Os neurotransmissores são liberados por vesículas nas...
Imagem de fundo

Os neurotransmissores são liberados por vesículas nas...

Os neurotransmissores são liberados por vesículas nas terminações axonais do sistema nervoso. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os neurotransmissores às suas respectivas vesículas e características.


Coluna 1

1. Dopamina.

2. Serotonina.

3. Noradrenalina.

4. Acetilcolina.


Coluna 2

( ) Encontrada no córtex cerebral, em todas as junções neuromusculares esqueléticas e no sistema nervoso autônomo. Exerce efeitos excitatórios pela ativação de receptores nicotínicos nos gânglios autonômicos e na musculatura esquelética.

( ) Encontrada em grande concentração no encéfalo, envolvida em respostas emocionais e controle de movimentos subconscientes (automáticos) dos músculos esqueléticos.

( ) Liberada pelas terminações nervosas simpáticas nas estruturas viscerais, concentrada no tronco encefálico, é também encontrada em várias outras regiões do sistema nervoso central, onde está relacionada à manutenção da vigília, aos sonhos e à regulação do humor.

( ) Encontra-se em várias regiões do sistema nervoso central, inclusive no sistema límbico. Influencia a indução do sono, a percepção sensorial, a regulação da temperatura e o controle do humor.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

2 – 3 – 1 – 4.


B

4 – 1 – 3 – 2.


C

2 – 4 – 1 – 3.


D

3 – 2 – 4 – 1.


E

4 – 3 – 2 – 1.