

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O século XX foi marcado por profundas crises que afetaram, substancialmente, a vida no nosso planeta. Logo na primeira metade, o Ocidente vivenciou duas guerras mundiais que provocaram a morte de milhões de pessoas e afetaram profundamente a natureza. A segunda guerra mundial promoveu um dos maiores exemplos de atrocidades étnicas vividas pelos homens. Além desses dois acontecimentos, o século XX não cessou de sofrer grandes tragédias sociais que atingiram a todos. Com vistas a promover medidas que visassem proteger o ser humano, foi promulgada, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos/ Carta da ONU. Nesse momento, foi definida uma política de internacionalização dos direitos humanos. A partir dessa data, outros direitos foram instituídos e, até o final do século XX, o Ocidente já tinha estabelecido muitas medidas que asseguravam os direitos de todos. Em relação a esses direitos, assinale a alternativa correta.
Direitos políticos, civis e cívicos; direitos sociais, econômicos e culturais; direitos coletivos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direito à cidade; direito ao desenvolvimento dos povos; direitos republicanos, que garantem aos cidadãos o acesso aos patrimônios públicos – histórico, ambiental e econômico.
Direito do homem; direito à liberdade; direito à proteção ambiental; direito à infância; direito ao desenvolvimento dos povos; direitos republicanos, que garantem aos cidadãos o acesso aos patrimônios públicos – histórico, ambiental e econômico.
Direitos políticos, civis e cívicos; direitos sociais, econômicos e culturais; direito ao desenvolvimento dos povos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direito à cidade.
Direitos coletivos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direitos sociais, econômicos e culturais; direitos coletivos.
Direitos republicanos, que garantem aos cidadãos o acesso aos patrimônios públicos – histórico, ambiental e econômico; direitos políticos, civis e cívicos; direitos sociais, econômicos e culturais; direitos coletivos.
“Os 45 anos que vão dos lançamentos das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na história do mundo. (...) Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada “Guerra Fria”. (Hobsbawn, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo Companhia das Letras. p 223)
Sobre a Guerra Fria avalie as assertivas e marque a CORRETA.
Em 1949, formou-se uma aliança militar com as forças da Europa Ocidental, sob a liderança dos Estados Unidos da América, que ficou conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte, extinta nos anos 90 com o fim da URSS.
Iniciada por volta de 1946, a Guerra Fria ficou caracterizada pelos confrontos diretos entre Estados Unidos da América e a União Soviética, sendo exemplo desses conflitos a Guerra do Vietnã e a Guerra da Coreia.
A partir da segunda metade dos anos 90 o recrudescimento das medidas socialistas como a Glasnost e a Perestroika determinaram o fim da União Soviética, dissolvida em diversos países independentes.
A Guerra Fria também se manifestou na rivalidade técnico-científica entre Estados Unidos da América e União Soviética, cuja expressão típica foi a corrida espacial. O primeiro homem no espaço foi uma vitória soviética.
![]()
De acordo com a frase acima podemos afirmar que o império romano era:
Leia este trecho:
"Tudo o que vocês são, o são através de mim; tudo o que eu sou, sou somente através de vocês". (Discurso de Adolf Hitler à SA, Berlim, 1938. Apud ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 375.)
A frase de Hitler, conforme o estudo de Hannah Arendt sobre as Origens do Totalitarismo, é corretamente associada
ao culto ao líder totalitário, que acumulava autoridade por meio do seu potencial carismático que desvinculava sua imagem dos seus ideais doutrinários, alcançando a adesão da maioria da população do seu país.
à instituição do unipartidarismo, que figurou como instrumento de controle político e ideológico, facultando a eliminação de discursos dissonantes que contrariassem as diretrizes do partido hegemônico.
ao estabelecimento do corporativismo doutrinário de caráter societal, no qual as instituições são vertidas em esteios da ordem social geral, criando a ideia de uma sociedade como corpo funcionalmente integrado.
à hierarquização da sociedade, que afirmava uma escala de comando na qual o poder do comandante depende de todo o sistema hierárquico dentro do qual atua, estabelecendo a importância utilitária do dirigente.
ao processo de isolamento dos indivíduos, que possibilitou a exigência da lealdade total, irrestrita, incondicional e inalterável por meio da supressão do distanciamento entre governantes e governados.

Para os egípcios o Faraó tinha poder incontestável. Era responsável pela agricultura, pela justiça e pela administração do Império. O Egito antigo tinha, portanto, um governo de caráter:

A afirmativa confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, que caracterizam a II Guerra como a continuidade da I, apontada nos trechos anteriores, identifica‐se:
Em abril de 2016, a China anunciou programa de exploração de nova rota marítima, na região do Ártico, como forma de expandir suas linhas comerciais no hemisfério norte.
Certo
Errado

Os trechos I e II abordam, especificamente, duas pr¨¢ticas pol¨ªticas que fizeram parte do contexto da Rep¨²blica Olig¨¢rquica no Brasil. Trata©\se, respectivamente: