

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela reabilitação funcional da deglutição. As manobras facilitadoras e posturais são de grande utilidade na reabilitação do paciente disfágico, uma vez que parte do treino de retomada da alimentação por via oral é baseada nas manobras que se mostram mais efetivas, considerando a anatomia e fisiologia do paciente.
Em relação às manobras posturais de cabeça utilizadas na reabilitação das disfagias, assinale a alternativa incorreta.
A cabeça para baixo é indicada para indivíduos com atraso de deglutição faríngea, com fechamento laríngeo reduzido e com redução da retração da base da língua.
A cabeça para trás é indicada para indivíduos que apresentam broncoaspiração, favorecendo o fechamento do ádito da laringe com a base da língua durante a deglutição.
A cabeça inclinada para o lado não comprometido é indicada para indivíduos que apresentam disfunção unilateral de língua, associadas a desordens faríngeas, fazendo com que o bolo seja impulsionado para o lado mais eficiente.
A cabeça virada para o lado comprometido deve ser utilizada em indivíduos com paresia faríngea unilateral, direcionando o bolo durante a deglutição para a hemifaringe funcional.