Imagem de fundo

De acordo com a Lei nº 10.048/2000, que trata da prioridade de atendimento a pessoas, a...

De acordo com a Lei nº 10.048/2000, que trata da prioridade de atendimento a pessoas, assinale a alternativa CORRETA.


A

As penalidades por descumprimento da lei aplicam-se exclusivamente a servidores públicos, não alcançando empresas concessionárias de serviços públicos.


B

O atendimento prioritário pode ser realizado por meio de guichês, caixas ou atendentes específicos, e, na ausência destes, deve ocorrer imediatamente após o atendimento em curso.


C

A prioridade de atendimento é garantida apenas em repartições públicas, não se estendendo a estabelecimentos privados.


D

A lei assegura atendimento prioritário às pessoas com deficiência, idosos com 65 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo, excluindo os obesos e autistas.


E

Os doadores de sangue têm prioridade absoluta sobre todos os demais grupos previstos na lei, independentemente da data da doação.