

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Os neurotransmissores são liberados por vesículas nas terminações axonais do sistema nervoso. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os neurotransmissores às suas respectivas vesículas e características.
Coluna 1
1. Dopamina.
2. Serotonina.
3. Noradrenalina.
4. Acetilcolina.
Coluna 2
( ) Encontrada no córtex cerebral, em todas as junções neuromusculares esqueléticas e no sistema nervoso autônomo. Exerce efeitos excitatórios pela ativação de receptores nicotínicos nos gânglios autonômicos e na musculatura esquelética.
( ) Encontrada em grande concentração no encéfalo, envolvida em respostas emocionais e controle de movimentos subconscientes (automáticos) dos músculos esqueléticos.
( ) Liberada pelas terminações nervosas simpáticas nas estruturas viscerais, concentrada no tronco encefálico, é também encontrada em várias outras regiões do sistema nervoso central, onde está relacionada à manutenção da vigília, aos sonhos e à regulação do humor.
( ) Encontra-se em várias regiões do sistema nervoso central, inclusive no sistema límbico. Influencia a indução do sono, a percepção sensorial, a regulação da temperatura e o controle do humor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 3 – 1 – 4.
4 – 1 – 3 – 2.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 2 – 4 – 1.
4 – 3 – 2 – 1.