

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Diafásica”, denominação cunhada por Eugenio Coseriu, à semelhança dos termos diatópica e diastrática, designa as variedades “estilísticas” entre os diversos tipos de modalidade expressiva. São exemplos, entre outros, de variedades diafásicas as:
variedades de “níveis” entre os diferentes estratos socioculturais de uma comunidade linguística.
variedades de dialetos entre os diferentes espaços geográficos em que uma língua histórica é falada.
diferenças entre língua falada e língua escrita, entre língua de “uso” e língua literária.
expressões espontâneas entre pessoas escolarizadas que não apresentam a fixidez das formas gramaticais.
variedades linguísticas que decorrem do contato dos falantes de uma língua com os falantes de uma língua estrangeira, como a língua “mista” falada nos portos da China, “o pidgin”.