

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O item 2.7.2 – Generalidades, do Manual Técnico de Referência em Projetos e Obras Civis de edificações e de Geração, Transmissão e Subtransmissão define: “Aterros são partes da obra cuja formação requer o depósito de materiais, provenientes de corte e/ou de empréstimos, dentro dos limites das seções de projeto (“offsets”), que definem a área da instalação”.
A alternativa que contempla item a ser levado em conta na execução dos aterros, segundo o Manual, é:
Para o corpo do aterro, a espessura da camada lançada será menor ou igual a 20 cm. A espessura das cinco camadas finais não poderá ultrapassar 30 cm.
Quando as encostas apresentarem inclinação transversal acentuada, maior que 25%, serão escarificadas com um trator de lâmina, produzindo ranhuras, acompanhando as curvas de nível.
Quando as encostas apresentarem inclinação transversal acentuada, entre 15 e 25%, serão executados degraus, em nível, ao longo da área a ser aterrada, para solidarização do aterro.
Todas as camadas serão compactadas na umidade ótima, tolerando-se desvio de umidade de até 3% e grau de compactação mínimo de 95%, obtido pelo ensaio de compactação do “Proctor Normal”.