

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No segundo parágrafo, o pronome “Sua” (penúltimo período) refere-se a “você”.
Certo
Errado
No texto, a palavra “nações” (último parágrafo) está empregada em referência a “estados” (penúltimo parágrafo), como forma de exaltar os entes federados que aderiram ao modelo de sistema educacional inaugurado por Pernambuco.
Certo
Errado
No trecho [...] trata-se de línguas de transmissão oral, sem tradição escrita, nas quais o conhecimento é passado de geração a geração [...], o termo em destaque tem como referente
tradição escrita.
conhecimento.
línguas de transmissão oral.
geração.
Acerca da ocorrência de um dêitico no primeiro quadrinho, assinale a alternativa correta.
A forma de primeira pessoa do demonstrativo deve-se ao fato de que é feita uma referência temporal ao passado, em relação ao momento da fala.
O enunciador emprega um pronome demonstrativo que deixa clara sua participação no assalto de que fala, no momento presente.
O pronome demonstrativo faz referência ao leitor do texto; por esse motivo, poderia ser substituído por uma forma pronominal de terceira pessoa, sem alteração dos sentidos do texto.
Na língua falada no Brasil, o emprego de este é mais comum que o emprego de esse — única forma considerada correta na norma-padrão.
Considere o trecho “Isso sempre me pareceu um pouquinho demais. Porque o significado de conforto não pode ser reduzido àquele que vem do latim [...]”
Sobre a organização morfossintática do trecho acima, analise as afirmativas a seguir.
I. O pronome demonstrativo “isso” foi usado como um elemento de coesão e remete a uma afirmação que está posposta a ele.
II. A conjunção “Porque” poderia ser sido substituída por “entretanto”, sem que houvesse alteração semântica no trecho.
III. A posição proclítica do pronome “me” é obrigatória segundo a norma, uma vez que o advérbio “sempre” é uma palavra atrativa.
IV. O sinal indicativo de crase usado na palavra “àquele” se justifica pela fusão de a (preposição) com o “a” (artigo feminino).
V. O ponto final depois de “demais” poderia ser substituído por vírgula, e a palavra “Porque” teria sua letra inicial minúscula.
Estão CORRETAS as afirmativas
I, II e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
III e V, apenas.
I e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
“A tomossíntese tem a vantagem de ser tridimensional, fazer cortes mais finos e mais detalhados, o que evita a sobreposições de imagens. Isso é importante porque evita falsos-positivos e falsos-negativos. Então essa é uma ferramenta que representa um enorme avanço [...]” (2º parágrafo). No texto, o pronome destacado faz referência a:
tomossíntese
mamografia
ferramenta
avanço
A expressão “um dos elementos de sofisticação do filme” tem como correferente a expressão:
Um plot twist bem conduzido.
Seus 105 minutos.
Espaço isolado e lúgubre.
Imagens de muita classe.
O autor introduz o Texto 1 fazendo referência a “um médico da comunidade, sanitarista e cientista”. Ao longo do segundo parágrafo do texto, ele mantém essa referência em:
1. o sanitarista doutor Thomas Stockmann.
2. o médico/cientista negro.
3. negros nos cursos de medicina.
4. o protagonista.
Estão CORRETOS:
1 e 2, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa correta em relação ao texto.
As palavras “quente” e “oleoso”, no primeiro parágrafo, qualificam o ar da África; são, pois, vocativos.
Em “explica-a” no primeiro parágrafo, o “a” retoma o sujeito da oração a que pertence esse verbo.
Temos um período composto por subordinação em: “A Europa reinando, mas sem governar”. A segunda oração traz uma ideia contrária àquela posta na primeira.
São adjuntos adnominais as palavras “o” “e” “dos” em: “o trabalho agrícola e industrial dos cativos de guerra”.
Se na expressão “a rigidez moral e doutrinária”, antes da palavra “doutrinária” fosse colocado um artigo (a), obrigatoriamente a palavra “rigidez” deveria ir para o plural.
Sobre os termos destacados no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. “Isso” se refere a “problemas de saúde”.
2. “Elas” se refere a “externalidades”.
3. “Eles” se refere a “os estoicos”.
4. “Deles” se refere a “indiferentes”.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.