Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a...
Imagem de fundo

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a...

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram-se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:


A

É certo afirmar que os amoritas utilizavam arco e flechas, e fundaram o primeiro Império Mesopotâmico, dominando os sumérios.


B

É correta a informação de que os Acádios, criadores do “Código de hamurábi (babilônicos), ampliaram poderes econômicos e políticos na região.


C

Sabe-se que o centro político, religioso e econômico das cidades sumerianas eram os templos e o chefe absoluto desses templos chamava-se patesi.


D

Afirma-se que os assírios tiveram como principal rei Nabucodonosor, famoso pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel.