

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No que concerne às práticas socioculturais da antiguidade clássica e as transformações na abordagem do "mundo antigo” no ensino de História, considere as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta.
|- Os livros didáticos e o ensino de História têm sido afetados positivamente pela profissionalização crescente do estudo da Antiguidade no Brasil. A visão eurocêntrica estereotipada já não é a única encontrada. "O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas aldeias, mostrando-se que ali conviviam povos e culturas variadas, tais como egípcios, núbios, hicsos, hebreus, gregos e romanos" (FUNARI, 2007). Tal mudança é influenciada pela abordagem de uma Antiguidade como uma “construção” historiográfica.
lI- O ingresso de vários deuses estrangeiros no panteão das divindades do Império Romano ocorria principalmente através da interpretatio, princípio segundo o qual duas ou mais divindades com atributos iguais ou semelhantes podiam ser unidas numa só e adoradas conjuntamente. Constituía-se, portanto, num importante instrumento de unidade de Roma com as províncias quando da formação do Império. Com isso, novos elementos foram se justapondo gradativamente e contribuindo para a "religião oficial" do Estado romano.
III- A utilização de documentos como moedas, inscrições, estátuas e tumbas funerárias tem sido essencial para compreender a participação feminina na esfera política, endossando a ideia do confinamento das mulheres ao lar, dedicadas a fiar a lã e administrar a casa, distante, pois, da vida pública, do fórum e das decisões políticas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
As afirmativas I e Ill estão corretas.
As afirmativas l e II estão corretas.
As afirmativas Il e Ill estão corretas.