Questões de Concurso sobre Questões no Oriente Médio do pós guerra

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
83 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Dentre as consequências mais visíveis dos conflitos mais recentes do Oriente Médio se destaca(m):


A

Os ataques terroristas no Irã.


B

O fluxo migratório para a Europa.


C

A transferência de embaixadas em Israel.


D

O aumento do preço do petróleo.


E

Os conflitos sociais no Egito.

Em relação à guerra na Síria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para a falsas.


( ) Antes do início do conflito, muitos sírios se queixavam de um alto nível de desemprego, corrupção em larga escala, falta de liberdade política e repressão pelo governo Bashar al-Assad, que havia sucedido o seu pai, Hafez, em 2000.

( ) Adolescentes que haviam pintado mensagens revolucionárias no muro de uma escola na cidade de Deraa, no sul do país, foram presos e torturados pelas forças de segurança, provocando protestos por mais liberdade, inspirados na Primavera Árabe.

( ) O Irã, de maioria xiita, é o aliado mais próximo de Bashar al-Assad. A Síria é o principal ponto de trânsito de armamentos que o Teerã enviou para o movimento Hezbollah no Líbano – a milícia também enviou milhares de combatentes para apoiar as forças sírias.

( ) O apoio militar, financeiro e político dos EUA para o governo tem contribuído diretamente para a continuidade e a intensificação dos enfrentamentos, transformando a Síria em campo para uma guerra indireta.


A sequência esta correta em


A

F, V, F, V.


B

F, F, V, V.


C

V, V, V, F.


D

F, V, V, F.

A Revolução Islâmica abriu uma nova era geopolítica no Oriente Médio. A Revolução Islâmica de 1979 não provocou:


A

A derrubada de um sistema monárquico que datava de 2500 anos.


B

O estabelecimento de um governo islâmico baseado no Alcorão.


C

Aniquilação da Savak.


D

Estreitamento das relações diplomáticas com EUA.

"Numa visita à Beirute durante a terrível guerra civil de 1975-6, um jornalista francês escreveu com pesar sobre a área deserta no centro da cidade que 'ela outrora parecia pertencer [...] ao Oriente de Chateaubriand e Nerval'. Ele tinha razão sobre o lugar, é claro, e especialmente no que dizia respeito a um europeu. O Oriente (...) fora desde a Antiguidade um lugar de episódios romanescos, lembranças e paisagens encantadas, experiências extraordinárias. Agora estava desaparecendo; num certo sentido, já desaparecera, seu tempo havia passado. (...). O Oriente não é apenas adjacente à Europa; é também o lugar das maiores, mais ricas e mais antigas colônias europeias, a fonte de suas civilizações e línguas (...)."

Fonte: SAID, Edward. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.27.


A partir das ideias de Edward Said, assinale a alternativa incorreta sobre o Oriente e o Orientalismo:


A

O Orientalismo é um campo de estudo acadêmico e o orientalista do século XIX poderia ser um erudito - por exemplo, um sinólogo, um islamista -, um entusiasta talentoso ou ambos.


B

Orientalismo enfatiza a vinculação profunda entre a expansão colonial europeia e norte-americana e a constituição de um imenso corpo de saber literário, erudito e científico sobre o Oriente.


C

O Oriente é uma invenção ocidental, um selo que marca as civilizações a leste da Europa sob o signo do exotismo e da inferioridade.


D

A palavra Oriente, cujo significado é "o lado do sol nascente" ou "o leste" resulta de uma acepção de origem natural e constitui uma referência geográfica.

Qual dos países abaixo deixou de ser colônia por último?


A

Líbano.


B

Síria.


C

Jordânia.


D

Catar.

Observe o mapa a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Figura 1: Partilha entre Impérios Ocidentais início do Séc. XX. Fonte: BBC (2016)


A respeito do tema abordado pelo mapa acima, assinale a alternativa incorreta:


A

A herança da partilha representada no mapa acima é a existência de uma variedade de Estados cujos limites foram traçados sem se considerar profundamente elementos étnicos, religiosos e linguísticos


B

Compostos em maioria por “minorias étnicas” estes países encontram dificuldades a manterem-se unificados, dando espaço à governanças que atuam com mãos de ferro e governos centrais muito fortes, culminando muitas vezes em ditaduras


C

As duas forças locais que mais efetivamente tem desafiado tal herança fronteiriça do período neocolonial são inimigas, os curdos e o Estado Islâmico


D

A referida partilha entre o império francês e britânico se ratificou oficialmente com o acordo Sykes-Picot tão logo terminou a I Guerra Mundial

A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.


DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2, jul.-dez. 2014.


A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)


A

abdicação da interferência militar em conflito local.


B

busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.


C

admissão da participação proativa em blocos regionais.


D

rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.


E

compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.

Antes de 1948, a Palestina era habitada por povos de diferentes origens, entre eles os palestinos de origem árabe. E, acerca da Palestina é adequado afirmar que:


A

Originalmente, consideremos o período anterior da Primeira Guerra Mundial, a Palestina era uma possessão do Iraque.


B

Os palestinos passaram a lutar pela recuperação de seus antigos territórios e pela criação de um Estado independente, conforme resolução da ONU, de 1947.


C

Estima-se que quando o primeiro conflito se iniciou, em 1829, viviam na região cerca de 12,4 milhões de palestinos.


D

Quando da Segunda Guerra Mundial, estimava-se que aproximadamente 26 milhões dos palestinos vivam nos 100 campos de refugiados da ONU distribuídos pela Faixa de Gaza, Cisjordânia, Síria, Líbano e Jordânia

A Revolução Iraniana em 1979 promoveu mudanças sociais, políticas e religiosas no país, de modo que serve de estudo para quem busca entender a estrutura das sociedades da região do Médio Oriente e da Ásia ocidental, isso por que:


A

Houve a deposição do Xá, um monarca com influências e pensamentos pró-Ocidente, a partir de grupos diversos que se uniram, como grupos de esquerda e religiosos; mas o que tornou a situação um viés de grande força religiosa foi a chegada ao poder pelos aiatolás.


B

A força do islamismo no país sempre foi grande e presente, o país com sua formação teocrática nunca divisou formas de liderança que não fossem por meio do alto clero muçulmano; a complicação se deu através de grupos extremistas, os xiitas, que subiram ao poder e promoveram mudanças radicais.


C

A iniciativa e tomada de poder ocorreu através da iniciativa de grupos socialistas apoiados pela URSS, mesmo sendo uma das nações mais tardias no que se refere aos processos revolucionários do século XX.


D

A situação de instabilidade política no país já era grande fazia algumas décadas, por conta do avanço das iniciativas do Xá quanto a sua posição religiosa e extremista contra o Ocidente. Quando a oposição tomou alguma iniciativa, o Xá impôs a estrutura que é vigente até hoje através das leis da sharia.

“Jerusalém, cidade que abriga alguns dos locais mais importantes de três religiões (judaísmo, cristianismo e islamismo), vive desde 2015 uma nova onda de violência de confrontos entre palestinos e israelenses. Este surto recente tem como pano de fundo a situação da Esplanada das Mesquitas, situada na cidade velha de Jerusalém.”

(Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/23269040/guia-do-estudante-atualidades/22.)


O surto recente de violência é a continuidade de um longo conflito entre israelenses e palestinos, cujo marco crucial:


A

Vem de tempos remotos. Pode-se dizer que começou com o avanço do movimento sionista judeu e, principalmente, com a criação do estado de Israel.


B

Foi indubitavelmente a Guerra dos Seis Dias, que envolveu, além de todos os países do Oriente Médio, os países do Leste Europeu, e do norte da África


C

Foi inicialmente o antissemitismo imposto na Segunda Guerra Mundial, que colocou em evidência a fragilidade dos judeus e palestinos mais tradicionais.


D

Foi a Guerra Fria, quando URSS e EUA, líderes da economia e da política mundiais, disputavam o apoio dos países produtores de petróleo do Oriente Médio.

As colinas de Golã, território estratégico e foco de disputa no Oriente Médio, tem como destaques em sua paisagem geográfica o rio Jordão e o mar da Galiléia. Acerca dessa região, julgue os seguintes itens e assinale aquele que for CORRETO:


A

Israel conseguiu anexar as Colinas de Golã ao seu território por meio de povoamentos agrícolas, expandindo suas fronteiras e implantando colônias organizadas em cooperativas.


B

A maioria da população síria que ainda habita as Colinas de Golã é de árabes de seita religiosa drusa, aliados históricos dos judeus.


C

As colinas de Golã compreendem uma região fundamental no complexo mapa da geografia da paz para o Oriente Médio, no que se refere à distribuição das reservas de água, à fixação das fronteiras e à segurança das diferentes etnias e religiões.


D

Os direitos sobre o rio Jordão, cujas nascentes se situam no norte de Golã, são motivo de conflito entre Israel, o Líbano e os guerrilheiros do Hezbollah, que dominam a área.

O conflito árabe-israelense está relacionado com a criação de um Estado judeu na Palestina em 1948. Essa região era então habitada por árabes muçulmanos que se opuseram à divisão das terras. As guerras entre os dois povos transformaram o Oriente Médio numa das regiões mais instáveis do globo. Leia as afirmações abaixo sobre esse conflito e suas origens:

Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos

I – A ONU não apoiou e se absteve de qualquer envolvimento no processo de criação do Estado de Israel, já que pretendia evitar o surgimento de novos conflitos após a Segunda Guerra Mundial.

II – A mais decisiva das guerras árabe-israelenses, do ponto de vista da alteração das fronteiras, foi a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou o Sinai, a Faixa de Gaza, Cisjordânia e as Colinas de Golan.

III – Os conflitos acabaram levando à formação de campos de refugiados, onde passaram a viver milhares de palestinos.

IV – Em 1973, com a Guerra do Yom Kippur, a OPEP interrompeu o fornecimento de petróleo para os países aliados de Israel, provocando grande aumento no preço do produto.

V – Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram uma política neutra e não tiveram nenhum envolvimento nas guerras árabe-israelenses.



A

II, III, IV e V.


B

II, III e IV.


C

I, II, III e IV.


D

II, IV e V.


E

I, IV e V.

Os conflitos com maior duração na história mundial têm acontecido em uma região conhecida como Oriente Médio, conflitos estes movidos por interesses diversos, sendo assim, aponte o principal motivo para o acontecimento destes conflitos no Oriente Médio:


A

A ação militar-terrorista dos palestinos contra os árabes muçulmanos da região.


B

A revolução islâmica no Irã, que liquidou com o poder dos muçulmanos xiitas.


C

A instalação do estado de Israel na região, em 1948.


D

A desnacionalização do canal de Suez pelo Egito, em 1956.

Imagem associada para resolução da questão

LORD WILLINGDON'S DILEMMA

Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov. 2011.

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando


A

a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.


B

o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.


C

o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.


D

a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.


E

a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.


SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).


Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes


A

reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.


B

tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.


C

manter o distanciamento necessário à sua segurança.


D

disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.


E

difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

Sem vitórias espetaculares de nenhuma parte, a Guerra do Yom Kippur, em 1973, representou o marco inicial para uma mudança de rumos no chamado conflito árabe-israelense. Entre as significativas mudanças de rumo, pode-se destacar:


A

a aproximação política de Israel da União Soviética, visando, sobretudo, a contrabalançar as consequências do franco apoio norte-americano à Liga Árabe


B

o acordo de Camp David, assinado entre o Egito e os Estados Unidos, representando, na época, o ápice de uma reviravolta nas tradicionais alianças egípcias


C

o nascimento do Fatah, colocando a libertação da Palestina como condição preliminar à realização da unidade árabe


D

o fi m do uso do petróleo como arma política por parte da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP)


E

a aproximação entre a Síria, a Líbia e o Egito, causada pelo apoio irrestrito desses países ao acordo de Camp David

“No ano de 1947, a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a criação de um Estado judeu na Palestina. Os dois países que concentravam a bipolaridade de forças na época, EUA e URSS, eram favoráveis, assim como a opinião pública internacional após o genocídio nazista ocorrido na 2ª Guerra Mundial.” O enunciado está se referindo à criação de que país (ES) ou organização?


A

Israel.


B

Cisjordânia.


C

Jordânia.


D

Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.


E

Organização de Libertação da Palestina (OLP).

O recente conflito que, uma vez mais, colocou o Oriente Médio nas manchetes mundiais, envolve diretamente


A

israelenses e palestinos.


B

sírios e libaneses.


C

jordanianos e israelenses.


D

palestinos e iraquianos.

Circunscrito à conflagrada região do Oriente Médio, sobretudo após a invasão do Iraque liderada pelos EUA, o terrorismo internacional parece ter dado mostras de que se universaliza, como exemplifica o recente e dramático acontecimento narrado no texto.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado