos escrever sem alterar o seu valor. Com isso os números 12.300.000, 0,000072 e 157.000 podem ser expressos, em notação de potência de dez, da seguinte forma:


A

1,23x10-7 ; 7,2 x10-5 ; 1,57 x10-5


B

1,23x107 ; 7,2 x10-5 ; 1,57 x105


C

1,23x107 ; 7,2 x105 ; 1,57 x10-5


D

1,23x107 ; 7,2 x105 ; 1,57 x105


E

1,23x108 ; 7,2 x10-6 ; 1,57 x108

Na disciplina que trata do assunto eletromagnetismo, o campo elétrico pode ser medido em:


I. Newtons por coulomb.

II. Volts por metro.

III. Quilograma força por metro quadrado.


Estão corretas as afirmativas:


A

II apenas


B

I e II apenas


C

II e III apenas


D

I apenas

A soma das taxas de decaimento de todos os radionuclídeos presentes em uma amostra é chamada de atividade da amostra. Qual a unidade de atividade no S.I?


A

Bq


B

He


C

Ca


D

J/s


E

Qu

No edital de um concurso público da área militar está escrito que será considerado apto no teste físico o candidato que percorrer 3200m em 24min. No momento da realização do teste, o candidato apto para participar desta fase, deve preencher uma ficha transcrevendo o valor da distância e do tempo máximo. Porém, ele percebe que no campo de preenchimento da distância possui a unidade “km” e no do tempo a unidade “h”. Desta forma, marque a alternativa correta que indica os valores em “km” e “h” de 3200m e 24 min.


A

3,2 km e 4 h


B

3,2 km e 0,4 h


C

0,32 km e 0,4 h


D

3,2 km e 0,6 h


E

0,032 km e 0,4 h

Uma marmoraria precisa transportar cinco grandes blocos de granito para uma construtora. No entanto, o caminhão que está disponível tem capacidade máxima de carga 20 000 quilogramas. A tabela a seguir apresenta as dimensões dos blocos.


BLOCO

DIMENSÕES: COMPRIMENTO, LARGURA E ESPESSURA (M)

I

1,5 x 2 x 2

II

3 x 2 x 2

III

2 x 2 x 2

IV

1,5 x 2 x 3

V

1 x 3 x 3



Sabendo que a densidade do granito é 3 000 kg/m³, qual dos blocos poderá ser transportado pelo caminhão, sem que se exceda a capacidade máxima de carga?


A

I.


B

II.


C

III.


D

IV.


E

V.

Um líquido vital à nossa vida e muito utilizado nos laboratórios de física é a água, cuja massa específica é igual a 1,0 g/cm3. Se uma massa de 2.500 kg é medida, qual o volume ocupado por ela no Sistema Internacional de Unidades (S.I.)?


A

2.500 m3


B

0,25 m3


C

25,0 m3


D

2,5 cm3


E

2,5 m3

Ano: 2022
Prova: FEPESE - Prefeitura de Videira - Professor - Área: Ciências - 2022

Assinale a alternativa que indica corretamente a medida que se utiliza para obter a tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial elétrico entre 2 pontos.


A

Lux


B

Volt


C

Ohm


D

Watts


E

Ampére

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Um quilograma de algodão e um quilograma de chumbo possuem a mesma massa, mas seus volumes são diferentes.

II. Uma possível forma de obter água doce a partir da água do mar é fervendo a água salgada do mar e condensando o seu vapor, realizando, assim, uma transformação química na matéria.

III. Considerando que se trata de materiais puros, o ponto de fusão de uma barra de ouro é maior do que o ponto de fusão de um anel de ouro.


A

Todas estão corretas.


B

Todas estão incorretas.


C

Apenas I está correta.


D

Apenas II está correta.


E

Apenas III está correta.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de calor é o joule, representado pela letra J, sendo 1 J equivalente a 1 kgf∙m (isto é, 1 quilograma-força multiplicado pelo metro).


C

Certo


E

Errado

Com o intuito de instalar um velocímetro em sua bicicleta, uma aluna de engenharia adaptou um tacômetro de contato na roda dianteira, que faz a leitura da rotação desta roda em rpm.


Considerando-se que π = 3 e que o diâmetro da roda seja de 670 mm, qual o fator de conversão desta medida para km/h?


A

0,0201


B

0,0402


C

0,0804


D

0,1206


E

0,2412

Em relação às unidades de grandezas física, temos unidade de indutância que corresponde a ______ que é denominada henry, sendo seu símbolo expresso por H.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

weber / metro


B

coulomb / metro quadrado


C

weber / ampère


D

faraday / metro

As unidades fundamentais do Sistema Internacional de Unidades (SI) são usadas pelos cientistas em todo o mundo. Assinale a alternativa que contém uma unidade fundamental do SI.


A

Hertz (Hz).


B

Ampère (A).


C

Volt (V).


D

Pascal (Pa).


E

Coulomb (C).

   
Gerar simulado