

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No trecho “A educação inclusiva, portanto, não está excluída do pacote”, as palavras sublinhadas são, respectivamente:
Preposição – substantivo – advérbio – conjunção.
Artigo – adjetivo – conjunção – advérbio.
Pronome – substantivo – substantivo – advérbio.
Artigo – pronome – adjetivo – preposição.
Pronome – adjetivo – conjunção – preposição.
Assinale a alternativa em que esteja corretamente indicada uma palavra que exerça, no texto, papel adjetivo.
disparados (L.8)
dezenas (L.16)
achados (L.18)
primeira (L.34)
identificado (L.57)
Analise as informações a seguir:
I. Adjetivos têm como característica qualificar substantivos. É correto afirmar que no trecho: “Cada empregado é responsável por manter limpo e ordenado seu ambiente de trabalho...”, há quatro adjetivos.
II. Pronomes têm como características substituir, retomar ou se referir ao substantivo. É correto afirmar que no trecho: “Cada empregado é responsável por manter limpo e ordenado seu ambiente de trabalho...”, há dois pronomes.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale a alternativa em que o termo indicado, no texto, exerça papel adjetivo.
final (L.3)
descoberto (L.5)
interior (L.9)
duas (L.34)
“Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa.” (3º parágrafo). Neste trecho, estão destacados respectivamente um pronome, um substantivo e um adjetivo. A alternativa que apresenta três palavras destacadas pertencentes a essas mesmas classes gramaticais é:
“Este trabalho apresenta características da pesquisa documental” (4º parágrafo)
“A consulta aos arquivos públicos nos permite esboçar um histórico da função de secretário escolar” (4º parágrafo)
“[...] buscamos descrever os resultados da pesquisa tendo como base o presente documento” (5º parágrafo)
“O texto estrutura-se com base na exposição de instrumentos normativos que discriminem quem são os profissionais da Educação” (6º parágrafo)
Os adjetivos podem indicar qualidades positivas ou negativas, características, estados ou relações dos substantivos.
A frase abaixo em que o adjetivo destacado indica um estado, é:
A maneira mais fácil de mudar a história é tornar-se um historiador;
É indispensável ouvir testemunhas oculares dos acidentes;
Pessoas cansadas não movem moinhos;
A história se repete. Essa é das coisas erradas com ela;
História é mentira encadernada.
Assinale a alternativa em que a palavra indicada, no texto, desempenhe papel adjetivo.
metade (L.4)
declarado (L.11)
escassez (L.30)
várias (L.41)
Nas frases abaixo está presente o adjetivo “grande”, que pode indicar diferentes significados.
Assinale a frase em que o significado desse adjetivo está corretamente indicado.
O hábito é o grande guia da vida humana / extenso.
Ao lermos os grandes aforistas, temos a impressão de que todos se conheciam muito bem / famosos.
O amor é um grande mestre, ensina de uma só vez / inteligente.
Sou muito grande, e muito superior é o destino para o qual nasci, para que eu possa permanecer escravo do meu corpo / valente.
É sabido que a grande diferença do homem consiste em fabricar ferramentas separadas, recuperáveis. Ou seja, se um inseto carrega uma serra, carrega-a continuamente / insuperável.
Assinale a alternativa que apresente a classe morfológica do termo em destaque no período: Eu não fumava antes de começar a vaporizar.
Substantivo.
Advérbio.
Verbo.
Adjetivo.
Preposição.
Sobre o emprego de classes gramaticais, afirma-se que, conforme Cegalla:
I. Os nomes próprios personativos são determinados pelo artigo quando usados no plural. Por exemplo: ‘os Maias’, ‘os Caxias’.
II. O adjetivo aparece na frase como adjunto adnominal, predicativo do sujeito e predicativo do objeto. Usa-se amiúde o adjetivo com valor de substantivo; antepõe-se-lhe o artigo.
III. Quando o sujeito da oração é ‘milhões’, seguido de substantivo feminino plural, o particípio ou o adjetivo podem concordar, no masculino, com ‘milhões’, ou, por atração, no feminino, com o substantivo feminino.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.