Leia o excerto abaixo.
Efeito estufa, desmatamento, camada de ozônio. Três décadas atrás, esses e outros conceitos ainda eram muito mais restritos aos jargões dos cientistas do que presentes no dia a dia da população em geral. Trazer a conscientização ecológica para o debate público, apontam especialistas, foi o principal legado da Eco-92 ou Cúpula da Terra, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que reuniu representantes de 178 nações no Rio de Janeiro entre 3 e 14 de junho de 1992.
VEIGA, Edson. Há 30 anos, Eco-92 colocou mudança climática na pauta global. DW Brasil, 3 de junho de 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/h%C3%A1-30-anos-eco-92-colocava-a-mudan%C3%A7a-clim%C3%A1tica-na-pauta-global/a-62020927. Acesso em: 7 jul. 2022.
Sobre o excerto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Conferência de Estocolmo, 20 anos antes da Rio 92, foi o primeiro grande evento dedicado ao meio ambiente. Apesar de possuírem o mesmo escopo temático, o evento de 1972 teve destaque por reunir uma maior representação de países.
II. As Conferências do Clima (COP), o Protocolo de Quioto (1997) e o Acordo de Paris (2015) são resultados dos acordos firmados no Rio de Janeiro em 1992.
III. Passados 30 anos da Rio 92, o que se esperava em relação à participação da população mundial em assuntos relacionados às mudanças climáticas não ocorreu, sobretudo quanto aos jovens, que não têm participado de movimentos relacionados às COPs.
IV. O fundo de compensação por perdas e danos causados pelas mudanças climáticas, reivindicado pelos países pobres, não foi aprovado na COP de 2021, tendo sido o debate adiado para a 27ª COP, no Egito.
V. As perdas e danos devidos aos impactos climáticos adversos são de ordem exclusivamente econômica, ou seja, quando ocorre, por exemplo, a destruição de infraestruturas essenciais que prejudiquem as cadeias de abastecimento.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e V estão corretas.