Imagem de fundo

“O antissemitismo europeu é um corolário da cristandade...

“O antissemitismo europeu é um corolário da cristandade. Desde os primórdios da consolidação no Império Romano, os líderes cristãos fizeram pregação contra os judeus, utilizando acusações explícitas, emocionais e categóricas. As necessidades teológicas e psicológicas que impeliram os cristãos a se diferenciarem das bases da religião com a qual haviam rompido renasceram a cada geração, porque, ao rejeitarem a revelação de Jesus, os judeus, involuntariamente, desafiavam a certeza cristã nessa mesma revelação. Os judeus eram desobedientes religiosos em um mundo onde a religião e a ordem moral funcionavam contíguas e onde um desvio era considerado grave transgressão [...]. Os cristãos concebiam sua religião como substituta do judaísmo. Por esse motivo, os judeus, enquanto judeus, deveriam desaparecer da face da terra.”


(GOLDHAGEN, Daniel Jonah. Os Carrascos Voluntários de Hitler. O povo alemão e o Holocausto. São Paulo, Cia. das Letras, 1997. p. 60.)


São características da evolução do antissemitismo eliminacionista na Alemanha moderna, EXCETO:


A

A lógica psicológica desse antagonismo reforçada pelo fato de que os judeus deveriam se tornar cristãos; porém, eles recusaram tal ideia.


B

Os judeus eram, por definição, seus inimigos; e, ainda, uma influência maligna. A definição de ser cristão dependia inteiramente de uma hostilidade visceral em relação aos judeus.


C

Os judeus se tornaram, simbolicamente, assassinos de Cristo; foram vistos como coniventes e, por isso, se lhes fossem concedida uma nova chance, eram capazes de repetir o crime.


D

Centenas de milhares de alemães contribuíram para o genocídio e o seu maior processo de subjugação, constituídos pelo sistema de campo de concentração, onde milhares de judeus foram exterminados.