A colonização dos Estados Unidos iniciou a partir do século XVII, quando colonos provenientes da Inglaterra se estabeleceram na América do Norte. A colonização efetiva começou em Jamestown, na Virgínia, em 1607. Nos anos seguintes outras colônias foram criadas na região, dando origem às 13 colônias. O processo de colonização inglês nunca foi homogêneo, pois atingiu diferentes formas com o decorrer dos anos.
Sobre o processo colonizador inglês no Novo Mundo, afirma-se que
o governo inglês concedia cartas régias aos colonos interessados em migrar e explorar o Novo Mundo, as quais os autorizavam a tomar posse das terras indígenas. Por isso eles migraram para o oeste, estabelecendo suas terras além dos Montes Apalaches, onde encontraram abrigo.
as colônias da Pensilvânia, Carolina do Sul e Maryland foram ocupadas por colonos puritanos que viajaram a bordo do navio Mayflower e que estabeleceram entre si um acordo de autogovernabilidade, conhecido como Pacto do Mayflower.
os colonos pobres, os artesãos, os agricultores e os aventureiros em busca de enriquecimento rápido ocuparam as colônias do Sul. As colônias do Norte, conhecidas como Nova Inglaterra, foram abrigo de puritanos pobres fugidos das perseguições religiosas na Inglaterra.
a colonização inglesa foi uma colonização de povoamento, em detrimento da colonização de exploração. O rei inglês concedia certas extensões de terras a colonos pobres, concedendo-lhes amplos poderes de autogoverno.