Questões de Concurso sobre Decreto nº 21.111/1932 - Aprova o regulamento para a execução dos serviços de radiocomunicação no território nacional.

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Durante praticamente toda a década de 1920, o rádio brasileiro caracterizou-se pela produção de programas simples – informativos ou musicais – que eram resultado da falta de investimento no setor. Os anos 30, entretanto, trazem uma mudança súbita e fundamental na programação radiofônica, mais especificamente a partir de 1932 (…)”


(MOREIRA, Sonia Virgínia. O Rádio no Brasil.

Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1991)


O Decreto-Lei nº 21.111, de 1º de março de 1932, foi decisivo para o fomento e expansão das rádios na primeira metade do século XX. O artigo 73 deste decreto-lei estabeleceu


A

a regulamentação dos cargos e funções nas organizações radiofônicas.


B

o investimento industrial na cadeia de produção da radiofonia brasileira.


C

o provimento e a redução de custos dos aparelhos receptores ao público brasileiro.


D

a regulamentação de publicidade nas organizações radiofônicas.


E

a regulamentação dos direitos autorais na programação radiofônica.

“A publicidade foi permitida por meio do Decreto n° 21.111, de 1° de março de 1932, que regulamentou o Decreto n° 20.047, de maio de 1931, primeiro diploma legal sobre a radiodifusão, surgido nove anos após a implantação do rádio no país. As primeiras emissoras a entrar em operação antes do Decreto n° 20.047, obtiveram suas licenças com base na regulamentação da radiotelegrafia, o Regulamento para Serviços de Radiotelegrafia e Radiotelefonia, decreto n° 16.657, de 5 de novembro de 1924. O Governo mostra, a partir dos anos 30, preocupar-se seriamente com o novo meio, [...], regulamentando o seu funcionamento e passando a imaginar maneiras de proporcionar-lhes bases econômicas mais sólidas, concretizadas pelo Decreto nº 21.111, que autorizava a veiculação de propaganda pelo rádio, tendo limitado sua manifestação, inicialmente, a 10% da programação, posteriormente elevada a 20% [...]” (ORTRIWANO, 1985, p. 15). Dada a importância do Decreto n° 21.111 e seu impacto na estruturação do rádio na década de 1930, marque a opção INCORRETA.


A

Com o advento da publicidade, as emissoras se organizam como empresas para disputar mercado e visam ao lucro.


B

O rádio mostrou-se um meio eficaz para incentivar o consumo e objetivava alcançar grandes audiências.


C

As emissoras investiram na contratação do cast radiofônico e apresentaram mudanças radicais na forma e no conteúdo dos programas, buscando uma linguagem eclética e com apelo às emoções.


D

A introdução de mensagens publicitárias provocou uma verdadeira metamorfose do veículo.


E

Não impactou na sobrevivência financeira das emissoras de rádio, uma vez que as emissoras de rádio pertenciam aos grupos de poder.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:


I. Segundo o artigo 69 do Decreto nº 21.111/1932, promulgado pelo Governo Vargas, um programa de rádio de caráter nacional e oficial deveria ser ouvido simultaneamente, em todo o território nacional, em horário pré-determinado pelo Governo.

II. O Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC) foi criado para cuidar especificamente da radiodifusão durante o Governo Vargas.

III. A radiodifusão foi objeto de regulação logo no início do Governo Vargas.

IV. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) cuidava da divulgação e difusão da produção musical brasileira, que era muito rica no período áureo das rádios.

V. O rádio foi percebido pelo Governo Vargas como um importante instrumento de educação, de interesse nacional.


A

Apenas I, III, IV.


B

Apenas II, IV, V.


C

Apenas IV, V.


D

Apenas I, II.


E

Apenas II, IV.

No tocante à ética operacional em radiocomunicação, assinale a opção correta.


A

A urbanidade no tom e na maneira de falar são exigidos na operação de comunicações via rádio, o que não impede, em determinadas circunstâncias, a utilização de gírias ou calão, bem como proferir elogios, agradecimentos e despedidas ao iniciar e concluir a transmissão da mensagem.


B

As radiocomunicações devem ser dotadas dos atributos de urbanidade, precisão, rapidez e sigilo.


C

A Central não terá prioridade sobre as estações fixas, móveis e portáteis; os prefixos considerados especiais não terão prioridade sobre as estações fixas, móveis e portáteis, nas solicitações de QTC à Central; as estações móveis e portáteis não terão prioridade, nem mesmo em caráter de emergência, sobre as demais estações.


D

Entre os deveres dos operadores de rádio, está o de atender de pronto todas as chamadas, porém não há necessidade de permanecer no local onde o equipamento de rádio estiver instalado.


E

Quanto à orientação de manuseio dos equipamentos, o operador poderá empreender esforços para consertar o equipamento.

 
 
Gerar simulado