

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com fundamento na Lei Orgânica do Município de Santa Cecília do Sul, todo o poder municipal emana do:
Governador.
Povo.
Presidente.
Político.
Prefeito.
Com referência no Plano de Carreira do Município de Santa Cecília do Sul, analise as assertivas abaixo:
I. A Administração Municipal não promoverá treinamentos para os seus servidores, ficando a cargo de cada funcionário a capacitação necessária.
II. O recrutamento para os cargos efetivos far-se-á para a classe inicial de cada categoria funcional, mediante concurso público.
III. O padrão de vencimento deverá estar contido na especificação de cada categoria funcional.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
De acordo com os termos do Código de Posturas do Município de Santa Cecília do Sul, a numeração das casas será fornecida pelo:
Proprietário.
Locador.
Município.
Servidor.
Representante.
Com base no Regime Jurídico do Município de Santa Cecília do Sul, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É permitido cometer ao servidor atribuições diversas das de seu cargo.
( ) O pagamento da remuneração das férias poderá ser solicitado pelo servidor antes do início do gozo.
( ) O servidor que prestar trabalho noturno fará jus a um adicional sobre o vencimento do cargo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F.
V – V – V.
V – F – V.
F – F – F.
F – V – V.
De acordo com os termos do Código de Posturas do Município de Santa Cecília do Sul, os ___________ são responsáveis pela limpeza do passeio e sarjeta fronteiriços a sua residência.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
moradores
vizinhos
empresários
familiares
locadores
Segundo os termos do Regime Jurídico do Município de Santa Cecília do Sul, o servidor nomeado ficará sujeito a estágio probatório, no qual a sua ___________________ serão objeto de avaliação por Comissão Especial.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
família e amigos
capacidade e amigos
família e capacidade
aptidão e família
aptidão e capacidade
Segundo os termos do Regime Jurídico do Município de Santa Cecília do Sul, o ______________ determinará, quando não estabelecido em lei ou regulamento, o horário de expediente das repartições.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Juiz
Promotor
Desembargador
Prefeito
Advogado
Segundo os termos da Lei Orgânica do Município de Santa Cecília do Sul, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor:
Diferente para empresários.
Igual para todos.
Diferente para classe média alta.
Igual somente para os pobres.
Diferente para trabalhadores.
Com base no Estatuto da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Poder Público incentivará a uma maior equidade para os negros nos empregos oferecidos na iniciativa privada.
( ) O Poder Público vedará a participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural.
( ) O Poder Público adotará as medidas necessárias para o combate à intolerância para com as religiões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F.
V – V – V.
V – F – V.
F – V – V.
F – F – F.
Com a denominação de Santa Cecília do Sul, o território foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10.763/1996, desmembrando-se do município de:
Ibiaçá.
Lagoa Vermelha.
Marau.
Tapejara.
Passo Fundo.
Com base no Plano de Carreira do Município de Santa Cecília do Sul, o recrutamento para os cargos efetivos far-se-á para a classe:
Inicial.
Média.
Intermediária.
Posposta.
Final.
De acordo com a Lei Orgânica, para integrar a organização, o planejamento, a ação e a execução de funções públicas de interesses regionais, estaduais e nacionais comuns, o Município, com autorização da Câmara Municipal, poderá associar-se:
I. A outros municípios.
II. Ao Estado.
III. À União.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Segundo a Lei a Orgânica, são iniciativas do Prefeito as Leis referentes aos seguintes temas, EXCETO:
Fixação ou modificação do efeito de Guarda Municipal.
Proposição de projetos que criam, modificam ou extinguem cargos ou funções dos serviços da Secretaria da Câmara Municipal.
Criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica e fixação de sua remuneração.
Servidores públicos do Município, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria.
Criação, estruturação e atribuições das Secretarias Municipais e órgãos da administração pública municipal.
Quanto às gratificações e adicionais, de acordo com a Lei nº 006/2001, assinale a alternativa correta.
A gratificação natalina é percebida pelo servidor a cada três anos de efetivo exercício na função.
O funcionário estável terá direito a um avanço de doze avos da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício, no respectivo ano.
Os servidores que executem atividades penosas, insalubres ou perigosas farão jus a um adicional de 20% sobre o vencimento do cargo.
O adicional por Tempo de Serviço é concedido aos Servidores Municipais que completarem 15 (quinze) anos de efetivo exercício no Serviço Público Municipal, correspondente a uma gratificação de 15% (quinze por cento) do respectivo salário básico do nível/classe.
Ao servidor que prestar trabalho noturno, poderá ser pago um adicional incidente sobre o valor do menor padrão de vencimentos do quadro de servidores do município.
A participação popular no interesse específico do município, da cidade, do distrito ou de bairros será exercida no processo legislativo. Segundo a Lei Orgânica, associe a Coluna 1 à Coluna 2, relacionando a forma de garantia dessa participação à respectiva descrição.
Coluna 1
1. Plebiscito e Referendo.
2. Iniciativa popular de leis.
3. Audiências públicas.
4. Conselhos populares.
5. Tribuna livre.
Coluna 2
( ) Garante a participação de populares, entidades civis, associações ou sindicatos, para tratar de relevantes assuntos de interesse da comunidade ou das classes e categorias representadas.
( ) Poderão ser convocados para as questões relevantes do destino do município, quando pelo menos cinco por cento (5%) do eleitorado requerer à Justiça Eleitoral, ouvida a Câmara Municipal.
( ) Terão informações sobre quaisquer atos, fatos, projetos ou documentos da Administração; sua composição, estrutura, atribuições e mandato serão definidos em Lei, garantida a participação de entidades representativas.
( ) Realiza-se mediante a apresentação de propostas subscrita por, no mínimo, cinco por cento (5%) do eleitorado municipal, ou nos termos da Lei Orgânica.
( ) Poderão ser requeridas por um por cento (1%) do eleitorado do Município.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 5 – 2 – 4.
4 – 2 – 3 – 5 – 1.
5 – 1 – 4 – 2 – 3.
3 – 4 – 1 – 5 – 2.
2 – 5 – 3 – 4 – 1.
Sobre o Regime Jurídico, analise os exemplos a seguir, referentes à concessão de licença ao servidor:
Quais desses servidores obterão autorização para licenciar-se, de acordo com a previsão legal?
Somente Simone.
Somente Carlos.
Somente Roberta.
Somente Simone e Roberta.
Simone, Carlos e Roberta.
Antônio assinou os documentos referentes a sua posse. Quantos dias ele tem para apresentar-se na repartição onde irá trabalhar, de acordo com a Lei nº 006/2001?
30 (trinta).
15 (quinze).
10 (dez).
05 (cinco).
02 (dois).
Considere o seguinte: Liane é Prefeita e Artur é o Vice-Prefeito; na Câmara de Vereadores, Rosemari é a Presidente, Clara é a Vice-Presidente e Romeu é o 1º Secretário; e, por fim, comandam as Secretarias Municipais: Alfredo – Administração, Cláudio – Fazenda, Romildo – Agricultura, Osmar – Obras. Havendo vacância dos cargos de Liane e Artur, serão, sucessivamente, chamados ao exercício da Chefia do Executivo Municipal, conforme previsto na Lei Orgânica:
Alfredo, Osmar e Romildo.
Rosemari, Clara e Romeu.
Cláudio, Alfredo e Rosemari.
Clara, Cláudio e Alfredo.
Romildo, Romeu e Osmar.
Conforme Lei Municipal nº 006/2001, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de, EXCETO:
Falecimento de avô ou avó, pelo período de cinco dias.
Exercício de cargo em comissão, no Município.
Convocação para o serviço Militar.
Júri e outros serviços obrigatórios por lei.
Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, quando remunerada.
Quanto à Licença-Prêmio, de acordo com a Lei Municipal nº 006/2001, é correto afirmar que:
Após cada três anos ininterruptos de serviço prestado ao Município, a contar do encerramento do estágio probatório em cargo de provimento efetivo, o servidor fará jus a Licença-Prêmio, de três meses.
Aos servidores transferidos contar-se-á somente o tempo prestado ao município a partir da emancipação.
A Licença-Prêmio poderá ser convertida em tempo de serviço em dobro, para fins de aposentadoria.
O servidor poderá converter até 30% (trinta por cento) da Licença-Prêmio em abono pecuniário.
É inviável que a Licença-Prêmio seja gozada fracionadamente.