Imagem de fundo

A Portaria 15/1988 do Ministério da Saúde determina que o...

A Portaria 15/1988 do Ministério da Saúde determina que o registro de produtos saneantes domissanitários com finalidade antimicrobiana seja feito de acordo com normas regulamentares. Considerando os conceitos dessa Portaria sobre os processos de esterilização e desinfecção, é correto afirmar que:


A

desinfetantes são formulações cuja composição apresenta substâncias microbicidas, e têm efeito letal apenas para microrganismos esporulados.


B

esterilizantes são formulações cuja composição apresenta substâncias microbicidas, e têm efeito letal também para microrganismos esporulados.


C

desodorizantes são formulações cuja composição apresenta substâncias microbicidas ou microbiostáticas, capazes de controlar os odores desagradáveis advindos do metabolismo microrgânico. Apresentam efeito letal sobre microrganismo.


D

adjuvantes são substâncias que também atuam como soluções esterilizantes porque atuam como microbicidas ou microbiostáticos.


E

substâncias microbiostáticas são produtos que, como os desinfetantes, atuam com o princípio ativo que é letal para os microrganismos.