Imagem de fundo

[Os nazistas] acreditavam que o movimento das mulheres (o feminismo) fazia parte de uma...

[Os nazistas] acreditavam que o movimento das mulheres (o feminismo) fazia parte de uma conspiração judaica internacional para subverter a família alemã e, assim, destruir a raça alemã. O movimento encorajava as mulheres a afirmarem sua independência econômica e a negligenciar sua tarefa de produzir filhos. Difundia as doutrinas femininas de pacifismo, democracia e “materialismo”. Ao incentivar a contracepção e o aborto para diminuir o índice de natalidade, atacava a própria existência do povo alemão.


GUPTA, Charu. Politics of Gender: Woman in Nazi Germany. Economic and Political Weekly, v. 26, n. 17, abr. 1991. Apud STANLEY, Jason. Como funciona o fascismo. A política do “nós” e “eles”. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 55.


Com base no texto, assinale a alternativa que melhor descreve a visão dos nazistas em relação ao feminismo.

A

Os nazistas acreditavam que o movimento das mulheres era uma expressão de independência econômica e uma valorização de suas tarefas na produção de filhos.

B

Na perspectiva nazista, o movimento das mulheres era visto como uma conspiração judaica para fortalecer a família alemã e promover a prosperidade da raça alemã.

C

O papel da mulher na sociedade alemã era bem explicado pela ideologia nazista: à mulher cabia a reprodução da raça ariana, para a sua preservação e perpetuação.

D

Segundo a doutrina nazista, as mulheres deveriam ser encorajadas a adotar ideias de independência econômica e a negligenciar suas responsabilidades na produção de filhos.

E

Os nazistas viam o movimento feminino como uma influência positiva, promovendo valores de pacifismo, democracia e materialismo para fortalecer a sociedade alemã.