Questões de Concurso sobre Socialismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
98 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere o excerto a seguir.


“(...) O debate político desencadeou profundas divergências sobre as direções e os ritmos da perestroika. Os cidadãos começavam a murmurar que abriam a geladeira e não encontravam a perestroika lá. Escassez de produtos, filas. Não se atingia a almejada qualidade, e despencava a quantidade.”


REIS FILHO, Daniel Aarão. A aventura socialista no século XX. 2. Ed. São Paulo: Atual, 1999. (Coleção Discutindo a história). p.89.


O excerto trata das transformações no Socialismo Real, no final do século XX, cujo projeto objetivava a


A

abertura política irrestrita baseada na defesa dos direitos individuais que malogrou, pois esfacelou o bloco socialista soviético a partir da emancipação de países bálticos.


B

reconstrução da economia baseada no modelo leninista, que almejava mais autonomia dos países do bloco socialista soviético e a superação do seu atraso econômico.


C

reintegração política e econômica das nações dissidentes do bloco socialista soviético, por meio da Comunidade dos Estados Independentes que não foi plenamente alcançada.


D

modernização econômica do sistema, com vistas à sua regeneração, cujos resultados incluem a emancipação dos países bálticos integrantes do bloco socialista soviético.

O fascismo surgiu na Itália com Mussolini e influenciou o nacional socialismo na Alemanha e o governo de Franco na Espanha.


Assinale a alternativa que identifica corretamente algumas das suas propostas.


A

Combate ao militarismo e apoio ao pacifismo.


B

Crítica às democracias liberais e ao comunismo.


C

Fim do trabalho assalariado e da propriedade privada.


D

Aceitação das ideias socialistas e oposição ao capitalismo.


E

O retorno à monarquia absoluta, nos moldes do “Antigo Regime”.

Durante o Período Regencial no Brasil (1831-1840), várias revoltas regionais ocorreram, refletindo tensões políticas e sociais. Sobre esse contexto, marque a alternativa CORRETA:


A

O Período Regencial foi marcado por estabilidade política e ausência de conflitos regionais.


B

As revoltas regionais tinham como principal objetivo a separação imediata do Brasil em pequenos Estados independentes.


C

As tensões regionais refletiam as desigualdades econômicas e sociais existentes no Brasil do século XIX.


D

Durante o Período Regencial, o poder central foi fortalecido, eliminando a autonomia das províncias.

“O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos, mais cheios que existem. Cuidaremos para não atribuir-lhe, retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha, mas um exame rápido permitirá a descoberta de algumas linhas mestras.”


(RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 5.)


No contexto das transformações políticas, sociais e ideológicas ocorridas na Europa ao longo do século XIX — marcado pela crise do Antigo Regime, a ascensão do liberalismo e o surgimento de ideologias contestatórias ao capitalismo —assinale a alternativa correta.


A

O século XIX foi amplamente caracterizado pela continuidade e consolidação do absolutismo monárquico, sem ameaças significativas às estruturas do Antigo Regime em território europeu.


B

O socialismo utópico e o marxismo surgiram como vertentes críticas ao capitalismo industrial, propondo alternativas coletivas de organização da produção e da vida social.


C

A burguesia industrial rejeitou os princípios do liberalismo econômico, optando por defender a restauração do sistema feudal como modelo de estabilidade e ordem social.


D

As Revoluções de 1848 representaram um movimento conservador que fortaleceu as monarquias absolutistas, eliminando por completo as aspirações republicanas e democráticas nos principais centros urbanos da Europa.


E

O Congresso de Viena, realizado em 1815, teve como principal objetivo fomentar o avanço das democracias liberais e garantir a autodeterminação dos povos colonizados sob dominação europeia.

Entre os anos de 1904 e 1905, uma série problemas políticos e sociais abalaram o governo czarista de Nicolau II. No âmbito social, as condições de vida da maioria da população russa eram pobres e miseráveis e manifestações brotavam no país contra o czar.


Muitos fatores como este foram grandes fomentadores da Revolução Socialista eclodida em 1917. Sobre esse período no início do século XX, na Rússia, considere as afirmativas com Verdadeiro (V) e Falso (F):


( ) Durante todo o período de industrialização russa, ainda no século XIX, a vida dos trabalhadores era exatamente precária, as jornadas de trabalho eram longas e extenuantes e os salários, baixos.

( ) As condições precárias da vida e do trabalho de operários na Rússia facilitaram a entrada das ideias socialistas no país, inclusive com as manifestações por melhores condições de trabalho, em janeiro de 1905.

( ) O socialismo é uma doutrina que propõe a transformação da sociedade, visando à repartição da riqueza e à igualdade social, ou seja, a coletivização de meios de produção. Além disso, se opõe ao liberalismo, critica a injustiça social e propõe o advento de uma sociedade sem classes.

( ) Mesmo com as pessoas condições de vida e trabalho, operários russos eram pacíficos, não se organizavam como manifestantes e ainda assim eram perseguidos pela polícia czarista. Por isso, eles se associaram aos liberais para a derrubada do governo.

( ) O socialismo que o teórico político, filósofo e sociólogo Karl Marx idealizou se chama Socialismo científico e ficou restrito somente à Rússia no século XX


Assinale a alternativa que contempla a sequência correta:


A

V, V, V, F, F.


B

V, F, V, V, F.


C

V, V, V, V, F.


D

V, F, V, F, V.

O socialismo é uma ideologia política e econômica que busca criar uma sociedade sem classes, onde os meios de produção são de propriedade comum e controlados pelo povo. Seu objetivo final é eliminar todas as formas de desigualdade e exploração.


C

Certo


E

Errado

O Brasil, no século XIX, especialmente a partir da década de 1870, experimenta o que o escritor Sylvio Romero chamou de “um bando de ideias novas”. Essa expressão indicava a renovação de ideias que o Brasil realizava com atenção para a perspectiva de modernização. Uma das opções abaixo registra dois movimentos que resultaram desse ambiente e que provocaram modificações políticas e econômicas. Assinale-a.


A

Positivismo e romantismo.


B

Anarquismo e socialismo.


C

Coronelismo e regalismo.


D

Republicanismo e abolicionismo.

Na Europa e nas Américas do Sec. XIX, houve grandes transformações econômicas, políticas e sociais, acompanhadas por doutrinas e teorias que buscavam ou justificar e regular a ordem capitalista burguesa ou condená-la e reformá-la. Vários movimentos de inspiração liberal, nacionalista, socialista ou mesmo anarquista desenvolveram-se nessa época.


Relativamente ao assunto, assinale a alternativa correta.


A

Ao processo permanente de transformação, pelo confronto de forças contrárias e que promovem mudanças na realidade, dá-se o nome de Socialismo.


B

A criação de uma sociedade igualitária, a abolição da propriedade privada e o instituto da propriedade coletiva são ideias presentes tanto no Socialismo como no Anarquismo.


C

A luta de classes como “motor da história humana” é um conceito característico do Liberalismo.


D

Os ideais nacionalistas acabaram por retardar os movimentos pela unificação da Itália e da Alemanha.


E

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os principais teóricos do Socialismo Utópico.

Com a queda do socialismo nos países da área de influência soviética, milhares de pessoas, fugindo da crise econômica, migraram para países da Europa Ocidental. A eles se somaram refugiados de diferentes guerras e acossados pela seca e pela fome no continente africano, suscitando a médio e longo prazos, uma série de problemas e reações das populações nativas dos países que abrigaram os recém-chegados.

Assinale a alternativa que indica corretamente consequências desse processo.


A

As leis aprovadas pelo Parlamento Europeu que proíbem a entrada de imigrantes na Europa, até o ano de 2030.


B

O crescimento da presença política de partidos de direita em alguns países, como a França e Alemanha, eleitos – entre outros fatores-por suas posições anti-imigração.


C

O surgimento de grupos políticos “amigos dos imigrantes”, tais como o Reagrupamento Nacional na França, que defendem o aumento da entrada de estrangeiros.


D

O crescimento dos partidos socialistas que defendem a reorganização da URSS e o retorno do Partido Comunista ao poder na Hungria, Polônia, Latvia e República Checa, para que possam acolher os milhares de expatriados que vagam pelo continente.


E

O crescimento do racismo e da xenofobia, provocando a volta de governos fascistas em países europeus, principalmente na Espanha, Portugal, Bélgica e Rodésia.

Qual é a origem da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)?


A

Reunificação alemã


B

Recomposição da associação das nações do sudeste asiático.


C

Dissolução da União Soviética.


D

Reunião das américas em uma área de livre comércio.

Se o movimento operário pode ser considerado um movimento social de classe, isso significa que, historicamente, a ação reivindicativa da classe trabalhadora é inseparável dos objetivos políticos de longo prazo que animaram as suas lutas. Acresce que o sindicalismo foi, desde sempre, pautado pela diversidade das suas lógicas de atuação. O objetivo de conciliar a luta por melhorias salariais e de condições de trabalho com a missão de solidariedade internacionalista só em certas circunstâncias históricas teve algum sucesso. A penetração da doutrina marxista nos meios operários, designadamente na sequência das Internacionais Operárias, contribuiu para desenvolver uma identidade coletiva – “de classe” –, que se propunha a guiar os trabalhadores e a humanidade para uma sociedade liberta de injustiças: o socialismo.


(PANNEKOEK, A., 1936. O sindicalismo. Disponível em: Arquivo Marxista na Internet. Acesso em: 02/06/2024.)


Além do socialismo, uma outra concepção se inseriu nos meios operários, mudando muitas perspectivas de ação entre eles e no âmbito político: o anarquismo. Ambos, socialismo e anarquismo, tinham pontos semelhantes, mas algumas peculiaridades, tais como:


A

Os socialistas buscavam a revolução como forma de se chegar ao comunismo; os anarquistas eram contrários a qualquer tipo de violência.


B

Os anarquistas queriam que a sociedade se organizasse sem autoridade, sem gestores; no socialismo, os operários deveriam assumir o poder estatal.


C

Os anarquistas preconizavam um mundo sem desigualdades sociais e sem capital; os socialistas aceitavam a discrepância nas propriedades privadas.


D

Os socialistas entendiam a divisão do mundo entre dominantes e dominados; os anarquistas só aceitavam a dominação política, mas não a hegemonia econômica.

Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema político surgido na Europa, inicialmente na Itália, ao final da Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pelo nacionalismo, antiliberalismo, antissocialismo e pelo amplo controle da sociedade pelo Estado.


A

Fascismo


B

Marxismo


C

Socialismo


D

Comunismo


E

Liberalismo

O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, durante a Primeira Revolução Industrial. Fundamentada principalmente no princípio da igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de substituir o sistema capitalista predominante na época.


C

Certo


E

Errado

“A natureza, concordava um observador na década de 1820, era ‘notavelmente simples em todas as suas ações, econômica em seus procedimentos e frugal em seus meios’. Porcos decênios depois, Karl Marx criticaria Charles Darwin por representar o estado selvagem do mundo animal como de livre-competição e por enxergar no mundo das plantas e dos bichos a própria sociedade inglesa, ‘com sua divisão de trabalho, competição, abertura de novos mercados, ‘invenções’, e a malthusiana ‘luta pela existência’’’.”


THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Trad. João Roberto M. Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 126.


O excerto acima, de autoria de Keith Thomas em O homem e o mundo natural, acusa uma fundamental ruptura entre os séculos XVII e XVIII no que diz respeito à relação entre seres humanos e natureza. Sobre essa ruptura, analise as afirmativas abaixo.


I. Ao contrário daquilo que se fazia antes, os naturalistas começaram a estudar a natureza em si mesma, ao invés de percebê-la a partir de suas analogias e semelhanças com os seres humanos.

II. Ainda que essa nova abordagem se pretendesse objetiva, a convicção de que animais e vegetais tinham algum sentido religioso ou simbólico, permaneceu nas mentalidades dos camponeses da Era Vitoriana e dos intelectuais da época.

III. O fato de a investigação sobre a natureza ser conduzida a partir do axioma de que plantas e animais devem ser estudados enquanto tais, volta-se, de certo modo, à separação da sociedade humana e da natureza, defendida inicialmente pelos atomistas gregos Leucipo e Demócrito.


Assinale a alternativa correta.


A

I apenas


B

I e II apenas


C

I e III apenas


D

II e III apenas


E

I, II e III

...os novos socialistas simplesmente se defendiam empurrando os argumentos do liberalismo clássico franco-britânico para além do ponto até onde os liberais burgueses estavam preparados para ir. A nova sociedade por eles defendida também não necessitava abandonar o terreno tradicional do humanismo clássico e do ideal liberal. Um mundo no qual todos fossem felizes e no qual todo indivíduo realizasse livre e plenamente suas potencialidades, no qual reinasse a liberdade e do qual desaparecesse o governo coercitivo era o objetivo máximo de liberais e socialistas. O que distinguia os vários membros da família ideológica descendente do humanismo e do iluminismo – liberais, socialistas, comunistas ou anarquistas – não era a amável anarquia mais ou menos utópica de todos eles, mas sim os métodos para alcançá-la. Neste ponto, entretanto, o socialismo se separava da tradição clássica liberal.


(Eric Hobsbawm, A era das revoluções, 1789-1848)


Para Hobsbawm, no contexto da primeira metade do século XIX, o socialismo “se separava da tradição clássica liberal”, porque


A

tinha uma radicalidade maior, em comparação à tradição liberal, acerca da importância central da dinâmica de funcionamento do mercado, que não deveria ser objeto de intervenção do Estado.


B

defendia, diversamente dos liberais, que cabia à sociedade e ao Estado fazer as defesas da liberdade e da igualdade, mas que a liberdade deve prevalecer, mesmo em prejuízo à igualdade.


C

criticava a defesa que os primeiros liberais faziam da necessidade do Estado em controlar todas as atividades econômicas, condição considerada conservadora pelos socialistas.


D

rompia radicalmente com a suposição liberal de que a sociedade era um mero agregado ou combinação de seus átomos individuais e que sua força motriz estava no interesse próprio e na competição.


E

compreendia que a distinção social era derivada da capacidade de acumulação material de cada sujeito, de modo que o que definia a classe social desse sujeito era o valor da renda obtida por meio do trabalho.

De maneira geral, os socialistas caracterizavam-se pela defesa da participação dos trabalhadores na vida pública através do parlamento e da luta nos sindicatos, como no programa do Partido Socialista Brasileiro de 1902, no qual se defendia, EXCETO:


A

A estratégia de participar das eleições;


B

A perspectiva, em relação ao Estado, de elaboração de uma legislação trabalhista (diminuição das horas de trabalho, visão das greves como reguladores dos aumentos de salários e da conquista de direitos sociais);


C

Apoiar ligas de resistências e greves;


D

A evolução natural para o socialismo através de vitórias graduais;


E

Agremiações operárias: verba para “fundar e manter instituições como bolsas proletárias, casas fornecedoras proletárias para gêneros de primeira necessidade, cooperativas de produção, escolas, postos médicos, [...] advogados, companhias de compra e edificação de imóveis, e até casas de diversão”.

“Marx e Engels denunciavam o que estava sendo feito no progresso dilacerador do capitalismo e do imperialismo; insistiam em que era necessário que os homens lutassem no sentido de suplantá-los e nos indicaram alguns caminhos. No entanto, nessa denúncia estava implícito um outro conjunto de julgamentos de valor: a burguesia havia ‘salvado uma parte considerável da população da idiotice da vida rural’; as nações subjugadas eram ‘bárbaras e semibárbaras’: as potências dominantes eram ‘civilizadas’. Assim, com base nesse tipo de confiança nos valores singulares de modernização e da civilização foi criada uma distorção fundamental na história do comunismo”.


WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 493.


No excerto acima, extraído da obra O campo e a cidade, Raymond Williams aponta que Marx e Engels, em seu Manifesto comunista, haviam afirmado que relações de centralização e de dependência tinham criado condições favoráveis à revolução. Sobre este contexto, analise as afirmativas abaixo.


I. Engels teria sido um dos primeiros a compreender a cidade moderna como uma consequência social e física do capitalismo, sobretudo com a publicação da obra A situação da classe operária na Inglaterra em 1844.

II. Williams entende que Marx e Engels viam o proletariado urbano empobrecido como um corpo coletivo que aprenderia e criaria novas formas de sociedade, superior àquela existente.

III. Para Williams há uma ambiguidade na argumentação de Marx e Engels e que está no excerto acima: se as formas de desenvolvimento burguês continham, ainda que não isentas de suas próprias contradições, valores superiores à “idiotice rural”, então qualquer programa, em nome do proletariado, poderia ser justificado e imposto.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II apenas


C

III apenas


D

I e III apenas


E

I, II e III

Sobre o surgimento das “Ideias Sociais no século XIX” e suas principais correntes de pensamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O surgimento das ideias socialistas explica-se pelos problemas econômico-sociais criados pelo Capitalismo, incluindo as condições subumanas do proletariado, com exaustivas jornadas de trabalho e sem direitos trabalhistas.

( ) O socialismo utópico apresentou os princípios de uma sociedade ideal, porém sem indicar os meios para torná-la real. Defendia a ideia de que homem, embora tenha sido pervertida pelo capitalismo, poderia livrar-se das influências corruptoras mediante o apelo da justiça e da solidariedade humana.

( ) O socialismo científico baseou-se na análise das realidades econômicas, da evolução histórica e do capitalismo para formular leis e princípios determinantes para uma sociedade sem classes e igualitária.

( ) Geralmente confundido com o Movimento Sindical, o Sindicalismo pregava a necessidade de uma ação direta da classe operária, através de greves, do fortalecimento dos sindicatos e de ações violentas que gerassem o enfraquecimento do capitalismo e favorecessem a revolução social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – V – V.


B

F – V – V – F.


C

V – F – V – F.


D

V – V – F – F.


E

F – V – F – V.

“O bloco socialista, por sua vez, expandiu-se graças à ocupação realizada pelo Exército Vermelho. O socialismo, aí, não surgiu como decorrência de uma livre escolha por parte dos trabalhadores, mas sim como uma imposição manu militari [com curso de força militar]. Além disso, esses países, com exceção da Alemanha Oriental e Tchecoslováquia, não eram desenvolvidos. [As] formas de organização social e política [nos países ocupados]: a específica particularidade russa tornou-se o modelo imposto às sociedades do Leste europeu, com exceção da Iugoslávia”


Iugoslávia” FREDERICO, Celso. Crise do socialismo e movimento operário. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção questões da nossa época; v. 33). p. 30 e 31.


O autor está se referindo à ocupação de países pela União Soviética, como consequência da atuação soviética na derrota do nazifascismo. Tal atuação da União Soviética exigiu a realização de um giro tático. Identifique entre as alternativas a seguir qual contempla corretamente a ação da URSS que teve como uma das consequências a ocupação de países nos moldes citados por Celso Frederico:


A

A Operação Barbarossa foi a missão secreta realizada pela Inglaterra, Estados Unidos e Rússia que derrotou o nazismo no ano de 1944. A partir dela a União Soviética conseguiu, com o apoio dos EUA, elevar Tito ao poder na Iugoslávia.


B

O Pacto Molotov-Ribbentrop foi assinado pela União Soviética e os Estados Unidos para suspender a Guerra Fria e instaurar um regime de colaboração permanente contra todos os governos nazifascistas do mundo. Foi através deste Pacto que a URSS de Stálin conseguiu o apoio diplomático e militar dos EUA para anexar a Alemanha Oriental ao seu território, convertendo-a em República Democrática Socialista Alemã, após a vitória sobre Hitler.


C

Foi realizado acordo entre os EUA e a URSS contra a Alemanha nazista. Em 1943, a Conferência de Teerã promoveu a inédita reunião dos líderes Stalin, Roosevelt e Churchill. Desta conferência foi traçada a operação combinada que sagrou-se vitoriosa contra o nazifascismo.


D

Suspendeu-se a Guerra Fria, mas tudo não passou de uma estratégia soviética para que o comunismo se espalhasse pelo mundo. Com a suposta suspensão, os Estados Unidos cessaram sua campanha de disseminação da Doutrina de Segurança Nacional nos países latino-americanos. Com isso as principais revoluções socialistas provenientes de guerrilha armada ocorreram em Cuba, na Nicarágua e na Venezuela.

O surgimento do Movimento Operário no século XIX foi


A

um fenômeno social transnacional, uma vez que emergiu como consequência direta do internacionalismo proletário, surgido na Comuna de Paris e difundido por pensadores como Karl Marx, Friedrich Engels e Pierre-Joseph Proudhon.


B

uma onda de revoltas isoladas, durante a Revolução Industrial, contra a mecanização das fábricas, que tinham como característica comum serem lideradas por operários fabris ingleses, no auge da repercussão do ludismo.


C

fruto da sindicalização massiva que os trabalhadores, principalmente urbanos, experimentaram na Europa após o exemplo bem-sucedido da social-democracia alemã que, por meio da atuação orquestrada de vários sindicatos, tomou o poder e conseguiu inegável avanço na legislação trabalhista.


D

uma reação coletiva dos operários às duras condições de trabalho nas fábricas e à falta de direitos trabalhistas, que também contou com o apoio de lideranças intelectuais que queriam reformar a sociedade e construir o socialismo.


E

parte das mudanças na mentalidade burguesa das elites urbanas europeias, influenciada pelo liberalismo e pela defesa dos direitos essenciais dos cidadãos, inclusive os trabalhistas, em prol do progresso e da civilização.

 
 
Gerar simulado