Questões de Concurso sobre Município de Cruzeiro - Legislação Aplicada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a disposição INCORRETA com relação ao Adicional pela Prestação de Serviço Extraordinário no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro:


(Lei Municipal nº 4.586/2017 - Estatuto do Servidor Municipal - Regime jurídico dos servidores públicos do Município de Cruzeiro e Autarquias, art. 125, 126, 130 )


A

O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de trinta por cento em relação à hora normal de trabalho.


B

No caso de trabalho em dia consagrado ao repouso semanal e em feriado, o adicional será de cem por cento sobre a hora normal.


C

O trabalho executado em ponto facultativo instituído pelo Município não estará sujeito ao pagamento do adicional por serviço extraordinário, devendo ser compensado conforme acordo entre as partes.


D

O serviço extraordinário pago ao servidor integrará, pela média do valor dos serviços realizados nos respectivos períodos aquisitivos, o cálculo da gratificação natalina e das férias.

Assinale a disposição INCORRETA com relação ao Estágio Probatório no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro:


(Lei Municipal nº 4.586/2017 - Estatuto do Servidor Municipal, art. 37, 38, 42, 46)


A

O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de dois anos, durante o qual serão avaliadas sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo.


B

A avaliação especial de desempenho, durante o período de estágio probatório, ocorrerá, a cada doze meses nos moldes de regulamento.


C

O servidor em estágio probatório será exonerado, se ficar comprovada, administrativamente, sua incapacidade ou inadequação para as atribuições do cargo público.


D

O servidor estável que for nomeado, após concurso público, para outro cargo de provimento efetivo não ficará dispensado de novo estágio probatório.

A Unidade Escolar deverá fazer levantamento entre os estudantes, principalmente os do período noturno, regularmente matriculados, para identificar aqueles que se 7 encontram, ou não, em condição de dispensa da prática de Educação Física. Neste sentido, analise os procedimentos atinentes:


1 - Informar aos estudantes que o pedido de dispensa é facultativo; solicitar documento comprobatório que justifique a dispensa.

2 - A dispensa da prática de Educação Física deverá ser requerida no início de cada período letivo, inclusive com a apresentação de novas declarações, atestados, demais documentos e o requerimento.

3 - Estudante que comprove prole pode pleitear a dispensa da prática de Educação Física.


(GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de procedimentos de vida escolar, pág. 63)


De acordo com a fonte referida estão corretos os itens:


A

1 e 2, apenas


B

1 e 3, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 2 e 3.

São atribuições do Inspetor de Alunos no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro:


1 - Acompanhar alunos no embarque e desembarque do veículo de transporte escolar, na ida à escola e no retorno à casa, após o término das aulas.

2 - Impedir permanência de alunos durante o recreio nas salas de aula e observar a circulação dos mesmos.

3 - Reprimir furtos na escola, comunicar a diretoria caso ocorra e vistoriar mochila, pertences, locais em busca dos objetos furtados.


(ANEXO I do Edital do CP 1/2025 - Atribuições funcionais do cargo)


De acordo com a fonte referencial estão corretos os itens:


A

1 e 2, apenas.


B

1 e 3, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 2 e 3.

O Atendimento Domiciliar, de acordo com as possibilidades do estabelecimento de ensino, é o procedimento pedagógico excepcional, dispensado pela escola aos estudantes com afecções congênitas ou adquiridas que comprovem, preservadas as condições intelectuais e emocionais, capacidade de realizar atividades compatíveis com seu estado de saúde. Acerca do tema, analise as disposições:


1 - É procedimento administrativo essencial o requerimento do estudante ou seu responsável legal, dirigido ao Diretor de Escola, solicitando o Atendimento Domiciliar, após comprovação da afecção ou da doença de que é acometido. Necessário anexar o atestado médico que explicite a doença ou afecção e o tempo de duração, devidamente assinado e carimbado pelo médico.

2 - É vedado o arquivamento no prontuário do estudante dos procedimentos comprobatórios do atendimento domiciliar, visando a não exposição de circunstância pessoal de saúde, seja definitiva ou temporária.

3 - Deve-se atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e as possibilidades do estabelecimento.


(GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de procedimentos de vida escolar, pág. 51)


De acordo com a fonte referida estão corretos os itens:


A

1 e 2, apenas.


B

1 e 3, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 2 e 3.

São atribuições do Secretário de Escola, no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro:


1 - Elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativos às atividades escolares.

2 - Elaborar propostas das necessidades de material permanente e de consumo.

3 - Participar da elaboração do projeto pedagógico da Unidade Escolar.


(ANEXO I do Edital do CP 1/2025 - Atribuições funcionais do cargo)


De acordo com a fonte referencial estão corretos os itens:


A

1, apenas.


B

1 e 2, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 2 e 3.

 
 
Gerar simulado