Questões de Concurso sobre Meios de Transmissão Guiados - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Meios de Transmissão Guiados

 
 
Disciplina 1
Assunto 9
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
178 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Meios físicos podem ser classificados em duas categorias: meios guiados e meios não guiados. Nos meios guiados, as ondas são dirigidas ao longo de um meio físico. Nos meios não guiados, as ondas se propagam na atmosfera e no espaço. Considerando as características dos meios físicos, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Cabo par trançado.

2. Fibra óptica.

3. Canal de rádio terrestre.

4. Cabo coaxial.

5. Canal de rádio por satélite.


( ) É imune à interferência eletromagnética e tem baixa atenuação de sinal. Trata-se do meio preferido para a transmissão guiada de grande alcance, em especial para cabos submarinos.

( ) A comunicação nesse meio recebe transmissões em uma faixa de frequência, gera novamente o sinal usando um repetidor e o transmite em outra frequência.

( ) Flexível, barato e com baixo custo de manutenção. É dividido em categorias; cada categoria contém o seu próprio padrão, frequência e taxa de transmissão de dados.

( ) Pode ser utilizado como um meio compartilhado guiado. Vários sistemas finais podem ser conectados diretamente ao cabo, e todos eles recebem qualquer sinal que seja enviado pelos outros sistemas finais.

( ) Carrega sinais dentro do espectro eletromagnético. Tratase de um meio de transmissão atraente porque sua instalação não requer cabos físicos, podendo atravessar paredes e dando conectividade ao usuário móvel. Além disso, consegue transmitir sinal a longas distâncias.


A sequência está correta em


A

3, 2, 4, 1, 5.


B

4, 3, 2, 5, 1.


C

2, 5, 1, 4, 3.


D

5, 1, 3, 2, 4.


E

1, 4, 5, 3, 2.

Em um cabo de fibra ótica, o meio de transmissão é uma fibra de ____________ e a transmissão é realizada utilizando pulsos ____________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

cobre – elétricos


B

ferro – eletromagnéticos


C

vidro – luminosos


D

silicone – térmicos


E

carbono – arteriais

O Tribunal de Justiça contratou a empresa Rede X para efetuar a troca dos cabos coaxiais antigos usados no tráfego de rede. A Rede X informou que conseguiria entregar a velocidade de 1 Gigabit por segundo (Gbps) com menor custo utilizando cabos que transmitem a partir da diferença de potencial elétrico e possuem boa imunidade a ruído com um bom desempenho.


Para entregar o serviço, a empresa fará uso de cabo:


A

de condução pela rede elétrica;


B

de fibra óptica monomodo;


C

de fibra óptica multimodo;


D

coaxial categoria 3;


E

par trançado categoria 5.

São considerados meios de transmissão guiados:


A

cabo coaxial, cabo de par trançado e cabo de fibra óptica.


B

transmissão via satélite e transmissão via rádio.


C

cabo de fibra óptica, apenas.


D

cabo de par trançado e transmissão via satélite.


E

transmissão via rádio, apenas.

Em uma rede foi utilizado um cabo par-trançado para interligar um computador a outro. Porém, sem perceber o projetista acabou utilizando 150 metros ininterruptos de cabo. Desta forma, o sinal que é transmitido no cabo metálico foi submetido a perda de energia devido a resistência do material e à grande distância utilizada sem nenhum tipo de amplificação. Este tipo de perda na transmissão é conhecido como:


A

perda por distorção.


B

perda por atenuação.


C

perda por ruído.


D

perda por cross-talk.

Dentre os meios físicos utilizados para a transmissão de dados, têm-se os cabos de pares trançados. Uma característica desses cabos é que


A

a principal razão para que os fios de cada par sejam enrolados de forma helicoidal é para que ocorra maior compactação, diminuindo a espessura do cabo.


B

alguns possuem blindagem, cuja razão principal para a sua utilização é evitar que umidade adentre ao interior do cabo, prejudicando a transmissão de dados.


C

eles são comercializados em diversas categorias, como a CAT 5, para aplicações comuns, e a CAT 6, que segue especificações militares.


D

os pares trançados podem ser usados na transmissão de sinais analógicos a baixo custo, mas não podem ser utilizados para a transmissão de sinais digitais.


E

o trançamento dos fios de cada par faz com que as ondas de diferentes partes dos fios se cancelem, resultando em menor interferência.

O cabo par trançado é formado por uma capa externa que agrega um conjunto de quatro pares de fios de cobre encapados e enrolados de forma helicoidal. O conector do cabo par trançado consiste no 8P8C, popularmente conhecido como RJ45. A principal característica deste conector consiste na possibilidade de conexão de oito pinos. O esquema de ligação de um cabo reto (ou cabo direto) no padrão EIA/TIA 568A, empregado para interligar computadores com hubs, switches ou roteadores, é:


A

branco e verde; verde; branco e laranja; laranja; branco e azul; azul; branco e marrom; marrom


B

branco e verde; branco e laranja; branco e marrom; branco e azul; verde; laranja; marrom; azul


C

branco e verde; laranja; branco e laranja; verde; branco e azul; marrom; branco e marrom; azul


D

branco e verde; verde; branco e laranja; azul; branco e azul; laranja; branco e marrom; marrom


E

branco e verde; verde; branco e laranja; branco e marrom; marrom; laranja; azul; branco e azul

Os meios de transmissão possibilitam que os dados codificados em sinais possam ser enviados de um transmissor para um receptor e podem ser classificados como guiados e não guiados. Qual alternativa a seguir apresenta três meios de transmissão guiados?


A

par trançado, fibra óptica, cabo coaxial


B

crossover, fibra óptica, transmissão via satélite


C

cabo coaxial, espectro eletromagnético, token ring


D

fibra óptica, transmissão via rádio, redes móveis 4G


E

cabo par trançado multiponto, redes celulares, transmissão via rádio

No que se refere ao cabeamento de par trançado, a norma EIA/TIA 568A define um sistema de codificação com quatro cores básicas, em combinação com o branco, para os condutores UTP de 100 ohms, assim como a ordem dos pares no conector RJ-45, Observe a codificação abaixo para as cores:


código

cor

A

azul

BA

branco-azul

L

laranja

BL

branco-laranja

M

marrom

BM

branco-marrom

V

verde

BV

branco-verde



Em conformidade com essa norma, as guias 1-2-3-4-5-6- 7 - 8 do conector RJ-45 deve corresponder, respectivamente, à sequência de cores:


A

L-BL-V-BV-M-BM-A-BA


B

V-BV-A-BL-L-BA-M-BM


C

BL-L-BV-V-BM-M-BA-A


D

BV-V-BL-A-BA-L-BM-M

   
Gerar simulado