Imagem de fundo

Na Educação Básica “(…) O percurso formativo deve ser...

Na Educação Básica “(…) O percurso formativo deve ser aberto e contextualizado, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas, também, conforme cada projeto escolar, estabelecer outros componentes flexíveis e variáveis que possibilitem percursos formativos que atendam aos inúmeros interesses, necessidades e características dos educandos.” (BRASIL, 2013, p. 27 in Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - 2016).

Considerando o enunciado, assinale a alternativa correta.


A

O currículo deve consistir em um conjunto de componentes curriculares isolados que apresenta uma visão articuladora, respeitando a organização e a integração das Áreas do Conhecimento.


B

O currículo deve, ainda, oportunizar soberania às unidades educativas para selecionar temas, estabelecer vínculos intersetoriais e proporcionar espaços a serem utilizados para tal.


C

A articulação entre os componentes curriculares serve de ancoragem para a apropriação do conhecimento, preparando os estudantes para compreenderem e transformarem a si mesmos e aos outros, na interação social situada na cultura e na história, entendendo esses estudantes como sujeitos íntegros e complexos, que não podem ser compreendidos de forma compartimentada.


D

O currículo é entendido como o direito, a todos os estudantes, de se apropriarem de conhecimentos das diferentes áreas, assim como de valores, comportamentos e atitudes que lhes permitam compreender o mundo e nele se adaptar.


E

O currículo deve prever parâmetros gerais para o estabelecimento das relações interpessoais; a organização dos tempos e dos espaços de ensino e aprendizagem; os modos de exploração das vivências dos estudantes para abordagem de conhecimentos formais; e os encaminhamentos acerca da avaliação e dos objetivos que convergem para desenvolver a cognição.