

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.



Na América Latina, o grupo guerrilheiro mais representativo ainda em atuação são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que lutam contra o Estado colombiano pelo controle de parte de seu território. Fundada em 1964 por Manuel Marulanda, no início era uma guerrilha rural de inspiração revolucionária que lutava contra as injustiças sociais.
Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. São Paulo: Scipione, 2010.
Com base nas figuras e no texto, assinale a alternativa correta.
Como o texto e as figuras permitem inferir, o ETA, que age na Espanha, teve, como fator motivador de sua fundação, as mesmas causas que geraram o surgimento das FARC.
Na Irlanda do Norte, atua o grupo IRA, que, a exemplo das FARC, também teve, em sua essência, motivação de inspiração marxista, buscando, basicamente, implantar o socialismo no país em que atua.
Apesar de as FARC agirem em um país limítrofe com o Brasil, não há evidências de que aquele grupo tenha atuado ou interferido no território brasileiro.
O governo colombiano tem adotado política de convivência pacífica com as FARC, o que vem arrefecendo a intensidade dos conflitos armados entre aquele grupo e o exército regular do país.
Durante o governo de George W. Bush, os Estados Unidos intensificaram seu apoio econômico e militar à Colômbia, visando restringir a atuação de traficantes de cocaína que exportam a droga para o mercado norte-americano.

A utilização do horário de verão em alguns Estados Brasileiros só é possível devido à inclinação do polo sul em direção ao sol, aumentando a incidência da insolação em médias e altas latitudes nessa época. A posição da Terra em relação ao Sol na figura possibilita ao país:

verticalização.
industrialização.
periferização.
exclusão.
Criado em 05 de outubro de 1988, o estado do Tocantins levou a um redesenhamento da configuração territorial brasileira, o novo estado passava a ter limites geográficos. Assinale a única alternativa que mostra um estado que não faz limite territorial com o Tocantins.
Piauí
Amazonas
Pará
Maranhão

Nos mapas, estão representadas as áreas ocupadas por cultivos comerciais com padrão de uso extensivo do solo agrícola.
Os cultivos agrícolas comerciais representados, respectivamente, nos Mapas I e II são: