

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise a seguinte sentença:
"O poeta sensível caminhava pela rua, enquanto a jovem sonhadora observava o movimento da cidade."
Considerando a classificação dos adjetivos quanto ao gênero, assinale a alternativa correta:
Sensível é adjetivo uniforme e sonhadora é adjetivo biforme, pois apenas este varia conforme o gênero.
Sensível é adjetivo biforme e sonhadora é adjetivo uniforme, pois apenas o primeiro varia conforme o gênero.
Sensível e sonhadora são ambos adjetivos uniformes, pois mantêm a mesma forma para masculino e feminino.
Sensível e sonhadora são ambos adjetivos biformes, pois apresentam formas distintas para masculino e feminino.
Porém, não notamos sabor salgado em rios, córregos e lagos. Isso ocorre porque a água doce, sendo constantemente renovada pela chuva, dilui as quantidades de sais dissolvidos. O volume de água doce é muito maior que o de minerais dissolvidos.
Assinale a opção que contenha apenas adjetivos.
salgado − renovada.
maior − minerais.
quantidades − renovada.
doce − constantemente.
"Pacientes com mau funcionamento dos rins grave e pacientes com mau funcionamento do fígado'. O vocábulo 'mau' pertence a classe dos adjetivos. Analise os termos destacados nos enunciados a seguir:
I.Eles venderam muito cara a fruta.
II.Não preciso de muito para me sustentar.
III.Ele trabalha com mais garra depois que recebeu a promoção.
IV.Era meio-dia e meia.
Os termos destacados, que também possuem valor de adjetivo, estão nas alternativas:
Apenas I e IV.
Apenas I e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas II e III.
Apenas I, III e IV.
No trecho “Esse estudo ressalta a influência do audiovisual na formação da opinião pública e na possível motivação de ações coletivas.”, os termos destacados devem ser classificados, respectivamente, por:
Adjetivo, adjetivo e adjetivo.
Substantivo, adjetivo e adjetivo.
Adjetivo, substantivo e substantivo.
Adjetivo, substantivo e adjetivo.
TEXTO I:
Morte e Vida Severina nasceu com o objetivo de ser um Auto de Natal – encenação do nascimento de Jesus Cristo. O texto foi encomendado para os palcos, em 1956, pela dramaturga Maria Clara Machado. Só que autor lhe entregou com o acréscimo de um adjetivo: Auto de Natal Pernambucano.
Depois de efetuar a leitura, assinale a alternativa que melhor classifica o adjetivo “Pernambucano” em gênero, número e grau:
Gênero: Feminino, Número: Plural, Grau: Comparativo.
Gênero: Masculino, Número: Singular, Grau: Normal (ou Positivo).
Gênero: Feminino, Número: Singular, Grau: Superlativo.
Gênero: Masculino, Número: Plural, Grau: Comparativo.
Gênero: Masculino, Número: Singular, Grau: Superlativo.
Em relação aos adjetivos, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta.
"O antigo relógio da praça ainda marcava as horas precisamente."
Neste caso, o termo "antigo" classifica-se como:
Adjetivo pátrio, indicando origem.
Adjetivo demonstrativo, apontando localização.
Adjetivo possessivo, mostrando posse.
Adjetivo qualificativo, caracterizando o substantivo.
Adjetivo ordinal, indicando posição.
No terceiro período, a palavra “notáveis”, que caracteriza o substantivo “cidadãos”, é classificada como adjetivo.
Certo
Errado
E o carbono é um ótimo material para produzir um componente vital das baterias.
O número de adjetivos presente na frase é de:
três.
dois.
quatro.
um.
Observe a relação vocabular entre os seguintes vocábulos: doente / adoecer / doença.
Assinale a opção que apresenta as palavras cognatas que exemplificam, de forma adequada, as mesmas classes das palavras destacadas.
conveniente / convir / inconveniência.
aparecimento / parecer / aparência.
consciente / conscientizar / consciência.
constantemente / constar / constância.
pertencimento / pertencer / pertinência.
Assinale a alternativa em que o primeiro termo destacado é um pronome com valor possessivo, e o segundo, um adjetivo.
... já ia se conformando em ser chamada de dona Teresa, caiu doente
O mesmo caso, ajuntou, houve cerca de 15 anos atrás...
Mandou-me um bilhete com a letra meio trêmula, falando em reumatismo.
Entregou-me a chave, fez qualquer observação sobre o aquecedor...
“Dói-me o corpo inteiro, senhor; o corpo inteiro.”
A Nova gramática do português contemporâneo, p. 238, indica os diversos valores semânticos dos adjetivos: uma qualidade (positiva ou negativa), uma característica (aspecto ou aparência), um estado e, finalmente, uma relação (uma relação de tempo, espaço, matéria, finalidade, propriedade, procedência etc.) com o substantivo.
Assinale o segmento textual, de Machado de Assis, em que predominam os adjetivos de relação.
“E ambos ali ficaram silenciosos, ofegantes e namorados, nesse êxtase dulcíssimo que é porventura o melhor estado da alma humana” (Ressurreição)
“Quando duas almas da mesma índole se encontram, já isto não é terra, é céu, céu puríssimo e diáfano, céu que os serafins povoam de encantadas estrofes” (Histórias românticas)
“Os que são verdadeiramente dedicados ao serviço do altar, têm um gosto infinito em colher bons servidores para ele, almas cândidas, vocações sinceras, ícones e puras!!” (Histórias românticas)
“Há criaturas que chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze, tão símplices, tão cegas, tão verdes as compõe a natureza; para essas o crepúsculo é o prolongamento da aurora”. (A Mão e a Luva)
“Hélvia foi o nome da mulher que honrou a raça humana, mulher imortal que devia ter o busto em todas as cidades e em todos os parlamentos, pois foi ela a autora da maior obra que os séculos ainda conheceram, foi a mãe de Cícero”. (Relíquias da Casa Velha)
O vocábulo Sério?, no último quadrinho, considerando o contexto em que se encontra, trata-se de um(a):
Adjetivo uniforme.
Advérbio de dúvida.
Substantivo abstrato.
Pronome indefinido.
Conjunção integrante.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos usos linguísticos no texto.
O pronome “isso” (8º parágrafo) retoma a oração “A proposta foi fortemente criticada por parlamentares da oposição” (7º parágrafo).
O adjetivo “fortemente” (7º parágrafo) indica que as críticas tiveram repercussão mais expressiva do que a defesa do PL, resultando na votação majoritariamente favorável à proposta.
O verbo ‘flexibilizar’ (1º parágrafo) indica que o controle e a aprovação de agrotóxicos serão facilitados caso a proposta se torne Lei.
A expressão ‘uniformizar a nomenclatura’ (6º parágrafo) explicita o intuito de homogeneizar a quantidade de veneno que se aplica no Brasil em relação aos países-membros da OCDE.
Acerca da classificação gramatical dos vocábulos do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
aberto (l.6) trata-se de um adjetivo.
apenas (l. 6) trata-se de um advérbio.
os (l. 11) trata-se de um artigo.
sem (l.22) trata-se de uma conjunção.
portão (l.25) trata-se de um substantivo.
De acordo com a gramática, adjetivo é a palavra que modifica um substantivo, com ele concordando em gênero e número.
Assinale a alternativa em que as duas palavras em destaque exercem a função de adjetivos.
tem a ver com a poluição ambiental. / [a sardinha] é totalmente vegana.
O nobre das águas gélidas está … / … puxar a sardinha para a sua brasa.
… – é totalmente vegana. / … é sempre o mais caro.
É preciso desmistificar a ideia… / … de que o alimento mais saudável…
Preço salgado e qualidade nutricional … / … é o mais rico em proteínas.
Observe o vocábulo MAIOR utilizado em:
“Embora nunca tenha confessado, esta cena foi o ponto de partida para Orwell criar o Big Brother, cuja amplitude é maior, universal.”
Assinale a opção em que o termo também funciona como um adjetivo e está flexionado no mesmo grau da frase acima.
Na Idade Média, a tecnologia mais primitiva era um bem muito maior do que as ferramentas robóticas de hoje.
Na Idade Média, a tecnologia não era a maior de todas as modernidades.
Na Idade Média, um ritual religioso apenas era tão importante quanto maior fosse a tecnologia da época.
Na Idade Média, o maior valor humano era a religião, e não a tecnologia.
Na Idade Média, o maior homem de todos não chegava à altura de Deus.
Os adjetivos ‘conhecidíssima’ (sétimo parágrafo) e ‘pontuda’ (décimo primeiro parágrafo) qualificam o mesmo termo no texto, mas do emprego do primeiro se depreende mais intensidade que do segundo.
Certo
Errado
Em todas as opções abaixo há uma sequência de adjetivos que expressam uma mesma ideia; a opção em que esses adjetivos partem do menos para o mais intenso é:
amigo / companheiro / parceiro;
afastado / distante / remoto;
colérico / irado / raivoso;
sentimental / sensível / afetivo;
delicado / gentil / educado.
Assinale a alternativa correta acerca do adjetivo “caritativa” (l. 25).
A locução adjetiva correspondente a esse adjetivo é “de cuidado”.
A palavra indica uma qualidade humana.
Pode-se usar a palavra “indulgente” com o mesmo sentido de emprego do texto.
A palavra tem como radical “carid”, de caridade.
Um antônimo possível para o adjetivo é a palavra “altruísta”.
Em “Guarujá é docemente conhecida como a "Pérola do Atlântico", a palavra ‘docemente’ é:
um advérbio, pois modifica o verbo.
um adjetivo, pois modifica o substantivo.
um substantivo, pois modifica o advérbio.
um artigo, pois modifica o substantivo.