

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho podem ser prevenidas por meio de práticas fisioterapêuticas. Assim sendo, marque a opção CORRETA.
A síndrome do túnel do carpo é, exclusivamente, tratada por meio de intervenção cirúrgica.
As pausas ergonômicas são indicadas, apenas, em trabalhadores que realizam esforços repetitivos.
A fisioterapia preventiva no ambiente de trabalho inclui exercícios de fortalecimento e alongamento.
A análise biomecânica do trabalhador tem impacto limitado na redução de doenças ocupacionais.
Lesões por esforços repetitivos não têm relação com fatores psicológicos, apenas biomecânicos.
Programas voltados à promoção da saúde e prevenção de deficiências visam reduzir fatores de risco, prevenir disfunções musculoesqueléticas, respiratórias e neurológicas, além de promover qualidade de vida. Considerando esses programas, analise as afirmativas a seguir.
I.Programas de promoção da saúde podem incluir atividades educativas sobre postura, ergonomia e prevenção de quedas, contribuindo para a redução de complicações futuras em idosos.
II.A implementação de programas de exercícios físicos regulares em escolas e empresas contribui para reduzir o risco de doenças musculoesqueléticas e melhorar a qualidade de vida da população.
III.A fisioterapia preventiva deve focar exclusivamente na reabilitação de pacientes já com disfunções, não sendo indicada para indivíduos saudáveis.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II apenas.
II apenas.
I e III apenas.
As doenças do trabalho são causadas ou adquiridas em função das condições especiais em que a atividade laboral é ou foi realizada, como exposição a ruídos, ventilação inadequada e variações de temperatura. Entre as doenças ocupacionais, destacam-se as respiratórias, que podem surgir em ambientes com agentes químicos, poeiras ou gases tóxicos. Considerando esse contexto, identifique a alternativa que apresenta um exemplo de doença respiratória relacionada ao trabalho proveniente da poeira com manuseio de fibras de algodão ou linho:
bissinose
arbestose
siderose
baritose
Com base na Resolução COFFITO nº 565/2022, que normatiza a atuação do fisioterapeuta e da equipe de Fisioterapia na Atenção Domiciliar, tendo como fonte o Artigo 4º, na Atenção Domiciliar de Fisioterapia, são atribuições exclusivas do fisioterapeuta:
encaminhar o paciente após a alta domiciliar, sempre que necessário, para outras modalidades de assistência fisioterapêutica.
prescrever e executar todos os métodos e técnicas e, quando necessário, solicitar avaliação e acompanhamento de fisioterapeuta.
exercer, sempre que possível, a interdisciplinaridade, trocando informações com os demais profissionais de saúde envolvidos, visando à fracionalidade da gestão do cuidado centrado no paciente.
dimensionar a equipe de saúde.
solicitar testes funcionais e somente interpretar exames complementares, excluindo-se de prescrever, confeccionar e gerenciar órteses, próteses e tecnologia assistiva.
A formação do fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
I. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
II. Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.
III. Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares.
IV. Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional.
Estão corretas as assertivas:
I e II.
I e III.
II, III e IV.
III e IV.
I, II, III e IV.
O fisioterapeuta inserido no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) tem como atribuição atuar de forma integrada às equipes de Saúde da Família.
Assim, analise as afirmativas a seguir.
I.O apoio matricial é a principal ferramenta de trabalho do NASF, envolvendo suporte técnico-pedagógico às equipes de referência para ampliar a resolutividade da atenção básica.
II.A atuação do fisioterapeuta no NASF deve priorizar o atendimento individualizado ambulatorial de reabilitação dentro da Unidade Básica de Saúde, reproduzindo o modelo de clínicas especializadas para reduzir filas.
III.As ações de prevenção de quedas em idosos e grupos de dor crônica são exemplos de intervenções coletivas condizentes com o perfil de atuação na Atenção Primária.
IV.O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas terapêuticas articuladas para um sujeito ou coletivo, construído em equipe interdisciplinar.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
I, III e IV.
I e II.
I e IV.
II, III e IV.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define atividade física como “Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que gere dispêndio energético, incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer”. Assim, exercício terapêutico ou cinesioterapia consiste no treinamento planejado e sistematizado de movimentos corporais, posturas ou atividade física com os objetivos de:
melhorar, restaurar, potencializar a função física.
prevenir ou expandir fatores de risco ligados à saúde.
otimizar estado de saúde, reduzir o preparo físico ou sensação de bem-estar.
apenas tratar comprometimentos.
negligenciar a função física.
Com relação à inserção da Fisioterapia nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, assinale a afirmativa correta.
A atuação da fisioterapia nas RAS é limitada à Rede de Urgência e Emergência.
O fisioterapeuta não tem previsão de atuação específica nas RAS.
A Fisioterapia atua exclusivamente por meio de consultórios privados credenciados ao SUS.
A RAS prioriza especialidades médicas e não inclui a Fisioterapia como profissão de referência.
A Fisioterapia atua em diferentes pontos das RAS, como a Atenção Básica e a reabilitação da pessoa com deficiência.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) tem como objetivo garantir a saúde integral dos trabalhadores, considerando os riscos presentes nos ambientes de trabalho. A PNSTT promove
as ações de reabilitação de trabalhadores após acidentes de trabalho, com foco secundário na prevenção de doenças ocupacionais.
a saúde e a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, incentivando a participação dos trabalhadores na gestão de saúde e segurança no trabalho.
a fiscalização de empresas para assegurar o cumprimento das normas de segurança, complementando com ações educativas quando necessário.
a garantia à concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores afastados, incluindo estratégias para sua reabilitação profissional.
A Atenção Domiciliar foi instituída pela Portaria nº 2.029 de 24 de agosto de 2011, foi substituída pela Portaria nº 2.527 de 27 de outubro de 2011, sofreu alterações e acréscimos pela Portaria nº 1.533 de julho de 2012 e pela Portaria nº 963 de maio de 2013 do Ministério da Saúde e foi redefinida pela Portaria nº 825 de 25 de abril de 2016. Sobre a Atenção Domiciliar (AD) no Brasil, suas modalidades (AD1, AD2, AD3) e a inserção da fisioterapia nesse contexto, assinale a alternativa que melhor representa o papel e as responsabilidades do fisioterapeuta atuando no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
A atuação do fisioterapeuta no SAD limita-se aos pacientes da modalidade AD1, focando exclusivamente na aplicação de exercícios motores para ganho de força, sem envolvimento com cuidadores ou adaptação ambiental.
O fisioterapeuta no SAD concentra-se principalmente na redução do período de permanência hospitalar, sendo sua principal atribuição prescrever ventilação mecânica para pacientes da modalidade AD3.
A responsabilidade do fisioterapeuta no domicílio é restrita à avaliação funcional inicial (motora, cardiorrespiratória e neurológica), encaminhando o paciente para outros profissionais executarem o plano terapêutico.
O papel do fisioterapeuta vai além da aplicação direta de técnicas no paciente, incluindo a tarefa de educar, treinar e capacitar o cuidador/família para auxiliar na continuidade do tratamento, promover a independência funcional e melhorar a qualidade de vida no domicílio.
O fisioterapeuta participa do processo de admissão apenas de pacientes nas modalidades AD2 e AD3, sendo sua única função nesses casos fornecer cuidados paliativos, sem intervir na reabilitação ou prevenção de agravos.
Um fisioterapeuta, atuante na saúde do trabalhador, vai até o setor de tecnologia do município e realiza a avaliação cinético funcional dos trabalhadores. Ele observa uma alta prevalência de positividade para o teste de Finkelstein. Esse achado indica que muitos funcionários podem estar apresentando:
Tenossinovite estenosante de De Quervain.
Síndrome do túnel do carpo.
Sindrome do impacto.
Lombalgia.
Lombociatalgia.
O fisioterapeuta desempenha um papel importante na saúde do trabalhador, podendo desenvolver ações preventivas e corretivas contra lesões. Nesse contexto, avalie as assertivas a seguir:
I. A ginástica laboral compensatória é realizada durante a jornada de trabalho e é indicada para atividades que envolvam repetitividade de movimentos e sobrecarga estática, posturas fixas.
II. Entre os benefícios da ginástica laboral temos: estímulo da prática regular da atividade aplicada na saúde do trabalhador física; melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência.
III. O fisioterapeuta deve planejar e implantar um programa de ginástica laboral padrão em toda a empresa, independente dos setores de produção e membros acometidos.
Estão corretas:
Assertivas I, II e III.
Somente assertivas I e II.
Somente assertivas II e III.
Somente assertiva II.
Somente assertiva III.
“São agravos que afetam, em geral, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) relacionados às exigências das tarefas, ambientes físicos e organização do trabalho”. A definição relaciona-se:
As Lesões por Esforços Dinâmicos (LED).
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER).
As tendinites.
As síndromes miofasciais.
A Tenossinovite de Quervain.
O trabalho e suas condições são determinantes no processo saúde-doença, podendo causar, agravar ou acelerar o surgimento de patologias. A exposição a riscos no ambiente laboral impacta diretamente a saúde dos trabalhadores. Considerando os objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, analisar os itens.
I. Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador e sua integração com os demais componentes da vigilância em saúde.
II. Incorporar a categoria “trabalho” como determinante no processo saúde-doença de indivíduos e coletividades.
III. Ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação específica e isolada, restrita a determinados serviços da rede.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item I.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II e III.
Em todos os itens.
De acordo com o Art. 6º da Lei nº 8.080/1990, são atividades incluídas expressamente no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Execução de ações de vigilância sanitária.
Vigilância nutricional e orientação alimentar.
Execução de ações de saúde do trabalhador.
Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
Formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.
Um trabalhador de uma indústria metalúrgica, que opera uma lixadeira vibratória por várias horas ao dia, desenvolve a Síndrome da Vibração em Mãos e Braços (SVMB), também conhecida como "doença dos dedos brancos". Esta doença ocupacional tem manifestações vasculares, neurológicas e musculoesqueléticas específicas, resultantes da exposição prolongada à vibração. Assinale a alternativa que descreve corretamente as manifestações clínicas desta síndrome.
Perda auditiva neurossensorial induzida pela vibração que se propaga pelo corpo, associada a um quadro de labirintite e desequilíbrio crônico.
Um quadro de dor difusa e inflamação em todas as articulações dos membros superiores, semelhante à artrite reumatoide, com rigidez matinal prolongada e deformidades articulares.
Episódios de branqueamento dos dedos (fenômeno de Raynaud) desencadeados pelo frio, associados a formigamento, dormência, perda de destreza fina e, em fases avançadas, dor e fraqueza na mão.
Desenvolvimento de calosidades na palma da mão, associado a uma hipertrofia dos músculos intrínsecos e a um aumento da capacidade de preensão palmar devido à adaptação ao equipamento.
Em relação aos riscos biológicos, conforme a NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, é CORRETO afirmar que:
Os trabalhadores que utilizam objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
A desconexão manual de agulhas e o reencape são permitidos.
O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos.
Os trabalhadores com feridas ou lesões devem sempre continuar a trabalhar nas atividades.
A atuação do fisioterapeuta na saúde do trabalhador deve ser integral e, como os demais profissionais de saúde, ele deve levar em consideração, na anamnese, a ocupação do trabalhador e as atividades desenvolvidas, relacionando-as com as possíveis queixas apresentadas para verificar se elas podem ter relação com o trabalho e com as condições presentes na atividade produtiva (1ª parte). O fisioterapeuta faz parte da equipe de atenção básica assim como os demais profissionais que compõem o NASF, os serviços de urgência e emergência e os centros de especialidades; ele deve realizar o diagnóstico e estabelecer a conduta fisioterapêutica, considerando os aspectos ocupacionais (postura de trabalho, movimentos realizados, jornada de trabalho) e orientar os trabalhadores em relação aos cuidados e às medidas de prevenção e sobre como proteger sua saúde (2ª parte). Ele também deve notificar agravos e doenças, participar das ações de vigilância em saúde do trabalhador, assistência e reabilitação, realizar ações educativas e educação permanente na área (3ª parte). Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 3ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Entre as abordagens abaixo, qual é a mais eficaz para um fisioterapeuta contribuir para a promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho?
Focar exclusivamente em tratamentos individuais após a manifestação de sintomas, sem se envolver em estratégias educativas ou preventivas.
Oferecer apenas conselhos gerais sobre saúde e bem-estar durante as consultas regulares, sem fornecer materiais educativos ou organizar eventos de conscientização.
Integrar ações educativas, como workshops e materiais informativos, com intervenções práticas, como treinamentos e incentivos para promover hábitos saudáveis e prevenir problemas de saúde.
Implementar mudanças no ambiente de trabalho, ignorando a importância dos hábitos e comportamentos dos trabalhadores fora do ambiente de trabalho.
Limitar a atuação a ajustes ergonômicos e recomendações pontuais sem promover a adesão a mudanças comportamentais sustentáveis.
Assinale a alternativa correta sobre a ergonomia no ambiente de trabalho para prevenir lesões ocupacionais.
Aplicação de análise ergonômica do trabalho (AET) para identificar riscos potenciais específicos a cada função, seguida de ajustes personalizados no layout do posto de trabalho.
Implementação de sistemas de trabalho em turnos de 12 horas para maximizar a recuperação entre jornadas, baseando-se no princípio da compensação de carga.
Utilização exclusiva de mobiliário ergonômico ajustável, garantindo a conformidade com as dimensões antropométricas da população trabalhadora dominante.
Inclusão de programas de condicionamento físico no local de trabalho para aumentar a força muscular e a resistência, focando principalmente em trabalhadores mais velhos.