Questões de Concurso sobre Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) - Legislação Aplicada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
37 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca do contrato de gestão celebrado entre a AgSUS e o Ministério da Saúde, julgue o item a seguir.


O Ministério da Saúde tem obrigação de transferir os créditos previstos no contrato de gestão, de acordo com o cronograma de desembolso estabelecido, observados os valores aprovados na lei orçamentária anual e a existência de limite financeiro-orçamentário.


C

Certo


E

Errado

Com base no Código de Conduta e Ética da AgSUS, julgue o próximo item.


O empregado da AgSUS tem o direito de dedicar parte de sua jornada semanal de trabalho ao fim particular de formação acadêmica.


C

Certo


E

Errado

Com base no Decreto n.º 11.790/2023, que dispõe sobre a AGSUS, julgue o próximo item.


A penalidade para membro do Conselho Deliberativo da AGSUS que for condenado em processo administrativo disciplinar é de afastamento do cargo por 120 dias, por decisão da maioria absoluta dos membros daquele conselho.


C

Certo


E

Errado

Julgue o seguinte item de acordo com o previsto no Código de Conduta e Ética da AgSUS.


É dever de todos os colaboradores da AgSUS ter autorização formal para divulgação ou uso do patrimônio intelectual da agência.


C

Certo


E

Errado

Avalie, com base na Resolução do Conselho Deliberativo da AgSUS nº 03, de 27 de fevereiro de 2024, se as atribuições do Diretor Presidente da AgSUS incluem, entre outras:


I. Representar legalmente a entidade e movimentar suas contas bancárias

II. Cumprir e fazer cumprir as decisões do Conselho Deliberativo, as disposições estabelecidas no Estatuto, regulamentos e demais normas da AgSUS.

III. Dirigir, coordenar e controlar a execução das atividades da AgSUS, praticando os atos necessários à gestão técnica, administrativa, orçamentária e financeira.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A Resolução nº 6 do Conselho Deliberativo da AgSUS, de 02 de julho de 2024, estabelece a Política de Gestão de Pessoas da AgSUS.


No âmbito da abrangência da referida política, considere a descrição a seguir:


“um conjunto de práticas laborais e processos de trabalho voltados à geração de valor e ao alcance de resultados que estejam em compasso com o bem-viver do trabalhador, incentivando a cooperação e a colaboração em equipes e com ênfase na ergonomia, na educação corporativa, na aprendizagem autodirigida, na inovação e na importância do descanso e da fruição do tempo livre.”


Ela conceitua


A

produtividade compassiva.


B

provimento institucional.


C

produtividade ativa.


D

provimento corporativo.


E

gestão horizontal.

A Resolução do Conselho Deliberativo nº 09, de 02 de julho de 2024, aprova o Código de Conduta e Ética da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde - AgSUS.


O código dispõe que todos que atuam na Instituição devem agir dentro dos padrões de conduta que reflitam sua integridade pessoal e profissional, observando e cumprindo as diretrizes e princípios previstos no Código de Conduta e Ética.


Avalie se, por isso, todos devem, entre outras condutas:


I. manter a conformidade com a lei, a transparência, a honestidade, a moralidade, a lealdade, a eficiência, a imparcialidade e a colaboração no ambiente de trabalho;

II. assegurar o respeito no ambiente de trabalho, nas relações, bem como a diversidade e a inclusão, oferecendo-se oportunidades justas e equitativas para todos, independentemente de sua etnia, gênero, orientação sexual, aparência, religião ou opinião;

III. garantir a qualidade dos serviços prestados aos parceiros, atendendo seus usuários com prontidão, respeito e profissionalismo; respeitar o princípio do sigilo profissional da sua área de formação e de atuação;

IV. preservar o meio ambiente e atuar preventivamente em relação aos riscos ambientais, à saúde, à segurança das pessoas, evitando perdas e ações inseguras;


Estão corretas as condutas


A

I e IV, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

A Resolução do Conselho Deliberativo da AgSUS nº 01, de 05 de fevereiro de 2024, aprova o Estatuto da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS - AgSUS, nos termos da Lei nº 14.621, de 14 de julho de 2023, com a regulamentação do Decreto nº 11.790 de 20 de novembro de 2023.


Com base na referida resolução, à AgSUS compete, entre outras, as seguintes ações, à exceção de uma, que está errada. Assinale-a.


A

atuar na atenção primária à saúde no âmbito do SUS, em caráter complementar e colaborativo com os entes federativos.


B

desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, inclusive no tocante a novos produtos, serviços ou processos, mediante integração entre o ensino e o serviço.


C

executar o Programa Médicos pelo Brasil ou outras iniciativas de provimento em colaboração e articulação com o Ministério da Saúde e em consonância com o Plano Nacional de Saúde.


D

promover programas e ações de caráter intermitente para a qualificação profissional na atenção secundária à saúde.


E

monitorar e avaliar os resultados das atividades desempenhadas no âmbito de suas competências.

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), que atua desde 2023 - Lei nº 14.621/2023, é dedicada a gestão de pessoas, tecnologias e projetos estratégicos para o SUS, com práticas sócio ambientalmente responsáveis, explicitadas no seu Plano Estratégico (2024-2026). A Agência tem como missão, “apoiar o Sistema Único de Saúde - SUS na execução de soluções inovadoras para o fortalecimento da saúde pública brasileira”. Nesse contexto, considere o caso hipotético da demanda de projeto para o ambiente da recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que está na etapa de decisão sobre os sistemas de vedação externos (paredes e coberturas) e que se alinha com a NBR 15.575 em compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.


Com relação às diretrizes do critério de desempenho térmico podem ser aplicadas ao projeto, avalie os itens a seguir.


I. Determinar os materiais da envoltória considerando índices adequados de transmitância e condutividade térmica com vista a proporcionar um ambiente termicamente adequado ao seu cenário de uso e ocupação.

II. Considerar índices adequados de permeabilidade e/ou estanqueidade da envoltória em relação, tanto às condicionantes do meio externo quanto às demandas de conforto ambiental do usuário.

III. Otimizar o consumo de energia de sistemas de iluminação e climatização artificial (aquecimento e refrigeração) de acordo com a demanda do ambiente, evitando desperdícios.


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

De acordo com a Resolução do Conselho Deliberativo da AgSUS nº 10, de 27 de fevereiro de 2024, a AgSUS tem os seguintes grandes objetivos estratégicos constantes do planejamento institucional 2024-2026, que norteiam todo o trabalho desenvolvido, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.


A

Reduzir a carteira de projetos com foco nas necessidades do SUS.


B

Ampliar estratégias de provimento e de qualificação para os profissionais do SUS.


C

Impulsionar a inovação e a transformação na saúde.


D

Posicionar a Agência como alternativa viável para a oferta de cuidado na Saúde Indígena.


E

Alcançar a eficiência operacional e sustentabilidade da Agência.

A Lei Federal nº 13.958, de 18 de dezembro de 2019, institui o Programa Médicos pelo Brasil, no âmbito da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).


O Art. 6º da lei autoriza o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS – AGSUS, com a finalidade de promover, em âmbito nacional, a execução de políticas de desenvolvimento da atenção à saúde indígena, nos diferentes níveis, e das atenções primária e especializada à saúde.


Avalie se a referida lei estabelece ainda que, para esse propósito, deve ser dada ênfase:


I. na saúde da família;

II. em áreas com vazios assistenciais e nos locais de difícil provimento;

III. na valorização da presença dos médicos nas atenções primária e especializada à saúde no SUS;

IV. na promoção da formação profissional, especialmente na área de saúde da família;

V. na incorporação de tecnologias assistenciais e de gestão relacionadas com as atenções primária e especializada à saúde.


Estão corretos os itens


A

I, II e III, apenas.


B

IV e V, apenas.


C

I, II, III e IV, apenas.


D

II, III, IV e V, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

 
1
 
Gerar simulado