

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a atuação fonoaudiológica no desenvolvimento do neonato e a amamentação, é possível afirmar:
A amamentação é um processo instintivo, que envolve fatores ambientais e comportamentos automáticos, independentes da relação entre mãe e filho.
A sucção é um reflexo presente no recém-nascido até aproximadamente os quatro meses, sendo desencadeado com toque na parte interior da língua, gengivas e palato duro. Os pares cranianos envolvidos são V (trigêmeo), VII (facial), IX (glossofaríngeo) e XII (hipoglosso).
A frequência ideal das mamadas de um recém-nascido normal a termo é a cada três horas, sendo desaconselhado a demanda livre, devido a possibilidade de mudança no padrão de sucção.
A ordenha da mama, realizada na amamentação, leva à cavidade oral a uma pressão positiva, realizando um selamento entre os lábios, a língua e o bico da mama.
A promoção da amamentação é crucial para o cuidado neonatal, portanto, quando se trata de bebês enfermos e /