Questões de Concurso sobre Modelo OSI/ISO

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.168 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre as principais funções das camadas do modelo internet, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) São funções da camada de enlace: enquadramento, detecção e tratamento de erro, controle de fluxo e controle de acesso ao meio.

( ) São funções da camada de rede: endereçamento, roteamento, fragmentação, controle de congestionamento e término de conexões lógicas.

( ) São funções da camada de transporte: comunicação fim a fim, qualidade de serviço e controle de fluxo fim a fim.

( ) São funções da camada de aplicação: Web, correio eletrônico, serviços de nomes.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

V, V, F, V


B

V, V, V, F


C

V, F, F, V


D

F, V, V, F


E

F, F, V, V

Assinale a alternativa CORRETA.


Qual ferramenta possibilita identificar se uma porta está acessível em um servidor remoto?


A

ifconfig


B

ip


C

telnet


D

route


E

ports

Selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta com a especificação da rede Wi-Fi que possui como característica principal trabalhar com a faixa de frequências 2,4 e 5 GHz e método de transmissão MIMO:


A

IEEE 802.11g


B

IEEE 802.11a


C

IEEE 802.11n


D

IEEE 802.11j

Quanto ao protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), conforme o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, para diminuir o número de spams, recomenda que a porta 25 seja trocada pela:


A

porta 587


B

porta 443


C

porta 525


D

porta 143


E

porta 110

Os códigos de resposta do HTTP são constituídos por três algarismos. Quando o algarismo da casa das centenas é igual a 4 (quatro), tem-se um código de


A

erro no cliente.


B

erro no servidor.


C

informação.


D

redirecionamento.


E

sucesso.

No modelo de referência OSI, a camada responsável por realizar conversões de formatos ou códigos, preservando o conteúdo da informação enquanto resolve problemas de diferenças de sintaxe entre o sistema-fonte e o sistema-destino, é


A

aplicação.


B

apresentação.


C

sessão.


D

transporte.


E

rede.

Um roteador descarta um datagrama devido a congestionamento e envia uma mensagem ICMP para o remetente do datagrama. Que tipo de mensagem o protocolo ICMP envia para o remetente?


A

Destino inacessível.


B

Tempo excedido.


C

Extinção de origem.


D

Problemas de parâmetro.


E

Redirecionamento.

Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes proposições relacionadas com os padrões de redes sem fio (IEEE 802.11a/b/g/n):


( ) O Padrão 802.11a proporciona taxas de transmissão de até 54 Mbps, portanto mais altas do que as do Padrão IEEE 802.11b, cuja maior velocidade de transmissão é 11 Mbps.

( ) O Padrão 802.11a opera em frequências mais elevadas do que o Padrão 802.11b, sendo, portanto, mais suscetível a perdas de propagação, diminuindo o alcance em comparação com a faixa utilizada pelo IEEE 802.11b.

( ) O Padrão 802.11g pode ser considerado o sucessor do Padrão 802.11b, a principal vantagem desse padrão é proporcionar velocidade de até 54 Mbps, como o Padrão IEEE 802.11a, e o alcance do Padrão IEEE 802.11b.

( ) O Padrão 802.11n pode operar nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, o que o torna compatível com os padrões anteriores. Sua principal característica é o aumento considerável das taxas de transferência de dados através da combinação de várias antenas transmissoras e receptoras em combinação com a modulação OFDM. O padrão 802.11n pode operar com taxas de transmissão de dados de até 300 Mbps.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

V, V, V e V.


B

V, V, V e F.


C

V, F, F e V.


D

V, F, V e V.


E

F, V, F e V.

Devido à escassez de endereços IP, foi elaborado o padrão IPv6. O tamanho de endereço do IPv6 é de ___ bits, sendo seu cabeçalho de tamanho _____. O protocolo IPv6 também trouxe como melhoria o tipo de endereço _____, o qual permite que uma mensagem seja entregue a qualquer hospedeiro de um grupo.


Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto.


A

64 - variável ‒ anycast


B

128 - variável ‒ multicast


C

64 - fixo ‒ anycast


D

128 - fixo ‒ multicast


E

128 - fixo ‒ anycast

Considerando o modelo OSI de camadas, na arquitetura de protocolos de rede, analise as afirmativas a seguir.


I → TCP e UDP são exemplos da camada de transporte.

II → A camada de enlace, entre suas funções específicas, define a topologia de rede.

III → A camada física especifica as interfaces para o meio físico no qual o sinal será transmitido.

IV → A camada de rede trata do endereçamento físico (endereços MAC).


Estão corretas


A

apenas I e II.


B

apenas I e III.


C

apenas II e IV.


D

apenas I, II e III.


E

I, II, III e IV.

O modelo de referência OSI está dividido em 7 camadas (Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace, Física). Algumas dessas camadas usam a PDU (Protocol Data Unit). Qual é a PDU da camada de Transporte?


A

Pacote


B

Segmento


C

Bits


D

Quadro

O modelo de referência OSI define sete camadas de protocolos. Algumas dessas camadas estão presentes apenas nos hosts de origem e de destino da informação. Duas destas camadas são


A

enlace e rede.


B

aplicação e enlace.


C

aplicação e transporte.


D

rede e transporte.


E

transporte e físico.

Ao se tentar acessar uma página na Internet usando o protocolo HTTP, o browser exibiu uma mensagem de que “Não é possível exibir a página”. Sabendo-se que isso ocorreu em razão do servidor não ter suporte a um recurso necessário para complementar à solicitação, o código de status do protocolo HTTP que informa este erro é um número de três algarismos, cuja casa das centenas é o número


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.


E

5.

Uma das grandes evoluções das telecomunicações foi a possibilidade de se utilizar o IP (Internet Protocol), Protocolo de Internet, para o tráfego de voz, ou seja, a telefonia IP, o VoIP. A transmissão de voz sobre redes de computadores que utilizam o protocolo IP usa as redes de transmissão de dados para veiculação de sinais de voz no formato de pacotes. Para isso, são necessários alguns componentes fundamentais, como, por exemplo, os protocolos e os codecs (Codificador/Decodificador), que farão a codificação e decodificação dos sinais para transmissão. Tomando como base o modelo OSI, assinale, a seguir, dois protocolos VoIP que pertencem à Camada de Sessão.

A
RTP; IRC.

B
H.323; SIP.

C
RTCP; ATM.

D
ATM; Frame Relay.

Dadas as afirmativas relacionadas aos protocolos da camada 2 da arquitetura ISO/OSI,


I. O protocolo RARP substitui o ARP e permite a descoberta do endereço IP de um host a partir de seu endereço MAC.

II. O protocolo Ethernet utiliza o algoritmo CSMA/CA para coordenar acesso ao canal e detectar colisões de sinais transmitidos pelos hosts.

III. O protocolo 802.1Q pode ser utilizado dentro do contexto de Redes Locais Virtuais (VLANs) numa rede Ethernet.


verifica-se que está(ão) correta(s)


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Caso um usuário deseje utilizar o padrão IEEE 802.3z em uma rede de computadores, ele deve utilizar cabos do tipo


A

10Broad16.


B

1000Base-X.


C

1000Base-T.


D

100BaseT.

Sobre o protocolo HTTPS, qual das alternativas é a CORRETA?


A

Utiliza a criptografia simétrica para estabelecer um canal seguro para a troca da chave pública usada na cifragem dos dados desejados.


B

Utiliza a criptografia de chave pública para estabelecer um canal seguro para a troca da chave simétrica usada na cifragem dos dados desejados


C

Utiliza apenas a criptografia de chave pública, estabelecendo um canal seguro para realizar a cifragem dos dados desejados.


D

Utiliza apenas a criptografia simétrica, estabelecendo um canal seguro para realizar a cifragem dos dados desejados.


E

Utiliza certificados digitais como chave da criptografia simétrica para o estabelecimento de um canal seguro para cifragem dos dados desejados.

   
Gerar simulado