Imagem de fundo

Leia o trecho a seguir."Quem sofre de insônia? E as horas...

Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 05

Insônia infeliz e feliz

Clarice Lispector

Imagem associada para resolução da questão

De repente os olhos bem abertos. E a escuridão toda escura. Deve ser noite alta. Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite. E a cabeça clara e lúcida. Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite e que não me maldiga. Quem?

Quem sofre de insônia? E as horas não passam. Saio da cama, tomo café. E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar porque Dr. José Carlos Cabral de Almeida, dietista, acha que preciso perder os quatro quilos que aumentei com a superalimentação depois do incêndio. E o que se passa na luz acesa da sala? Pensa-se uma escuridão clara. Não, não se pensa. Sente-se.

Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão. Ler? Jamais. Escrever? Jamais. Passa-se um tempo, olha-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram. Quem estará acordado agora? E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite pois posso estar dormindo e não perdoar. Tomar uma pílula para dormir? Mas e o vício que nos espreita? Ninguém me perdoaria o vício. Então fico sentada na sala, sentindo. Sentindo o quê? O nada. E o telefone à mão.

Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta. Depois vai amanhecendo.

As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos.

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/content/uploads/2017/01/2fb34981563848b2.jpg. Acesso em 14/07/2026.

Leia o trecho a seguir.

"Quem sofre de insônia? E as horas não passam. Saio da cama, tomo café."

Com base na pontuação empregada no trecho, assinale a alternativa correta.


A

O ponto de interrogação foi empregado para introduzir uma explicação, enquanto a vírgula separa o sujeito do predicado.


B

O ponto final foi utilizado para indicar continuidade entre as ideias, e a vírgula marca a presença de um vocativo.


C

A vírgula foi empregada para separar termos de uma enumeração de substantivos, e o ponto de interrogação expressa uma ordem.


D

O ponto de interrogação e o ponto final exercem a mesma função no trecho, diferenciando-se apenas pela entonação da leitura.


E

O ponto de interrogação indica uma pergunta; o ponto final delimita enunciados declarativos; e a vírgula separa orações coordenadas assindéticas.