

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É invariável quanto a gênero e a número o termo sublinhado em:
Seus companheiros talvez nem soubessem que se chamasse Nestor
Foi este último um dos mais divertidos e perigosos brinquedos da nossa infância
Nestor, em suma, teve a meninice normal de um filho de funcionário público
um riso de fato diminutivo, nascido de reservados solilóquios
sendo-lhe vetado por lei castigar-nos com o bastão
Ao escrever “tecidos, pedras e metais preciosos, especiarias”, o autor do texto quer mostrar que o adjetivo “preciosos” se refere a
pedras, somente.
metais, somente.
tecidos, pedras e metais, somente.
pedras e metais, somente.
tecidos, pedras, metais e especiarias.
Considerando que o adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, indica suas qualidades e estados, assinale a expressão assinalada que NÃO se trata de tal classe gramatical.
“As plantas andam meio loucas: (...)”
“Quanto aos pobres humanos, uns andam com gripes invernais muito prolongadas, (...)”
“As estações perplexas, mas bem‐educadas, apresentam suas razões com bons modos, (...)”
“Vem o vento ríspido misturar os nossos papéis, sacudir as trepadeiras, estremecer as portas e distribuir lumbagos e torcicolos.”
Considerando que adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado ou condição, assinale a afirmativa na qual a expressão evidenciada NÃO se trata dessa classe de palavras.
“Meu pé de milho é um belo gesto da terra.” (4º§)
“Anteontem aconteceu o que era inevitável, (...)” (4º§)
“Sou um ignorante, um pobre homem de cidade.” (3º§)
“Secaram as pequenas folhas, pensei que fosse morrer.” (2º§)
Observe o vocábulo MAIOR utilizado em:
“Embora nunca tenha confessado, esta cena foi o ponto de partida para Orwell criar o Big Brother, cuja amplitude é maior, universal.”
Assinale a opção em que o termo também funciona como um adjetivo e está flexionado no mesmo grau da frase acima.
Na Idade Média, a tecnologia mais primitiva era um bem muito maior do que as ferramentas robóticas de hoje.
Na Idade Média, a tecnologia não era a maior de todas as modernidades.
Na Idade Média, um ritual religioso apenas era tão importante quanto maior fosse a tecnologia da época.
Na Idade Média, o maior valor humano era a religião, e não a tecnologia.
Na Idade Média, o maior homem de todos não chegava à altura de Deus.