Imagem de fundo

A Lei no 5.692/1971, ao instituir o teatro como disciplina escolar obrigatória, levou o...

A Lei no 5.692/1971, ao instituir o teatro como disciplina escolar obrigatória, levou o extinto Conselho Federal de Educação a formular os cursos de educação artística, oferecendo formação superior para professores de teatro. Com relação ao caráter desses cursos, assinale a alternativa correta.


A

Estabeleciam a formação no modelo conhecido como “3+1”, no qual o currículo do bacharelado em artes cênicas era complementado por um ano letivo destinado às disciplinas de caráter pedagógico.


B

Eram fortemente influenciados pela tradição dos conservatórios dramáticos, cujo currículo era marcado pelo atendimento ao tom declamatório da literatura dramática.


C

Adotavam as perspectivas da Escola Nova, associadas a Herbert Read e Victor Lowenfeld, para os quais o ensino da arte deve ter como base a livre expressão.


D

Ofereciam formação polivalente em música, desenho, artes plásticas e teatro, denominada licenciatura curta, seguida da licenciatura plena, com a escolha pela habilitação específica.


E

Promoviam uma formação interdisciplinar, rompendo com as fronteiras entre as linguagens artísticas, em diálogo com as perspectivas modernistas da arte.