

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Carlos é analista de licitações e atos administrativos em uma prefeitura municipal e entre suas atribuições está a utilização de recursos de informática para fins de instalação de processos administrativos sob a sua responsabilidade. Sendo assim, Carlos, no exercício de suas funções, precisa efetuar a codificação e o embaralhamento de mensagens para evitar que sejam lidas ou acessadas sem autorização. Segundo Laudon (2014), para isso, ele pode utilizar uma técnica da Tecnologia da Informação que se chama:
Criptografia.
Taxonomia.
Folksonomia.
Benchmarking.
Com base em Laudon (2014), analise a sentença abaixo, relacionada aos conceitos de tecnologia da informação:
A codificação e embaralhamento de mensagens para evitar que sejam lidas ou acessadas sem autorização se chama criptografia (1ª parte). Segundo definições do autor, assinatura digital é o código digital que pode ser anexado a uma mensagem transmitida eletronicamente a fim de identificar, de maneira exclusiva, o seu conteúdo e o emissor (2ª parte). Os minúsculos arquivos depositados no disco rígido do computador quando uma pessoa visita certos sites e que também são usados para identificar o visitante e rastrear suas visitas se chamam cookies (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Com base em Batista (2012), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes termos referentes à Tecnologia da Informação aos seus respectivos conceitos.
Coluna 1
1. Login.
2. Criptografia.
3. Backup.
4. Download.
Coluna 2
( ) Técnica para codificar mensagens ou arquivos, tornando-os invioláveis e permitindo que sejam apenas decodificados por seus destinatários.
( ) Ato de introduzir o nome de usuário e senha para ter acesso aos recursos disponíveis em uma rede.
( ) Processo de transferência de arquivos de um computador remoto para o seu por meio da internet ou qualquer tipo de rede.
( ) Cópia de segurança de arquivos, geralmente mantida em dispositivos magnéticos ou ópticos, que permite o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 4 – 3.
1 – 2 – 3 – 4.
4 – 3 – 1 – 2.
3 – 4 – 2 – 1.
2 – 3 – 4 – 1.
Sobre Criptografia, analise as assertivas e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - A criptografia tem como principal objetivo remover informações utilizando processos de codificação.
II - A mensagem original é codificada no momento do seu envio e poderá ser descodificada assim que estiver disponível à pessoa autorizada.
III - A criptografia utiliza-se de chaves e algoritmos para efetuar o seu papel.
IV - A criptografia pode ser do tipo simétrica e assimétrica.
Somente I e II estão corretas
Somente II e III estão corretas
Somente I, II e III estão corretos
Somente II, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Com base nos conceitos de segurança de informação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Definimos um ataque de força bruta em criptografia, como um ataque que tenta todas as combinações possíveis de uma chave até encontrar a correta.
( ) O certificado digital verifica a identidade de um remetente e garante a integridade das mensagens.
( ) Um hash criptográfico não garante integridade dos dados.
( ) Vulnerabilidade é a medida de segurança implementada para proteger os dados de uma aplicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – V – V – F.
V – F – F – V.
V – V – F – F.
É uma função matemática que é aplicada em um conjunto de dados e que gera outro número aleatório, bem menor, conhecido como:
Criptografia.
Função hash.
Assinatura digital.
Certificação digital.
Função Code.
A Sanesul contratou um consultor para garantir a segurança dos dados de seus clientes e a integridade de suas comunicações internas. A empresa deseja proteger suas informações contra acessos não autorizados, impedir modificações indevidas nos dados transmitidos e armazenados e autenticar a identidade dos usuários que acessam os sistemas. Para atender a essa solicitação, o consultor corretamente recomendou
implementar um sistema de compressão de dados de última geração para reduzir o espaço de armazenamento e os custos com infraestrutura.
focar a proteção contra ataques de negação de serviço (DoS), instalando firewalls e sistemas de detecção de intrusão para garantir a disponibilidade dos serviços da Sanesul.
desenvolver ferramentas para monitorar e otimizar a velocidade de transferência de dados na rede interna, assegurando que a comunicação seja eficiente e rápida.
adotar soluções para garantir a compatibilidade de software entre os diferentes sistemas operacionais utilizados na empresa, facilitando a colaboração e o compartilhamento de informações.
priorizar a implementação de mecanismos de criptografia robustos para garantir a confidencialidade das comunicações, autenticar a identidade dos usuários e assegurar a integridade dos dados armazenados e transmitidos.
Criptografia de dados é um assunto abordado constantemente nos dias de hoje, visando garantir a segurança dos dados que são trafegados na rede. Desta forma, o que significa o termo criptografia assimétrica em segurança da informação.
Um sistema que criptografa automaticamente informações confidenciais
Um método em que são usadas duas chaves diferentes: uma para cifrar e outra para decifrar
Um algoritmo de criptografia exclusivo para dados em repouso
Um método de criptografia que utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar informações
O uso de criptografia end-to-end busca garantir que somente o emissor e o receptor da mensagem consigam acessar o seu conteúdo.
Certo
Errado
Para criptografar uma informação podem ser utilizados dois métodos: baseado em códigos e baseado em cifras (ORDONEZ; PEREIRA; CHIARAMONTE, 2005). A respeito do método baseado em códigos é CORRETO afirmar:
o método de códigos utiliza-se de duas técnicas para encriptar a informação sendo essas a transposição e/ou substituição do conteúdo original da mensagem por meio de algoritmos.
o método de códigos mais utilizados são as de transposição, que consistem em embaralhar os caracteres da informação contida no texto original.
o método de códigos transforma parte da informação em códigos predefinidos, geralmente seguindo algum padrão de códigos, como por exemplo, o código morse.
o método de códigos utiliza códigos de substituição a partir de tabelas de substituição predefinidas, que trocam ou substituem um ou mais caracteres da informação original.
.o método de códigos é realizado por meio da mistura e/ou substituição das letras da mensagem original. Transformação de caractere por caractere (ou de bit por bit). Não considera a estrutura linguística da mensagem.
Nos sistemas criptográficos, o princípio da substituição, que se constitui em um dos modos como o texto claro é processado, caracteriza-se por fazer que os elementos do texto claro sejam reorganizados.
Certo
Errado
Um dos exemplos de criptografia assimétrica é a de chave pública, baseada em funções matemáticas e não em funções de substituição e permutação.
Certo
Errado
Uma função de resumo criptográfico, também denominada função hash, é utilizada em conjunto com a criptografia assimétrica para garantir a integridade de um documento digital.
Certo
Errado
Com base no tema Criptografia computacional, Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A combinação de um algoritmo de criptografia e de um algoritmo de descriptografia é denominada cifra.
( ) Chave é um número ou conjunto de números sobre a qual a cifra opera.
( ) Pode-se dividir todas as cifras em duas amplas categorias: cifras de chave simétrica e cifras de chave assimétrica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - F - V
F - V - V
V - V - V
F - V - F
V - V - F
Na criptografia, o conceito de força de uma cifra representa a dificuldade para se encontrar a chave em um processo de busca exaustiva. Este conceito permite comparar sistemas criptográficos bastante distintos através de um número em comum. Normalmente a força de uma cifra é representada em número de bits.
Nesse contexto, é correto afirmar que
as cifras assimétricas sempre possuem força maior que cifras simétricas.
uma cifra RSA de 1024bits é 4 vezes mais forte que uma cifra AES 256bits.
uma cifra é matematicamente indecifrável apenas quando sua força é infinita.
uma cifra tipo One Time Pad é considerada teoricamente segura segundo a teoria da informação.
a força de uma cifra assimétrica é igual à dificuldade de se descobrir sua chave pública.
O ______ é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., e se encontra descrito na RFC 1321. Tem grande aceitação e uso com softwares tipo P2P (Peer-to-Peer).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
3DES
SHANNON
MD5
DESaDV
No contexto de segurança de redes, diferentes algoritmos de criptografia são utilizados. Sobre o algoritmo AES, é correto afirmar que
utiliza a chave pública para cifrar e a chave privada para decifrar. Por esse motivo, é conhecido como algoritmo de criptografia assimétrica.
é um algoritmo de cifra de bloco que utiliza a função MixColumns no processo de cifragem.
é um algoritmo de cifra de bloco que, por padrão, utiliza blocos de 64 bits e chaves de 256 bits.
utiliza a chave privada para cifrar e a chave pública para decifrar. Por esse motivo, é conhecido como algoritmo de criptografia assimétrica.
Projetado para velocidade, simplicidade e segurança, o algoritmo MD (message digest) produz um valor de hash de 128 bites para um tamanho arbitrário da mensagem inserida.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que corresponde a um método criptográfico que utiliza criptografia de chave assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública.
AES
RSA
DES
RC4
MD5
A criptografia é um recurso importante no que tange à segurança da informação. Dentre os algoritmos de criptografia assimétrica, tem-se:
AES.
RSA.
RC2.
DES.