Questões de Concurso sobre Mato Grosso - MT

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
190 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O movimento denominado pela historiografia mato-grossense como a “Rusga”, ocorrido em 1834, envolveu distintos grupos políticos da então província de Mato Grosso em um conflito violento, que pode ser associado


A

a uma disputa restrita a grupos oligárquicos rurais tradicionais, que não contou com a participação de setores populares e militares.


B

às tensões entre grupos que defendiam maior autonomia provincial e setores favoráveis às medidas tomadas pela Regência.


C

às campanhas abolicionistas, lideradas por escravos libertos e pequenos proprietários rurais de regiões distantes da Vila de Cuiabá.


D

aos embates entre mineiros favoráveis ao modelo republicano e fazendeiros, defensores da manutenção da Constituição.


E

ao confronto entre as oligarquias do sul e do norte da Província, que já naquele momento pleiteavam o seu desmembramento.

A Capitania de Mato Grosso é uma das mais importantes de todo o Brasil, tanto pela sua extensão e pelas sabidas, mas ainda intactas riquezas, que guardam os seus vastíssimos sertões, como por ser fronteira ao vasto, populoso e rico Peru.


Adaptado de: Reflexões sobre o estado atual da capitania de Mato Grosso, combinando com os domínios espanhóis que lhe são confinantes, em: Serra, Ricardo, Reflexões sobre a Capitania de Mato Grosso, Cuiabá: IHGMT, 2002, p. 12.


A respeito do contexto da criação da Capitania de Mato Grosso e da delimitação de suas fronteiras, assinale a afirmativa correta.


A

A fronteira sul com a cidade de Assunção, que estava sob domínio espanhol, desempenhava um papel crucial na proteção do interior do território brasileiro.


B

A fronteira oriente com a capitania de Goiás, então no auge da sua produção de cana de açúcar, atuava como ponto de contato para trocas comerciais entre as duas regiões.


C

A fronteira leste com a capitania de São Paulo, representou o cumprimento do estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas, que concedeu a posse da região centro oeste aos portugueses.


D

A fronteira norte com a capitania de Rondônia revelava-se estratégica para a exploração e tráfico da borracha e permitia uma conexão vital com os mercadores europeus.

Foi durante as últimas décadas do século XIX que o desenvolvimento de Mato Grosso ganhou um grande impulso. Um acontecimento histórico, ocorrido em meados desse século, foi um grande divisor de águas para a história do estado, trata-se da:


A

descoberta do ouro


B

Guerra do Paraguai


C

Independência do Brasil


D

Proclamação da República

No Brasil, a preocupação com os “vazios demográficos”, isto é, com grandes áreas, em geral de fronteira, com baixo índice demográfico e pouco integradas às demais regiões do país, esteve presente em diferentes governos durante o século XX. Segundo a pesquisadora Rosana Ravache, o projeto nacional de ocupação do centro-oeste durante o governo do General Ernesto Geisel baseava-se na


falta de terras no sul do Brasil, cuja estrutura fundiária estava esgotada e esse era o principal impasse para solucionar os problemas da reforma agrária; na necessidade de ocupar as áreas de fronteira, a título de proteção territorial; e na urgência de povoar aquelas grandes áreas do país, cujos índices demográficos eram muito baixos. [...]. Os militares visavam “vender” a baixo custo áreas mato-grossenses consideradas anecúmenas [desocupadas], principalmente para os agricultores dos estados do sul do Brasil. [...] Quando a ditadura militar usou o slogan “terra sem homens para homens sem terra”, cometeu duas veleidades. Uma foi ignorar a população autóctone porque, apesar da baixa densidade demográfica, ali vivia um número expressivo de índios e caboclos que foram deslocados ou mortos para dar lugar aos colonos ou empresas colonizadoras que “lotearam” boa parte da região amazônica. A outra foi imaginar que a questão da reforma agrária no Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina se resolveria, simplesmente deslocando aquelas pessoas para o meio da selva, em condições precárias de sobrevivência, esperando que elas transformassem e urbanizassem, sem qualquer apoio, as áreas para as quais foram destinadas.


RAVACHE, R. L. Lucas do Rio Verde: um caso de sucesso no planejamento urbano. In: MAGAGNIN; CONSTANTINO; BENINI. Cidade e o planejamento da paisagem. Tupã: Anap, 2019, p. 95-97. Adaptado.


Segundo a pesquisadora, as políticas de Estado de ocupação de Mato Grosso


A

representaram uma iniciativa de ordenação fundiária realizada a despeito das populações locais que já habitavam as áreas a serem colonizadas, associada à instalação de colonos em áreas de urbanização nula ou precária.


B

reproduziram uma política democrática e participativa de distribuição de terra, na medida em que as iniciativas de loteamento priorizaram a economia familiar, interditando a participação de empresas privadas nesse processo.


C

exprimiram uma preocupação legítima de ocupação da área chamada de “Amazônia legal”, que priorizou um projeto estatal de planejamento e manejo sustentável da mata em detrimento do desmatamento e da urbanização da região.


D

transformaram a paisagem do Centro-Oeste brasileiro, pois essas áreas, antes mesmo de receberem novos colonos, foram objeto de políticas públicas de planejamento, saneamento e urbanização, financiadas e viabilizadas pelo poder público.


E

tornaram desnecessárias novas políticas de reforma agrária, em especial na região Sul, na medida em que o deslocamento de colonos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para Mato Grosso deram fim às disputas fundiárias no país.

Sobre o processo de colonização de Mato Grosso, o fator que impulsionou o povoamento pioneiro, foi:


A

A extração da borracha no vale Araguaia.


B

A mineração de ouro.


C

A pecuária leiteira na região do Rio Cuiabá.


D

A exploração do Pau Brasil no Cerrado.

No ano de 2020, um forte impacto ambiental atingiu o Pantanal de Mato Grosso, deixando um rastro de destruição da fauna e flora. Assinale a alternativa que apresenta esse impacto.


A

Desmatamento


B

Rompimento de barragens de hidroelétricas


C

Tempestades de areia


D

Incêndios Florestais

Qual era a capital da província de Mato Grosso criada em 1748?


A

Diamantino


B

Vila Bela da Santíssima Trindade


C

Barra do Garças


D

Alta Floresta

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o processo de ocupação portuguesa na região mato-grossense durante o período colonial.


A

O processo de ocupação portuguesa na região foi incialmente conduzido pelos bandeirantes paulistas, que, ao pretender capturar indígenas, acabaram por descobrir ouro e estabelecer vilas para sua exploração.


B

O processo de ocupação portuguesa na região remonta ao Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu sua posse, e foi facilitado pela integração terrestre e fluvial desenvolvida no período tardo colonial.


C

A ocupação portuguesa na região se deu através da formação de vilas, no entanto, a falta de construção de fortalezas facilitou as investidas de outras nações europeias no território durante todo o período colonial.


D

A ocupação portuguesa na região, desrespeitando o tratado de Santo Ildefonso, foi marcada pela chegada de colonos, que visavam consolidar o controle sobre o território.

Nas décadas de 1950 e 1960, em vistas de ocupar o território mato-grossense, cerca de 10 mil hectares foram doados para:


A

cooperativas de diversas finalidades


B

empresários da região Sul e Sudeste


C

ordens religiosas de diferentes matrizes


D

políticos da região Norte e Centro-Oeste

O estado de Mato Grosso possui grande produção de grãos e números impressionantes de criação de animais. A esse respeito, marque a afirmativa correta.


A

Maior produtor de látex e maior rebanho bovino da região Centro-oeste.


B

Maior produtor de grãos e maior rebanho bovino da região Centro-oeste.


C

Maior produtor de leite e maior produção de arroz da região Centro-oeste.


D

Maior produção de trigo e maior rebanho equino da região Centro-oeste.

O estado de Mato Grosso se localiza em qual macrorregião brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?


A

Norte


B

Sul


C

Sudeste


D

Centro-oeste

Sobre os aspectos históricos, geográficos e culturais do município de Canarana, assinale a alternativa CORRETA.


A

Embora esteja localizado nas proximidades do Parque Indígena do Xingu, o município não possui áreas indígenas dentro dos seus limites territoriais.


B

Seu território está totalmente dentro da bacia hidrográfica do rio Xingu, que por sua vez pertence às bacias do Amazonas e do Paraguai.


C

Em termos históricos, o povoamento da região de Canarana está ligado à Marcha para Oeste, que a partir da década de 1970, pretendia, entre outros objetivos, expandir a fronteira agropecuária com migrantes da região Sul.


D

Canarana surgiu em função dos problemas fundiários do sul do país, mas especificamente da cidade de Tenente Portela (RS), de onde, em 1972, chegaram as primeiras famílias à localidade denominada de “Vila Sucuri”.

Sobre a origem e formação do município de Apiacás, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Foi um distrito de Alta Floresta.

( ) Foi elevado à categoria de município em 1988.

( ) A colonização do município se deu por meio da Colonizadora Feliz.


Assinale a sequência correta.


A

V, V, F


B

V, F, V


C

F, V, F


D

F, F, V

O Estado de Mato Grosso apresenta três dos seis biomas brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assinale a alternativa que os apresenta corretamente.


A

Amazônia, Caatinga e Pantanal


B

Cerrado, Caatinga e Pampas


C

Amazônia, Cerrado e Pantanal


D

Mata Atlântica, Cerrado e Pampas

No norte do Estado, localiza-se a única reserva extrativista de Mato Grosso, nomeada como


A

RESEX Guariba-Roosevelt.


B

APA Chapada dos Guimaraes.


C

RPPN – SESC Porto Cercado.


D

PNCG – Chapada dos Guimarães.

Afonso d’Escragnolle Taunay escreveu, entre os anos de 1924 e 1950, uma longuíssima obra sobre as chamadas “Bandeiras Paulistas”. Em seu último de 11 tomos, Taunay dedicou-se às “monções cuiabanas do século XVIII”. Nele, se lê:


Como consequência imediata da descoberta do ouro cuiabano, operou-se a transformação da principal rota sertanista, já quase sesqui-secular da penetração ocidental, para a devassa das terras e a preá do índio, em via comercial e militar. [...] E, com efeito: em parte alguma do globo as condições geográficas, demográficas, comerciais, coexistiram e associaram-se tão típicas, tão originais, quanto as que caracterizaram essa via anfíbia de milhares de quilômetros de imensos percursos fluviais e pequenas jornadas terrestres: a estrada das monções entre os pontos terminais de Araraitaguaba e Cuyabá, separados por três mil e quinhentos quilômetros da mais áspera navegação com a mínima solução de continuidade constituída por alguns quilômetros do varadouro de Camapuan. [...Avançava-se] em desrespeito ao ajuste interibérico de 1494 definitivamente perempto em 1750 graças ao influxo das bandeiras sobre a resistência pequena [...] castelhana [...] ao Sul e no Centro do Brasil atual e quase nula e, por assim dizer, inexistente na Amazônia.


TAUNAY, A. de E.: História Geral das Bandeiras Paulistas. Tomo undécimo e último. São Paulo: Edição do Museu Paulista, 1950. p. 11. Adaptado.


O texto acima refere-se à(ao)


A

iniciativa paulista de avançar no território colonial luso desde a capitania de São Vicente, em direção oeste, buscando novos locais para estabelecimento de roças para o cultivo de café, culminando com a formação de pequenas vilas com vocação para rentáveis entrepostos comerciais.


B

estabelecimento da colonização portuguesa nas costas da América do Sul, à extração de pau-brasil, à guerra contra as invasões francesas e ao estabelecimento da capital do Brasil em Salvador, na Bahia.


C

economia agroexportadora da monocultura de cana-de-açúcar, à ocupação de grandes áreas de latifúndio ao plantio, ao estabelecimento dos engenhos de açúcar na região Nordeste do Brasil e à utilização da mão de obra negra escravizada.


D

descoberta do ouro em Minas Gerais, ao grande afluxo migratório decorrente dessa descoberta rumo aos sertões do Brasil, estabelecendo-se em Vila Rica de Ouro Preto e Mariana, formando uma população miscigenada, liberta e assalariada.


E

relação entre o influxo das bandeiras, à interiorização da colonização portuguesa, ao avanço luso sobre os limites espanhóis estabelecidos no Tratado de Tordesilhas de 1494 e à assinatura do tratado de Madrid, em 1750.

O processo de ocupação de Mato Grosso, ocorrido a partir do século XVI, foi motivado:


A

pelas grandes riquezas minerais da região, especialmente o ouro, que atraíram desbravadores e bandeirantes.


B

pelas importantes áreas agrícolas que tornariam a região uma “nova fronteira agrícola” do Brasil.


C

pelos biomas relevantes em biodiversidade da região, especificamente na fauna e flora, que atraíram inúmeros viajantes em busca de novas descobertas científicas.


D

pelos excelentes rios de planaltos navegáveis da região, que facilitaram a travessia entre os aventureiros das capitanias de São Paulo e Mato Grosso.


E

pela população nativa da região, especificamente de indígenas, disciplinados, obedientes e adaptados ao trabalho nas lavouras canavieiras do Sudeste.

Leia o trecho e responda o que se pede:


"Em 11 de outubro de 1977 é assinado o documento decretando a emancipação político-administrativa do então Estado de Mato Grosso".


Disponível em https://aguasdebonito.com.br/blog/noticias/divisao-dos-estados-de-ms-e-mt-40-anos-de-independencia/. Acesso em 30/08/2022.


Essa emancipação ocorreu na gestão de qual Presidente do Brasil à época?


A

Juscelino Kubitschek.


B

Emílio Garrastazu Médici.


C

Ernesto Geisel.


D

Castelo Branco.


E

João Goulart.

A historiografia e a arqueologia identificaram mais de vinte quilombos localizados entre as repartições de Mato Grosso, Cuiabá e Mojos (América espanhola) nos séculos XVIII e XIX, entre os quais destacava-se o do Quariterê, também conhecido como “Quilombo Grande” (1770).


A respeito do Quilombo do Quariterê, assinale a afirmativa que descreve corretamente sua organização.


A

Os quilombolas desenvolviam diversas atividades produtivas, manufatura de cestaria, tecidos, além do cultivo de milho, feijão, favas, mandioca, fumo e algodão.


B

Os quilombolas escolheram se enraizar na atual fronteira entre Bolívia e Mato Grosso, isolados do convívio social ameríndio e luso-brasileiro, como medida de segurança em relação às perseguições escravistas.


C

Os quilombolas eram hierarquizados com base em critérios étnicos, conservando as rivalidades e relações de dominação que existiam entre as nações africanas, sobretudo entre os “negros da Guiné” e os “negros de Benguela”.


D

Os quilombolas haviam sido atraídos para o Quariterê pela sua fama de invencibilidade, chegando fugidos das capitanias do Grão-Pará e Maranhão, de São Paulo e do Rio de Janeiro.


E

Os quilombolas replicavam na América suas estruturas políticas africanas, por isso reconheceram como liderança a representante de uma linhagem real de Benguela, a rainha Tereza.

A respeito da reconfiguração do espaço mato-grossense durante a Era Vargas (1930-1945), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A expansão da fronteira agrícola pelo programa Marcha para o Oeste implementava uma política de colonização centralizada e nacionalista, com a proposta de ocupar os espaços vazios do interior do país e integrá-los ao restante da nação.

( ) A criação dos Territórios Federais de Ponta Porã e do Guaporé visava estimular a ocupação de áreas com reduzida densidade demográfica na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, por motivos de segurança regional.

( ) A reformulação urbanística de Cuiabá objetivava modernizar a capital mediante a abertura da Avenida Getúlio Vargas, da construção da Casa dos Governadores, do Hotel Central, do Cine Teatro Cuiabá e de outros prédios da administração estadual.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – F.


B

V – V – V.


C

F – V – V.


D

V – F – V.


E

F – V – F.

   
Gerar simulado