Questões de Concurso sobre Município de Saudades - Legislação Aplicada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um servidor estável do Município de Saudades/SC solicita transferência para outro órgão municipal, argumentando que o novo setor possui a mesma atribuição e vencimento do cargo atual. O RH precisa analisar se o pedido está amparado pela lei.


Com base no Art. 23 da Lei nº 05/2002, assinale a alternativa correta:


A

A transferência depende exclusivamente do pedido do servidor.


B

A transferência exige equivalência de cargo, existência de vaga e pode ocorrer a pedido ou de ofício, desde que atenda ao interesse público.


C

A transferência só ocorre por determinação judicial, mesmo havendo vaga.


D

transferência é permitida mesmo sem equivalência de atribuições.

Um servidor público efetivo do Município de Saudades/SC comunica formalmente à Administração que pretende concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições municipais. O servidor informa que necessita afastar-se de suas funções para cumprir o período de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral. O setor de Recursos Humanos consulta o Estatuto dos Servidores para verificar o direito ao afastamento e as condições aplicáveis.


Com base no Art. 89 da Lei nº 05/2002, assinale a alternativa correta quanto à licença para atividade política:


A

A licença para atividade política somente é permitida a servidores com mais de 10 anos de exercício no serviço público.


B

O servidor poderá afastar-se por até 30 dias antes das eleições, sem remuneração, devendo compensar o período posteriormente.


C

O servidor poderá afastar-se para campanha eleitoral, porém sem remuneração, independentemente do período de desincompatibilização.


D

O servidor tem direito à licença para atividade política, com remuneração, durante os três meses que antecedem o pleito ou conforme determinação da legislação eleitoral.

O município de Saudades/SC possui uma trajetória histórica marcada pela colonização alemã, dificuldades de comunicação e longos períodos de isolamento. Esse conjunto de elementos contribuiu para a formação de um forte sentimento identitário entre seus habitantes, reforçando valores de união, resiliência e pertencimento. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o principal motivo que deu origem ao nome "Saudades":


A

Referência às montanhas que circundavam o território na época da colonização.


B

Homenagem aos primeiros lideranças políticas da região.


C

Sentimento dos colonizadores em relação à antiga colônia que haviam deixado.


D

Distância da capital estadual, que dificultava o acesso administrativo.

Um servidor deseja parcelar suas férias em três períodos distintos no mesmo ano. O setor questiona se isso é legalmente possível.


Com base no Art. 78 do estatuto do servidor, assinale a alternativa correta:


A

O parcelamento só pode ocorrer em dois períodos.


B

O parcelamento em até três etapas é permitido, desde que solicitado pelo servidor e no interesse da Administração.


C

Só pode parcelar quem tiver mais de 5 anos de exercício.


D

É proibido parcelar férias.

Um servidor efetivo não foi aprovado no estágio probatório e o setor de pessoal questiona se existe amparo legal para sua exoneração de ofício. Com base no Art. 34 do Estatuto do Servidor, assinale a alternativa correta:


A

A exoneração de ofício só ocorre quando o servidor solicita mudança de cargo.


B

A exoneração de ofício é aplicada quando não cumpridas as condições do estágio probatório ou quando o servidor não entra em exercício no prazo legal.


C

A exoneração é proibida nos três primeiros anos de exercício.


D

A exoneração só pode ocorrer por pedido do servidor.

Analise as afirmativas sobre a reintegração prevista no Art. 28 do Estatuto do Servidor:


I.A reintegração ocorre quando a demissão do servidor é invalidada por decisão administrativa ou judicial.

II.O servidor reintegrado retorna ao cargo que ocupava, com direito a ressarcimento de todas as vantagens.

III.Caso o cargo esteja ocupado, o ocupante atual deve ser indenizado e exonerado imediatamente.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas I e II estão corretas.


D

Apenas II está correta.

Durante auditoria interna, foram identificadas ausências e atrasos de um servidor. O RH deve aplicar as regras do Art. 52 do Estatuto do Servidor. Analise as afirmativas abaixa e marque (V) quando verdadeiro e (F) quando falso:


(__)O servidor perde a remuneração do dia em que faltar sem justificativa.

(__)Atrasos e saídas antecipadas podem gerar desconto proporcional.

(__)Faltas justificadas por caso fortuito ou força maior serão sempre descontadas.



Assinale a alternativa com sequência correta:


A

V, V, F.


B

V, F, F.


C

V, F, V.


D

F, V, V.

A primeira expedição importante que chegou ao litoral de Santa Catarina, conforme o texto, foi a de:


A

Diego Ribeiro.


B

Juan Dias Solis,


C

Sebastião Caboto,


D

Hermann Blumenau.

 
 
Gerar simulado