

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A respeito do tráfico atlântico de escravizados e da formação de sociedades escravistas no Brasil e nas Américas, assinale a alternativa correta.
O tráfico atlântico de escravos africanos foi um negócio operado exclusivamente por europeus.
A conquista e a colonização das ilhas atlânticas, como a Madeira e Cabo Verde, anteciparam o modelo fundado sobre o trinômio grande propriedade, monocultura e escravidão, prevalecente em boa parte das Américas na época moderna.
Por causa da demanda açucareira, Moçambique consolidou-se como principal fornecedor de mão de obra escravizada para o Brasil já no século 17.
Estigmas e distinções sociais oriundas do catolicismo ibérico, baseadas em categorias como “limpeza de sangue” e “guerra justa”, não tiveram qualquer influência sobre a legitimidade do tráfico e da escravidão modernos.
As reformas pombalinas e bourbônicas aboliram o tráfico atlântico de escravizados para as Américas.