

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Brasil participou da reunião com os países membros do Brics, realizada no dia 23 de junho de 2022.
(Fonte: Agência de Notícias G1, 24 de junho de 2022).
Neste sentido, de acordo com informações veiculadas, o Brasil defendeu a solução pacífica e negociada do conflito, clamou pela busca urgente de solução para a crise humanitária e ressaltou a necessidade de respeito ao Direito Internacional e aos Princípios da Carta da ONU”.
Assinale a alternativa que contém os países que formam o Brics.
Brasil, Venezuela, China, Rússia e África do Sul.
Brasil, Argentina, Índia, China e Rússia.
Brasil, Rússia, China, África do Sul e Índia.
Brasil, Argentina, China e Rússia.
Brasil, Índia, Argentina, Rússia e África do Sul.
A operadora de energia nuclear ucraniana acusou o exército russo de ter implantado lançadores de mísseis no local da usina nuclear de Zaporizhzhia, no Sul da Ucrânia, em particular para disparar contra Dnipro e Nikopol, onde ataques mortais foram relatados durante a madrugada e na manhã de sábado, 16 de julho de 2022.
(Fonte: Agência de Notícias Uol, 16 julho de 2022).
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem origem exclusivamente religiosa.
II. A invasão russa fundamenta-se na aproximação das antigas repúblicas soviéticas à OTAN e à União Europeia.
III. A usina nuclear de Zaporizhzhia é considerada a maior da Europa e uma das maiores do mundo.
IV. Com temor que a moeda rublo desvalorize cada dia mais com as sanções impostas pela comunidade internacional, a Rússia pôs fim no conflito com a Ucrânia.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – IV.
I – III.
II – III.
III – IV.
I – II.
A atual guerra na Europa do Leste, surgida com a invasão da Rússia de Putin na Ucrânia, também trouxe graves consequências econômicas, como a redução na oferta de grãos e fertilizantes ao mundo, o que gera inflação e contribui para a escassez da oferta de alimentos em boa parte do mundo.
Certo
Errado
Analise as assertivas abaixo acerca do avanço do sistema capitalista e do mundo globalizado:
I. A primeira etapa do capitalismo estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi marcada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa Ocidental na época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos), em busca de novas rotas de comércio, sobretudo para as Índias.
II. A primeira fase do capitalismo pode ser chamada também de Capitalismo Liberal. Liberalismo esse que criticava fortemente o sistema absolutista que existia no período. Esse dito “liberalismo” econômico era contra a intervenção do Estado na economia, e favorável à livre ação de forças do mercado.
III. Umas das características mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista, no final do século XIX, foi a formação de grandes empresas industriais e comerciais, além do crescimento acelerado de bancos e outras empresas financeiras. É a ascensão do chamado “Capitalismo Financeiro”.
IV. A fase atual do capitalismo pode ser chamada de “Globalização”. Ela é consequência do avanço tecnológico, especialmente da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicações, que promoveu a aceleração de diversos fluxos: informações, capitais, mercadorias e pessoas.
V. No livro “Por uma outra globalização”, Milton Santos traz à cena as suas “duas globalizações”: o mundo tal como nos fazem crer – a globalização como fábula e o mundo como é – a globalização como perversidade.
Quais estão corretas?
Apenas III e V.
Apenas IV e V.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, IV e V.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia deverá, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), impactar negativamente a produção mundial de cereais na safra 2022/2023, visto que esses dois países estão entre os grandes produtores mundiais.
Certo
Errado
Desempenhando um papel relevante no cenário internacional, o Brasil integra blocos econômicos regionais, como o Mercosul e os Brics, além de recentemente ter sido admitido na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em razão de ser considerado um global trader.
Certo
Errado
O processo de globalização pode ser entendido como a intensificação das relações sociais, políticas, econômicas e culturais em escala mundial e das conexões entre as diferentes partes do globo, nas dimensões local, regional e global.
Certo
Errado
Com a abertura econômica, ainda que controlada pelo Estado, a China substituiu sua histórica estrutura política centralizadora e autoritária pela efetiva democracia nos moldes ocidentais.
Certo
Errado
As mudanças climáticas são, hoje, um problema em escala mundial, uma vez que correspondem às consequências do acelerado crescimento da produção industrial, principal responsável pelo nível de poluição que ameaça a sobrevivência do planeta. Sobre as possíveis causas das mudanças climáticas, analise as afirmativas a seguir.
I. O aumento da concentração dos chamados gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera provoca o aumento da temperatura média do planeta, o que leva às mudanças climáticas.
II. A emissão de clorofluorcarbonos (CFCs) provoca buracos na camada de ozônio, o que leva a mudanças na temperatura planetária, causando o degelo das calotas polares.
III. As ações antrópicas podem alterar o equilíbrio entre a energia que entra e a que sai da atmosfera, causando mudanças capazes de comprometer a estabilidade dos ecossistemas da Terra.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Os quatro Brasis

(Fonte: OLIVEIRA, Matheus. Tudo Geo. 2019. Adaptado)
Em 2001, os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira apresentaram uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, destacando a articulação do território brasileiro como uma economia periférica no capitalismo globalizado.
Sobre a Região Concentrada, analise as afirmativas a seguir.
I. Apresenta a maior densidade de fluxos, graças à infraestrutura que dá suporte às redes de informação e às de circulação de mercadorias, capitais e pessoas.
II. Concentra as sedes das grandes corporações financeiras, os maiores complexos industriais, a infraestrutura mais eficiente e as universidades com as maiores produções científicas do país.
III. É marcada por uma densa rede urbana polarizada pela cidade de São Paulo, que atua como centro de decisão que conecta a economia nacional aos centros financeiros mundiais.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Com a finalidade de criar uma rede continental regional de cooperação econômica, os países organizam-se em blocos econômicos. A estratégia geopolítica e geoeconômica visa aumentar a margem de autonomia dos mercados regionais. Um dos blocos mais relevantes é a ASEAN (Association of Southeast Asian Nations), englobando países com diferentes perfis de participação na economia mundial, desde a década de 1990.
Fonte: ASEAN.org.
Assinale a alternativa que contém o grupo de alguns Estados- Membro pertencentes a ASEAN.
China, Coreia do Sul, Malauí, Taiwan e Brunei.
Camboja, Mianmar, Bangladesh, Índia e Laos.
Laos, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia.
China, Turquia, Paquistão, Índia e Bangladesh.
Bratislava, China, Coreia do Norte, Vietnã e Mianmar.
Relacione os grupos armados de resistência que atuam na geopolítica do Oriente Médio a suas respectivas características.
-
1. Hezbollah
2. Hamas
3. Organização pela Libertação da Palestina
-
( ) Organização política e paramilitar fundamentalista islâmica predominantemente xiita.
( ) Movimento islamista predominantemente sunita, de resistência palestino, com braço político e armado.
( ) Organização política e paramilitar islâmica que reconhece o Estado de Israel e advoga o direito à autodeterminação dos palestinos.
-
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
3, 2 e 1.
2, 3 e 1.
1, 2 e 3.
3, 1 e 2.
1, 3 e 2.
O mundo está cada vez mais interligado, o que contribui de modo decisivo para a criação de uma ordem econômica multilateral. Assim, o termo “multilateralismo” aplica-se a um sistema internacional, no qual diversos Estados passam a se relacionar por princípios democráticos e a considerar os interesses de cada um na tomada de decisões.
(James O. Tamdjian e Ivan L. Mendes. Geografia, 2013. Adaptado.)
Considerando o excerto, o marco que deu início à atual ordem econômica multilateral foi
o término da Guerra Fria.
a criação da Organização das Nações Unidas.
o neocolonialismo no continente africano.
a adoção do ouro como lastro econômico.
o fim da Segunda Guerra Mundial.
Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre países. Analise as afirmativas abaixo em relação à globalização e aos avanços tecnológicos.
① Atualmente o mundo forma um sistema integrado no qual países, cidades, empresas e universidades, por exemplo, encontram-se interligados.
② São poucas as transformações no espaço geográfico, em decorrência da globalização da economia.
③ Na economia global, as atividades desenvolvidas pelos mais variados tipos de trabalhadores exigem cada vez menos criatividade e qualificação.
④ A grande circulação de informações, mercadorias e pessoas fez surgir uma sociedade em que determinados valores são globais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
São corretas as afirmativas ①, ② e ③
São corretas as afirmativas ① e ④.
São corretas as afirmativas ② e ④.
São corretas as afirmativas ①, ② e ④.
Observe o mapa a seguir:
Movimentos separatistas na Europa e no Cáucaso (2015)

(Disponível em: www.theguardian.com/world/2015/sep/25/catalonia-votes-democracyelection-independence-spain. Acesso em: 06/07/2022.)
Sobre alguns dos movimentos destacados, assinale a afirmativa correta.
O movimento separatista da Padânia alega sustentar economicamente as províncias italianas do norte do país.
A Chechênia, província separatista ucraniana, é estratégica para o escoamento da produção agropecuária daquele país.
O povo basco, um dos mais antigos da Europa, encontra-se hoje dividido entre a Espanha e Portugal e reivindica sua independência política.
A Bélgica encontra-se, atualmente, em uma situação de instabilidade política associada às propostas de separação entre as províncias de Flandres e Valônia.
Com relação à geografia do Japão, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Há poucas montanhas.
II – É banhado a leste pelo Oceano Atlântico.
III – É considerado vulnerável a vulcões, abalos sísmicos e tsunamis.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Nenhum dos itens é verdadeiro.
Do meio natural ao meio técnico-científi coinformacional,
-
“A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada fração da superfície da terra, o caminho que vai de uma situação a outra se dá de maneira particular; e a parte do “natural” e do “artificial” também varia, assim como mudam as modalidades do seu arranjo”.
-
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.
-
A contribuição teórica de Milton Santos à compreensão das transformações espaciais e as novas relações entre sociedade e natureza se fazem ancoradas no debate do uso das diferentes técnicas produzidas e disponíveis em cada contexto histórico.
-
Considerando os diferentes momentos históricos e a produção de diferentes espacialidades geográficas, é CORRETO afirmar:
Quando tudo era meio natural, as técnicas e trabalho tinham forte articulação, fato que muito pouco preservava e valorizava os conteúdos sociais e ambientais.
No contexto do período do meio técnico, assiste-se à emergência do espaço mecanizado, onde artefatos técnicos são variáveis, tanto do ponto de vista quantitativo, como qualitativo, fato que homogeneíza os distintos recortes regionais, em todo o mundo.
O meio técnico-científico-informacional se constitui como a égide dos mercados, após a Segunda Guerra Mundial. Tal condição determina novas condições de fixos e fluxos, bem como de interações espaciais, colocando os países periféricos do sistema capitalista na vanguarda desse processo.
A transição do meio natural para o meio técnico, especialmente a partir dos territórios nacionais que inauguraram novas formas e modelos de produção, foi marcada pelo melhoramento de uma nova e melhor qualidade de vida, dantes desconhecida.
A interconexão dos fluxos mundiais de informação e conhecimento, voltados para o desenvolvimento tecnológico, produzindo, assim, um novo meio geográfi o adaptado às exigências da economia globalizada, é marca sobressalente do meio técnico-científico-informacional.
O gráfico abaixo mostra a evolução da carga tributária nos EUA e evidencia um aspecto relevante das transformações no papel do Estado e dos agentes econômicos nas últimas quatro décadas, que veio a se tornar uma tendência mundialmente importante.

CHOMSKY, Noam. Réquiem para o sonho americano: os dez princípios de concentração de riqueza e poder.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. p. 70.
Sobre essas transformações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em contrapartida ao desmonte do Estado de bem-estar social, as reformas neoliberais resultaram na redução generalizada da carga tributária sobre a sociedade estadunidense.
II. Os tributos incidentes sobre dividendos eram substancialmente maiores antes das reformas neoliberais implementadas por Ronald Reagan e seus sucessores.
III. As grandes empresas vêm diminuindo sua carga de impostos a partir da década de 1980 por meio de isenção fiscal e perdão de dívidas tributárias concedidas pelo novo establishment neoliberal.
IV. O foco que o empresariado estadunidense tinha sobre o poder de consumo dos trabalhadores nacionais vem se deslocando para o consumo dos super-ricos internacionais por meio da financeirização e internacionalização da produção.
V. Tendência marcante da globalização neoliberal, a redução de impostos sobre os mais ricos resulta no aumento relativo da carga tributária sobre os mais pobres, ampliando a desigualdade social.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Globalização é, fundamentalmente, a integração mais estreita dos países que resultou da enorme redução dos custos de transportes e de comunicação e da destruição das barreiras artificiais à circulação de mercadorias, serviços, capitais, conhecimentos e, em menor escala, pessoas.
CAMPOS, L., CANAVEZES, S. Introdução à Globalização. Instituto Bento Jesus Caraça. CGTP. 2007.
Sobre o processo de globalização, assinale a afirmativa correta.
Estimula a competitividade entre as empresas, o que aumenta as migrações internacionais de mão de obra sem qualificação técnica.
Restringe o desenvolvimento tecnológico, o que provoca o deslocamento das fábricas e o agravamento dos problemas ambientais.
Trata-se de um processo à escala regional, ou seja, transversal ao conjunto de países que estabeleceram normas para constituir blocos econômicos.
Caracteriza-se pela desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre as instituições tendem a desvincular-se das contingências do espaço.
Amplia a crescente autonomia dos Estados, das organizações e dos indivíduos, tanto na esfera das relações econômicas quanto no nível da interação social e política.
Sobre o capitalismo, suas fases e sua evolução, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Capitalismo Comercial.
2. Capitalismo Industrial.
3. Capitalismo Financeiro.
4. Capitalismo Informacional.
Coluna 2
( ) Nesse período, consolida-se uma doutrina econômica conhecida como liberalismo. Essa nova visão foi sintetizada pelos representantes da economia política clássica, especialmente o economista britânico Adam Smith.
( ) Período em que houveram novas tecnologias e fontes de energia sendo introduzidas no processo produtivo e na criação dos primeiros laboratórios de pesquisa das atuais grandes corporações industriais. Também foi o período em que os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção.
( ) Período em que as trocas comerciais proporcionaram grande acúmulo de capitais. A economia funcionava seguindo a doutrina mercantilista, que defendia a intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder dos Estados.
( ) Nessa etapa, os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro. As novas tecnologias empregadas no processo produtivo, caso da robótica, permitiram um grande aumento da produtividade industrial e da diversificação dos produtos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4 – 1 – 2 – 3.
1 – 4 – 3 – 2.
2 – 3 – 4 – 1.
3 – 4 – 2 – 1.
2 – 3 – 1 – 4.