

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresente o tempo das formas verbais em destaque no período: “O ex-atleta tinha 59 anos e tratava um câncer”.
Presente.
Infinitivo.
Passado
Imperativo.
Futuro.
Com relação à morfologia da língua portuguesa, analise as assertivas:
I – As letras rg da palavra largou é um encontro consonantal perfeito.
II – Dela é um pronome possessivo.
III – O verbo tomar está no presente do indicativo.
IV – A letra A usada no início das duas primeiras frases é um artigo definido.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III
II, III e IV
II e IV
III e IV
Qual alternativa apresenta o tempo e modo verbal do vocábulo desconheça (l.34)?
Imperativo afirmativo.
Presente do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Assinale a alternativa que apresente o tempo verbal do verbo em destaque no período: “Choveu forte no estado do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (21)”.
Presente.
Passado.
Infinitivo.
Imperativo.
Futuro.
No que se refere a frase “Ele finalmente concluiu o projeto após semanas de dedicação.”, assinale a alternativa que apresenta o tempo e modo verbal a palavra destacada que está conjugada.
Pretérito perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito.
Pretérito imperfeito do subjuntivo.
Considerando as alternativa a seguir, assinale aquela que contenha as formas verbais que estejam no futuro do pretérito, preenchendo corretamente as lacunas;
· Se ela trouxesse as chaves, nós ___________ entrar no salão. (poder)
· Se eles deixassem, vocês __________ as cartas. (escrever)
· Eu ___________ o convite, se pudesse. (aceitar)
· Se nós disséssemos isso, certamente eles se ___________. (ofender)
poderíamos; escreveriam; aceitaria; ofenderiam.
poderia; escreveria; aceitaria; ofenderia.
poderíamos; escreveriam; aceitara; ofenderiam.
poderíamos; escreveram; aceitaria; ofenderiam.
Dos trechos abaixo, identifique a alternativa que apresenta os verbos destacados no tempo e modo apresentados a seguir, respectivamente: pretérito imperfeito do indicativo, infinitivo, gerúndio, futuro do pretérito do indicativo:
Marta lutava contra o cansaço no dia a dia. Sem foco para enfrentar atividades do trabalho, numa grande empresa em São Paulo, e ganhando peso, ela achou uma boa ideia quando recomendaram um endocrinologista famoso que poderia ajudá-la.
A consulta custou R$1.200 e durou apenas 5 minutos. Eu e meu marido saímos com a mesma receita: Ozempic para emagrecer e Venvanse para ter foco — uma combinação que ele aparentemente prescreve para todos.
Ela conta que tentou argumentar se aquele caminho, medicamentoso , seria o único possível para resolver suas queixas.
Depois que as últimas caixas acabaram , Amanda cogitou pular a fase da consulta médica e comprar os comprimidos direto no mercado ilegal. Tinha colegas que me indicaram os caminhos: por grupos nas redes sociais e até com esquemas diretamente com farmácias de rua", conta.
Amanda também teve acesso ao remédio por prescrição médica e sem ter nenhum dos diagnósticos para os quais a droga é indicada.
Foi ela que, se sentindo esgotada e incapaz de dar conta dos dois empregos que levava, pediu a uma nutróloga que receitasse Venvanse. Ela conta que a médica pediu exames, e com os resultados em dia, forneceu a receita.
Os verbos destacados nas afirmativas a seguir apresentam-se no pretérito imperfeito do modo indicativo, exceto:
“A professora gostava de vestido branco,...”
“Ela passava o exercício e, de mesa em mesa,...”
“Um cheiro de limpeza coloria o ar...”
“Quero ter mais nome, pra ela me chamar...”
“E todos gostavam de aprender primeiro...”
Qual é a conjugação correta do verbo 'dormir' no futuro do subjuntivo?
Durma
Dormirá
Durmo
Dormi
Dorme
"A mãe da dona dela tinha sido uma militante revolucionária [...]"
O tempo verbal, no período anterior, encontra-se no
pretérito perfeito composto do subjuntivo.
pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo.
pretérito perfeito composto do indicativo.
pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.
Sobre o tempo verbal e a forma nominal, respectivamente, dos verbos no trecho "Ele desempenha um papel fundamental na saúde geral de uma pessoa, melhorando a eficiência e a agilidade dos movimentos", é correto afirmar que:
Desempenha está no presente do indicativo, e melhorando está no particípio.
Desempenha está no presente do subjuntivo, e melhorando está no infinitivo.
Desempenha está no presente do indicativo, e melhorando está no gerúndio.
Desempenha está no futuro do presente, e melhorando está no gerúndio.
No excerto “Os falantes monolíngues tendem a descrever essas cores englobando-as em muitos tons além do que um falante de espanhol ou inglês incluiria.”, a ação expressa pelo verbo ‘tendem’, em termos de aspecto, é:
incoativa.
finalizada.
descontínua.
pontual.
durativa.
Sinalize a alternativa, onde temos uma indicação de tempo passado.
Voltei feliz de lá.
Gabriel lerá o livro depois.
Minha namorada vai ao desfile.
A menina vai à farmácia.
É correto afirmar que a forma verbal destacada no 2o quadro foi empregada para
introduzir uma hipótese no presente.
enfatizar uma possibilidade futura.
situar um acontecimento no passado.
apresentar um fato anterior a outro no passado.
indicar uma ação contínua.
No trecho “… eu passava por Ipanema, quando vi Carlos Drummond de Andrade!” (2º parágrafo), as palavras destacadas exprimem, respectivamente, ação
no passado, já concluída, e outra não concluída, também no passado.
no passado, não concluída, e outra que a interrompeu, também no passado.
no presente, em que se descreve um fato, e outra no passado, já finalizada.
no presente, com ideia de hipótese, e outra que a condiciona, também no presente.
no futuro, com ideia de possibilidade, e outra que a condiciona, no passado.
“Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indescritível em décadas de negociações climáticas” (5º parágrafo). O trecho que apresenta outro verbo no mesmo modo e tempo de “comemoraram” é:
“o mundo está unido em seu desejo de romper com os combustíveis fósseis” (2º parágrafo)
“acrescentou que seu verdadeiro sucesso será em sua implementação” (3º parágrafo)
“Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis” (4º parágrafo)
“fez com que alguns observadores temessem que as negociações terminassem em um impasse” (8º parágrafo)
Em todas as afirmativas a seguir, transcritas do texto, as formas verbais destacadas estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO em:
“O meu sonho desta noite foi curto.” (1º§)
“Tudo aquilo para mim era uma delícia [...]” (2º§)
“Uma névoa como fumaça cobria os matos [...]” (1º§)
“O meu avô ficava do lado direito e a minha tia Maria na cabeceira.” (11º§)
O emprego dos tempos e modos verbais serve também para ajudar o leitor a identificar a sequência em que as ações acontecem. Se é preciso dizer que um candidato teve mais votos em 2022 porque também se candidatou em 2018, marcando por meio do tempo verbal qual candidatura aconteceu antes e qual aconteceu depois, deve-se produzir apenas a frase apresentada em:
Ele terá mais votos porque se candidatará anteriormente.
Ele teve mais votos porque se candidatara anteriormente.
Ele tem mais votos porque se candidatava anteriormente.
Ele teria mais votos porque se candidatou anteriormente.
Ele tivera mais votos porque se candidatou anteriormente.
No período: “PORQUE SE PENSASSEM...TERIAM TEMPO”, os tempos e modos verbais dos verbos grifados são, respectivamente:
imperativo afirmativo e presente do subjuntivo.
presente do indicativo e presente do indicativo.
pretérito imperfeito do indicativo e presente do subjuntivo.
pretérito perfeito do indicativo e futuro do presente do indicativo.
pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do pretérito do indicativo.
No segundo parágrafo, as formas verbais “vinha”, “apertava” e “avisava” (quarto período) expressam ações que “um homem modesto” (terceiro período) desempenhava repetidamente em tempo passado.
Certo
Errado