Questões de Concurso de Lei nº 11.741/2008 - Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da e - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1042393

Concurso

Questão 5

Nível

Considere as seguintes assertivas a respeito da Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 11.741/2008, que alterou dispositivos da Lei nº 9.394/96:

I – Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação estão adstritos às diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

II – A Educação Profissional e Tecnológica contempla a educação profissional técnica de nível médio, contudo, fica dispensada de observar as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

III – A educação de jovens e adultos deverá articular-se, obrigatoriamente, com a educação profissional.

IV – As instituições de educação profissional e tecnológica oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionando a matrícula necessariamente ao nível de escolaridade do candidato.

Está correto o que se afirmar em:

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Questão de Concurso - 1082762

Concurso

Questão 40

Nível

Em 2018, comemoraram-se dez anos da sanção da lei 11.741/2008 que alterou as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), redimensionando, institucionalizando e integrando as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e da educação profissional e tecnológica.

Como o advento da lei 11.741/2008, é correto afirmar que:

  • A.

    A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida obrigatoriamente de forma articulada com o ensino médio, nos estabelecimentos da rede pública de ensino.

  • B.

    A educação profissional técnica de nível médio articulada, desenvolvida de forma concomitante, será oferecida exclusivamente a quem ingresse no ensino médio ou a que a ele tenha concluído.

  • C.

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • D.

    A educação profissional e tecnológica abrangerá exclusivamente os cursos técnicos, sejam eles concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, e os superiores em tecnologia.

Questão de Concurso - 946838

Concurso IFRN Professor - Área: Àlgebra Linear 2017

Questão 36

FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível Superior

De acordo com a Lei 11.741/2008, a educação profissional técnica de nível médio deve ser desenvolvida em duas formas: articulada com o ensino médio e subsequente.

Essa última forma objetiva ofertar cursos destinados aos estudantes que tenham concluído

  • A. o ensino médio.
  • B. um curso básico de auxiliar.
  • C. um curso FIC de qualificação profissional.
  • D. o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania-ProITEC.

Questão de Concurso - 749853

Concurso IFBA Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 36

FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Nível Superior

A Lei nº 11.741/2008, em seu artigo 39, que redimensiona os dispositivos da Lei 9394/96 define que a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes níveis:
  • A. educação profissional técnica de nível médio, educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação e formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
  • B. formação técnica de nível básico, compreendendo o ensino fundamental e o ensino médio, e educação profissional tecnológica de graduação.
  • C. segundo segmento do Ensino fundamental, nos municípios onde não houver cursos de graduação e ensino profissional e técnico de nível médio.
  • D. formação profissional e científica de nível fundamental e médio; educação tecnológica de graduação e mestrado profissional.
  • E. ensino profissional de nível médio, escolas técnicas e institutos superiores de educação tecnológica e científica.