Questões de Concurso sobre Decreto nº 9.739/2019 - Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com o Decreto nº 9.739/2019, compete ______ definir, padronizar, sistematizar e estabelecer os procedimentos inerentes às atividades de organização e inovação institucional, por meio da edição de enunciados e de instruções. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

às unidades setoriais do SIORG


B

às unidades seccionais do SIORG


C

ao sistema informatizado do SIORG


D

ao órgão central do SIORG


E

ao órgão central e seccional do SIORG

Considere as seguintes afirmativas a respeito do Cadastro de Reserva em Concursos Públicos, nos termos do artigo 29 do Decreto nº 9.739, de 2019:


I. O edital do concurso público preverá a quantidade limite de aprovações e a colocação a partir da qual o candidato será considerado automaticamente reprovado.

II. A nomeação dos aprovados em cadastro de reserva é faculdade da administração pública federal e depende de autorização do Ministro de Estado da Economia.

III. O número de aprovados em Cadastro de Reserva não poderá ser superior a 3 (três) vezes o número de vagas para provimento imediato.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

II e III, apenas.

Segundo o Decreto nº 9.739/2019, que estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, analise as afirmativas seguintes.


I. A validade de um concurso público é de até dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

II. Os editais de concursos públicos devem conter informações para os quantitativos reservados a pessoas com deficiência e os respectivos critérios de admissão.

III. O concurso público de provas e de provas e títulos deverá ser realizado em uma única etapa para todos os cargos de nível superior.

IV. A nomeação de candidatos aprovados em concurso deve observar a ordem de classificação.

V. A avaliação psicológica será realizada após as provas escritas, e antes das provas orais e de aptidão física, quando houver.


Estão corretas


A

I, II e IV, somente.


B

I, III e V, somente.


C

II, III e IV, somente.


D

I, II, III e IV, somente.


E

III, IV e V, somente.

O Decreto n° 9.739/2019 estabelece medidas para aprimorar a eficiência organizacional da administração pública federal. Sobre o que prescreve este decreto, analise as afirmativas seguintes.


I. O Decreto incentiva a digitalização de processos administrativos como medida de eficiência.

II. O planejamento estratégico é obrigatório para órgãos e entidades da administração pública.

III. A ocupação de cargos de direção exige capacitação prévia em gestão pública.

IV. O decreto determina a eliminação de funções que estejam ociosas ou duplicadas.

V. A revisão periódica dos processos organizacionais é recomendada para garantir a eficiência.


Estão corretas


A

II e IV, somente.


B

I, II, IV e V, somente.


C

III e V, somente.


D

I e IV, somente.


E

II e V somente.

O Decreto Federal nº 9.739/2019 e suas alterações posteriores estabelecem normas sobre concursos públicos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Segundo as disposições do referido Decreto, no edital de abertura de inscrições para os concursos públicos das mencionadas entidades, deverão constar, entre outras, as seguintes informações:


1. O quantitativo de cargos a serem providos.

2. A indicação do nível de escolaridade exigido para a posse no cargo público.

3. A denominação do cargo, a classe de ingresso e a remuneração inicial, com a discriminação das parcelas que a compõem.

4. A descrição das atribuições do cargo público.

5. As leis e os regulamentos que disponham sobre o cargo ou a carreira.


O resultado da somatória dos números correspondentes às informações corretas é:


A

09.


B

10.


C

12.


D

14.


E

15.

O Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg) é um composto estruturante do Governo Federal, responsável por fornecer as estruturas dos órgãos da Administração Federal, sendo referência na tabela de unidades organizacionais para os outros sistemas estruturantes.


Compete às unidades setoriais e seccionais do Siorg


A

definir, padronizar, sistematizar e estabelecer os procedimentos inerentes às atividades de organização e inovação institucional, por meio da edição de enunciados e de instruções.


B

estabelecer fluxos de informação entre as unidades integrantes do Siorg e os demais sistemas de atividades auxiliares, com vistas a subsidiar os processos de decisão e a coordenação das atividades governamentais.


C

administrar o cadastro de órgãos e de entidades.


D

promover estudos e propor a criação, a fusão, a reorganização, a transferência e a extinção de órgãos e de entidades.


E

desenvolver padrões de qualidade e funcionalidade destinados à melhoria do desempenho dos trabalhos e dos serviços prestados.

José Maria está inscrito para realizar um concurso público no âmbito de uma instituição pública federal. No período de estudo, o candidato precisou consultar as regras gerais da administração pública aplicáveis a concursos públicos estabelecidas no Decreto 9.739/2019. Sobre as regras gerais em concursos públicos, com base no referido decreto, é correto afirmar:


A

Os concursos públicos serão de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizados em duas etapas, de acordo com a lei ou regulamento específico.


B

O Ministro de Estado da Economia não poderá autorizar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, durante o período de validade do concurso.


C

A nomeação dos aprovados em cadastro de reserva é uma faculdade da administração pública federal, independe de autorização do Ministro de Estado da Economia.


D

O edital de concurso público para formação de cadastro de reserva preverá a quantidade limite de aprovações, mas não poderá prever a colocação a partir da qual o candidato será considerado automaticamente reprovado.


E

A indicação, no edital, das técnicas admitidas e do desempenho mínimo para a classificação é facultativa em provas de aptidão física de concursos públicos.

 
 
Gerar simulado