Questões de Concurso sobre Tipos de ameaças ou pragas virtuais - Página 12 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Tipos de ameaças ou pragas virtuais

 
 
Disciplina 1
Assunto 25
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
266 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma rede de computadores, a ação de programas maliciosos pode ser recorrente. Nesse contexto, um keylogger é um programa malicioso projetado para


A

capturar, armazenar e enviar para um terceiro as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.


B

replicar-se para causar danos ao sistema operacional de um computador.


C

alterar chaves de registro de um sistema operacional, comprometendo seu funcionamento.


D

gerar propagandas indesejáveis para o usuário.


E

enviar e-mails com conteúdo malicioso para contatos de um cliente de e-mail utilizado em um computador afetado pela ameaça.

Considere as informações abaixo sobre tipos de ameaças.

I. Falha de segurança no sistema operacional ou em aplicativos que permite o acesso ao computador sem ser detectado pelo Firewall.

II. Aplicativo que faz o download e exibe anúncios e propaganda na tela do computador sem solicitar autorização.

III. Aplicativos simples que são instalados no computador sem o conhecimento do usuário e que alteram o sistema para permitir ataques posteriores.

Os tipos de ameaças são, respectivamente,


A

Vírus, Spyware e Backdoor.


B

Backdoor, Worm e Vírus.


C

Cavalo de Tróia, Spyware e Vírus.


D

Backdoor, Adware e Cavalo de Tróia.


E

Cavalo de Tróia, Adware e Worm.

Ao se preparar para assumir um cargo técnico na Secretaria de Segurança de Goiás, um senhor recebeu a informação, do setor de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC), de que foi instalado, na rede de computadores de seu setor, um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Esse programa não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o tipo de programa malicioso descrito pelo setor de TIC.


A

vírus


B

bot


C

worm


D

spyware


E

cavalo de Troia

Atualmente, a forma mais utilizada para a disseminação de vírus é por meio de mensagens de e-mails com anexos recebidos pela internet. Para que o vírus seja ativado:


A

é necessária a transferência do anexo para a Área de trabalho do computador.


B

é necessário que o anexo contaminado seja aberto ou executado.


C

basta realizar a abertura da mensagem para a sua leitura.


D

é suficiente o download da mensagem do servidor de e-mail para o computador.


E

é necessário que, uma vez aberta a mensagem, haja uma conexão com a internet.

Um dos grandes problemas que afeta quem trabalha com computação, seja usuário avançado ou mesmo doméstico, é a possibilidade de infecção de seu sistema por um vírus. Com o crescimento da internet, cresce também a criminalidade virtual, e nos noticiários muitas vezes se vê algo relacionado ao tema. De acordo com Goodrich e Tamassia (2013), um vírus de computador, ou normalmente como é chamado, vírus, trata‐se de um programa de computador, que pode ser replicado pela modificação de outros arquivos e/ou programas, para inserir código capaz de replicação posterior. Segundo os autores, os vírus de um computador, normalmente seguem quatro fases de execução. São elas:


A

Dormente; Propagação; Ativação; e, Ação.


B

Ataque; Penetração; Replicação; e, Liberação.


C

Diversidade; Robustez; Autoexecução; e, Privilégio.


D

Anonimato; Garantia; Autenticidade; e, Disponibilidade.

Considere o seguinte processo de propagação e infecção de um tipo de malware.


Após infectar um computador, ele tenta se propagar e continuar o processo de infecção. Para isto, necessita identificar os computadores alvos para os quais tentará se copiar, o que pode ser feito de uma ou mais das seguintes maneiras:


a. efetuar varredura na rede e identificar computadores ativos;

b. aguardar que outros computadores contatem o computador infectado;

c. utilizar listas, predefinidas ou obtidas na Internet, contendo a identificação dos alvos;

d. utilizar informações contidas no computador infectado, como arquivos de configuração e listas de endereços de e-mail.


Após identificar os alvos, ele efetua cópias de si mesmo e tenta enviá-las para estes computadores, por uma ou mais das seguintes formas:


a. como parte da exploração de vulnerabilidades existentes em programas instalados no computador alvo;

b. anexadas a e-mails;

c. via programas de troca de mensagens instantâneas;

d. incluídas em pastas compartilhadas em redes locais ou do tipo P2P (Peer to Peer).


Após realizado o envio da cópia, ele necessita ser executado para que a infecção ocorra, o que pode acontecer de uma ou mais das seguintes maneiras:


a. imediatamente após ter sido transmitido, pela exploração de vulnerabilidades em programas sendo executados no computador alvo no momento do recebimento da cópia;

b. diretamente pelo usuário, pela execução de uma das cópias enviadas ao seu computador;

c. pela realização de uma ação específica do usuário, a qual ele está condicionado como, por exemplo, a inserção de uma mídia removível.


Após o alvo ser infectado, o processo de propagação e infecção recomeça, sendo que, a partir deste momento, o computador que antes era o alvo passa a ser também originador dos ataques.


Trata-se do processo de propagação e infecção por


A

worm.


B

vírus.


C

backdoor.


D

trojan.


E

spyware.

Um computador de uma rede foi infectado por um programa malicioso que captura as ações relativas a teclado, para se obter, de forma indevida, senhas e informações de logins. Esse tipo de software malicioso é classificado como:


A

backdoor.


B

keylogger.


C

botnet.


D

phpkits.


E

intdetector.

Analise as seguintes afirmativas sobre ameaças à Segurança da Informação:


I. Cavalo de Troia é um programa que contém código malicioso e se passa por um programa desejado pelo usuário com o objetivo de obter dados não autorizados do usuário.

II. Worms, ao contrário de outros tipos de vírus, não precisam de um arquivo host para se propagar de um computador para outro.

III. Spooging é um tipo de ataque com consiste em mascarar pacotes IP utilizando endereços de remetentes falsos.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Códigos maliciosos são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.


Imagem associada para resolução da questão


Entre esses códigos, um programa é projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Um exemplo é o Keylogger, capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking. Esse tipo de programa é denominado:


A

kaspersky


B

spyware


C

firewall


D

spam

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado