Imagem de fundo

Tratando-se de discurso, marque (V) verdadeiro ou (F) falso...

Tratando-se de discurso, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta.


( ) Nos textos narrativos, chamamos discurso a reprodução das falas ou dos pensamentos das personagens.

( ) No discurso indireto livre, a voz do narrador se intercala com a da personagem sem nenhuma marca linguística que assinale a transição entre uma e outra.

( ) Discurso direto é aquele no qual as palavras das personagens e / ou das pessoas, são diretamente reproduzidas. O narrador reproduz fielmente as palavras empregadas pelas personagens.

( ) No discurso indireto, o narrador transmite apenas o sentido do que foi dito pelas personagens sem reproduzir fielmente suas palavras. Para fazer isso, o narrador se vale de conectivos e altera os tempos verbais empregados na fala – no caso em questão, o pretérito imperfeito e o mais-que-perfeito substituem o presente e o pretérito perfeito.


A

F – V – V – F.


B

V – F – F – V.


C

V – V – V – V.


D

F – F – V – F.