Criptografia assimétrica ou criptografia de chave pública é a utilização de chaves públicas e privadas, na qual a primeira é amplamente divulgada, enquanto a segunda é mantida pelo seu criador ou proprietário. Sobre o conceito de chaves públicas e privadas, é correto afirmar que:
em um sistema de criptografia de chave pública, qualquer pessoa pode criptografar uma mensagem usando a chave pública do destinatário. Essa mensagem criptografada só pode ser descriptografada com a chave privada do destinatário.
por causa da baixa complexidade computacional da encriptação assimétrica, ela é tipicamente usada para transferir uma chave de encriptação simétrica pela qual a mensagem é encriptada.
algoritmos de chave pública são baseados em problemas não matemáticos.
resumo é um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, dependendo do tamanho que ela tenha, gera um resultado variável e de tamanho variável chamado hash.
criptografia de chave pública é frequentemente usada para garantir a segurança da comunicação eletrônica sobre um ambiente interconectado, contudo não se pode garantir efetividade em ambientes semelhantes à Intranet.