Imagem de fundo

TEXTO IO ritual teve lugar, segundo rezava o costume, na...

TEXTO I


O ritual teve lugar, segundo rezava o costume, na catedral de Reims (...). А cerimônia incluía um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos, perguntava-se também à congregação se aceitava ou não Luís como rei. Seguiam-se a benção dos emblemas reais, entre quais a chamada 'espada de Carlos Magno', esporas e o anel (...). A seguir veio o momento da sagração. O corpo do rei foi ungido com o crisma (...). O bispo pôs o cetro na mão direita do rei, na esquerda, pôs a 'mão da justiça' e na cabeça a 'coroa de Carlos Magno’.


BURKE, Peter. A Fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994.


TEXTO II


Imagem associada para resolução da questão


Charge de autor desconhecido. Publicada em: BURKE, Peter. A Fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994.


Os documentos apresentados revelam, respectivamente,


A

o processo ritualístico de constituição da humanidade do rei – destaca o vínculo do monarca com as camadas populares.


B

o princípio da origem da autoridade do coroamento do soberano – construção da representação da autoridade real a partir da indumentária.


C

o terreno do poder monarca – estabelece comparação entre o monarca e os demais membros da corte real francesa.


D

o esgotamento do discurso religioso na constituição do poder do rei – o fortalecimento da imagem do monarca por meio da moda.