

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise:
“Marcos, professor de matemática, não pode dar aula hoje.”
Assinale a opção que apresenta a classificação correta dos termos destacados:
Complemento Verbal;
Vocativo;
Aposto;
Complemento Nominal.
No sétimo período, os termos "da promessa", "de construção" e "da escola" são complementos nominais dos nomes "cumprimento", "promessa" e "construção", respectivamente, na estrutura "o cumprimento da promessa de construção da escola".
Certo
Errado
“À propriedade da vítima coube servir de palco para a execução deste sórdido enredo.”
A crase que inicia o período indica que o trecho realçado se trata de um:
objeto indireto.
sujeito simples.
adjunto adnominal.
complemento nominal
objeto direto preposicionado.
Evolução da atmosfera terrestre
Estima-se que a atmosfera terrestre tenha surgido há cerca de quatro bilhões de anos. Essa camada de gás formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos provenientes do interior da Terra emergiram. Parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço, contudo, alguns fixaram-se ao redor do planeta em decorrência da gravidade atuante.
Na atmosfera primitiva, não havia presença de gases como o oxigênio. Os gases abundantes eram metano, gás carbônico, nitrogênio e, inclusive, gases compostos por substâncias venenosas. Apresentava altas temperaturas e tinha o Sol como a principal fonte de energia. Isso possibilitou que os primeiros organismos vivos surgissem: as bactérias de metabolismo anaeróbico (sem a presença de oxigênio).
Por meio da formação dos oceanos, começaram a surgir plantas marinhas primitivas, que passaram a realizar o processo de fotossíntese, modificando, então, a composição de gases da atmosfera. As características atuais da atmosfera só foram adquiridas há cerca de 65 milhões de anos. A concentração de oxigênio na atmosfera levou aproximadamente 1,5 bilhão de anos para chegar aos 21%.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/atmosfera-terrestre.htm. Acesso em: 14 mai. 2026.
Acerca dos aspectos sintáticos, assinale a alternativa correta.
No trecho: “Parte desses gases e elementos dissiparam-se no espaço...”, a concordância verbal também ficaria correta se o verbo destacado fosse colocado no singular.
No período: “Apresentava altas temperaturas e tinha o Sol como a principal fonte de energia”, há uma inadequação gramatical no que se diz respeito à concordância verbal.
No trecho: “Estima-se que a atmosfera terrestre tenha surgido há cerca de quatro bilhões de anos”, o que tem função de sujeito e é, morfologicamente, pronome relativo.
Em: “... começaram a surgir plantas marinhas primitivas, que passaram a realizar o processo de fotossíntese...”, os termos em destaque exercem, respectivamente, as funções de objeto direto e sujeito simples.
Em: “... começaram a surgir plantas marinhas primitivas, que passaram a realizar o processo de fotossíntese...”, a palavra destacada apresenta-se sob essa forma flexional, porque se refere a dois núcleos nominais.
"Em um estudo, cientistas pediram a 77 adultos que ingerissem 320 calorias em amêndoas ou biscoitos todos os dias, por 12 semanas."
A expressão 'Em um estudo' exerce a função sintática de:
Sujeito da oração principal, indicando o agente da ação.
Adjunto adnominal do substantivo 'cientistas', atribuindo-lhe uma característica.
Adjunto adverbial que indica contexto da ação verbal.
Objeto direto do verbo 'pedir', exercendo a função de complemento verbal.
O cérebro precisa manter simultaneamente dois modelos mentais incompatíveis: aquilo em que acreditamos e aquilo que o outro afirma.
Em relação às relações sintáticas e semânticas presentes no período, assinale a alternativa CORRETA.
O substantivo "modelos", na expressão "modelos mentais incompatíveis", exerce função de adjunto adnominal dentro da estrutura do período composto em que se encontra.
O segmento "aquilo que o outro afirma" exerce função de adjunto adverbial de afirmação, por se tratar de um reforço semântico dentro do período em que se encontra.
O substantivo "cérebro", por constituir o núcleo do sujeito da oração e por ser um substantivo abstrato, estabelece relação de dependência sintática direta com o sintagma "modelos mentais incompatíveis".
O adjetivo "incompatíveis" estabelece relação de sentido entre os dois segmentos que aparecem após os dois-pontos: "aquilo em que acreditamos" e "aquilo que o outro afirma".
"A pressa é inimiga DA PERFEIÇÃO." A expressão em destaque nesse antigo ditado popular tem função sintática de:
Complemento nominal.
Objeto indireto.
Adjunto adverbial.
Objeto direto.
Aposto.
No excerto “Pesquisas de 2025 indicam que o setor pode enfrentar perdas de até US$ 1,4 trilhão até 2055”, a oração “que o setor pode enfrentar perdas de até US$ 1,4 trilhão até 2055” exerce a função sintática de objeto direto.
Certo
Errado
O estudo ajudou a compreender o comportamento das abelhas, mas até Nakrani encontrar Tovey era o tipo de pesquisa que críticos consideram inútil.
No trecho apresentado, a expressão "das abelhas" exerce a função sintática de:
Complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo abstrato "comportamento", indicando o referente ao qual esse comportamento se vincula.
Objeto indireto, pois integra a regência do verbo "compreender" por meio de um termo preposicionado indispensável ao sentido da oração.
Agente da passiva, pois identifica o responsável pela ação expressa no substantivo "comportamento", desempenhando função típica das construções passivas.
Adjunto adnominal, pois determina o substantivo "comportamento", atribuindo-lhe uma relação de posse vinculada às abelhas no contexto apresentado.
Há 25 anos, "no 11 de setembro" de 2001, um grupo extremista transformou aviões comerciais em armas contra alvos nos Estados Unidos. "Atônito", o mundo buscou informações na internet, "que" na época ainda não suportava um volume "tão" grande de acessos e praticamente parou.
Analise se as afirmativas a seguir sobre os termos destacados são falsas (F) ou verdadeiras (V).
(__)O trecho "no 11 de setembro" exerce a função de adjunto adverbial de tempo, situando o fato narrado no tempo ocorrido.
(__)O termo "Atônito" atribui um estado ao sujeito "o mundo", exercendo a função sintática de predicativo do sujeito.
(__)O pronome relativo "que" retoma o termo "informações", estabelecendo com ele uma relação de caracterização.
(__)O vocábulo "tão" exerce a função de pronome indefinido, indicando quantidade imprecisa relacionada ao substantivo "volume".
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pelos termos em destaque no período: A capital do Paraná concentra uma população aproximada de 70 mil descendentes de ucranianos.
Objeto Direto.
Predicativo.
Vocativo.
Sujeito.
Objeto Indireto.
No trecho “... não desenvolvem mecanismos eficientes de comunicação com a sociedade”, a expressão destacada exerce função sintática de
objeto direto.
complemento nominal.
adjunto adnominal.
predicativo.
Considere o verso:
“Não aguento ser apenas um sujeito
que abre portas.”
A respeito da função sintática e do valor semântico do termo “apenas”, assinale a alternativa correta.
O termo apenas exerce a função de adjunto adnominal, pois caracteriza diretamente o substantivo sujeito.
O termo apenas é um predicativo do sujeito, pois atribui uma característica ao referente do pronome oculto na oração.
O termo apenas funciona como complemento nominal de sujeito, estabelecendo uma relação de dependência semântica.
O termo apenas exerce a função de adjunto adverbial de exclusão (ou restrição), modificando o predicativo do sujeito um sujeito que abre portas e limitando o alcance da identificação expressa pelo falante.
O termo apenas é um objeto direto do verbo ser, completando o sentido da locução verbal.
No último parágrafo do texto, os termos “do Voluntariado” e “Lucas” desempenham funções sintáticas distintas.
Certo
Errado
Analise a frase abaixo:
□ “Os médicos sofrem com o desgaste físico, emocional e mental da sua profissão”
A parte sublinhada faz papel sintático de:
Sujeito.
Objeto direto.
Objeto indireto.
Adjunto adverbial de tempo.
Complemento nominal do substantivo “profissão”.
Considerar os trechos a seguir.
• “As aventuras do menino-marionete extrapolam — e muito — as fronteiras do entretenimento infantil.” (2º parágrafo)
• “[...] lançando o jovem Pinóquio à jornada do herói.” (2º parágrafo)
Os termos sublinhados exercem, respectivamente, as funções sintáticas de:
Objeto indireto | complemento nominal.
Adjunto adnominal | objeto indireto.
Objeto direto | complemento nominal.
Objeto direto | objeto indireto.
Dados oficiais indicam crescimento acelerado da comunidade brasileira na Espanha nos últimos anos, com milhares de novos registros apenas no último trimestre analisado.
Assinale a alternativa correta quanto à sintaxe de elementos da frase apresentada.
O termo "oficiais" exerce função de complemento nominal ao atribuir característica ao substantivo "Dados".
O termo "Dados oficiais" exerce função de sujeito da forma verbal "indicam", estabelecendo a base informacional da oração.
O trecho "crescimento acelerado" exerce função de predicativo do sujeito ao atribuir característica ao termo "Dados oficiais".
A expressão "nos últimos anos" exerce função de complemento nominal ligado ao substantivo "Espanha" no desenvolvimento da oração.
Considere sintaticamente o trecho a seguir:
“Amado por uns, ignorado por outros, mas indispensável para todos.”
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação ao trecho.
( ) O trecho classifica-se como uma frase nominal. Os particípios e o adjetivo caracterizam um referente recuperável na amplitude do texto e não em isolado.
( ) Os termos “por uns” e “por outros” exercem a função sintática de objetos diretos dos particípios de valor adjetivo que os antecedem.
( ) O fragmento apresenta sujeito indeterminado, identificado pela desinência verbal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V
V • F • V
V • F • F
F • V • V
F • F • V
Considere o trecho a seguir.
“Em seguida, os pesquisadores utilizaram esse fio para limpar os dentes de camundongos, simulando o uso comum do produto.”
A expressão “Em seguida” exerce, nesse contexto, a função sintática de:
objeto indireto.
aposto explicativo.
adjunto adnominal.
complemento nominal.
adjunto adverbial de tempo.
No trecho destacado em negrito —“a campa foi outro berço”—, a estrutura sintática é construída a partir de um verbo de ligação.
Com base nessa organização gramatical, assinale a alternativa que classifica corretamente a função sintática do termo “outro berço”.
Objeto indireto, uma vez que completa o sentido de um verbo transitivo sem a exigência de uma preposição intermediária.
Adjunto adverbial de lugar, dado que indica o espaço físico exato para onde o narrador se desloca após o falecimento.
Sujeito da oração, pois representa o termo agente que realiza a ação expressa pela forma verbal “foi”.
Predicativo do sujeito, pois expressa uma característica ou qualidade atribuída ao sujeito (“a campa”) por meio de um verbo de ligação.
Objeto indireto, visto que atua como o complemento paciente da ação, ligando-se ao verbo de forma indireta.