

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em “Eles telefonaram para você.”, o verbo destacado indica:
Uma ação que acontecerá no futuro.
Uma ação que aconteceu no passado.
Uma ação que ocorre no presente.
Uma ação que talvez aconteça.
As formas verbais afirmou, ressaltou e alertou são de que modo e tempo?
Indicativo, pretérito perfeito
Indicativo, pretérito imperfeito
Subjuntivo, presente
Subjuntivo, pretérito imperfeito
Analise os verbos em destaque nas frases das assertivas a seguir. Quais verbos estão no tempo pretérito?
I. Após o almoço, ele cochilava.
II. O professor corrigiu todas as provas ontem.
III. Paloma vende bolos e doces variados.
Assinale a alternativa correta:
I, II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I está correta.
Em uma entrevista, um pedagogo afirma: "Se a escola TIVESSE investido mais em formação continuada, hoje COLHERIA frutos pedagógicos mais sólidos."
Nessa estrutura condicional, os tempos verbais (Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e Futuro do Pretérito do Indicativo) foram usados para expressar:
Uma certeza sobre ações concluídas no passado.
Uma hipótese provável e suas consequências futuras.
Uma ordem direta sobre o que deve ser feito no presente.
Uma condição irreal ou hipotética no passado, cuja consequência no presente não se concretizou.
Verbos conjugados no pretérito imperfeito do modo subjuntivo e no futuro do pretérito do modo indicativo em algumas partes do texto, como em “é possível que eu tomasse coragem” e “Eles me olhariam e começariam a rir de mim”, são empregados para:
Descrever fatos concretos e já finalizados no passado.
Descrever fatos hipotéticos em um cenário imaginado pelo narrador do texto.
Descrever fatos concretos e habituais em um tempo passado.
Descrever fatos concretos e contínuos no presente.
Descrever fatos hipotéticos que podem ocorrer em um futuro próximo.
Nos exemplos de mesóclise do 9º§ – “dir-lhe-ia” e “estabelecer-se-á” –, os verbos “dizer” e “estabelecer” estão flexionados, respectivamente, nos seguintes tempos e modos verbais:
Presente do indicativo e presente do subjuntivo.
Pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do subjuntivo.
Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.
Futuro do pretérito do indicativo e futuro do presente do indicativo.
Os verbos sublinhados no 2º parágrafo estão no:
Presente do indicativo.
Pretérito perfeito.
Presente do subjuntivo.
Prérito imperfeito do subjuntivo.
Futuro do subjuntivo.
Evidencie a alternativa onde temos um verbo no tempo passado.
Juliana ouve música enquanto trabalha.
Eu me formarei no próximo ano.
Margarete bebe chá à tarde.
O mendigo pediu um copo de água.
No período:
Quando chegarem os resultados, iniciaremos a revisão.
O tempo e o modo do verbo chegarem indicam:
ação incerta no futuro subjuntivo.
ação habitual presente do indicativo.
ordem imperativo afirmativo.
fato concluído pretérito perfeito.
Assinale a alternativa que apresente o tempo verbal do termo em destaque no período: “O espaço apresenta uma fenda escavada nas paredes laterais, com os nomes das vítimas gravados nelas”.
Passado.
Infinitivo.
Presente.
Futuro.
Imperativo.
Com base no texto "Menino e celular à mesa", de Fernando Fabbrini, analise as alternativas abaixo e assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a flexão verbal, considerando a concordância, o tempo verbal e o aspecto das ações descritas:
"...A situação mudou quando o inesperado aconteceu: um Avatar Prateado emergiu do jogo, materializando-se ao lado do menino. Com voz firme, repreendeu-o: − Menino cheio de frescuras! Respeite sua avó e coma direitinho!"
Mudou e aconteceu − flexão no pretérito perfeito, indicando ações pontuais e concluídas no passado.
Mudou e respeite − flexão no pretérito perfeito e no presente do indicativo, com ações que indicam uma mudança e uma instrução atual.
Repreendeu-o e coma − flexão no pretérito perfeito e no presente do subjuntivo, indicando uma ação concluída e uma ação que depende de cumprimento.
Repreendeu-o e respeite − flexão no pretérito perfeito e no presente do indicativo, com ações que se complementam na sequência temporal.
Emergiu e materializando-se − flexão no pretérito perfeito e no gerúndio, respectivamente, indicando uma ação pontual e uma ação contínua.
O texto apresenta, no trecho “temos youtubers gritando em vídeos editados como se todos sofressem de déficit de atenção”, diferentes formas e tempos verbais que contribuem para o sentido da narrativa. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. O verbo temos está no presente do indicativo, indicando uma ação atual e real.
II. O verbo gritando está no gerúndio, forma nominal que expressa ação em andamento.
III. O verbo sofressem está no futuro do subjuntivo, indicando hipótese ou possibilidade.
Está correto o que se afirma em:
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Em relação ao emprego dos tempos verbais no poema, observa-se que o
imperativo é empregado para sugerir ordens de transcendência espiritual.
futuro do presente é usado de forma recorrente para marcar projeções utópicas.
pretérito perfeito predomina para descrever fatos acabados e encerrados.
futuro do pretérito é explorado para indicar possibilidades hipotéticas.
presente indica simultaneidade entre o acontecer e a reflexão poética da vida.
O trecho em que o verbo sublinhado encontra-se flexionado no Presente do Subjuntivo está na seguinte opção:
“No processo de regulamentação de carreiras, outro risco importante se refere à “captura” ou ao mimetismo em relação a outras carreiras...” (linhas 101-103)
“As atividades de custódia são apenas uma parte de um grande conjunto que forma o arco dos chamados serviços penais...” (linhas 65-67)
“Embora segurança pública encontre esteio em uma série de atividades muito além das de natureza policial ...” (linhas 26-28)
“Atualmente, para citarmos alguns exemplos, existem grupos especializados para combate ao crime organizado...” (linhas 18-20)
“Uma das primeiras e mais importantes reflexões sobre qualquer profissão, na atualidade, diz respeito a seu grau de especialização.” (linhas 1-3)
Os tempos e os modos das formas verbais estão adequadamente articulados na frase:
Não fosse pelo desejo de narrar um testemunho histórico, ele terá evitado se valer da primeira pessoa em seus relatos.
Caso queira fazer justiça à sua carreira de historiador, esse autobiógrafo teria evitado confundir impressões com fatos.
O autor não se proporia a escrever uma autobiografia caso seja necessário esquecer a sua condição de historiador.
Para que algo do historiador se manifeste em seus escritos, o autor busca juntar seus temas de modo coerente.
Um historiador que pretendesse confessar seus sentimentos haverá de se afastar de sua trajetória profissional.
“Construíste ilusões nessa tua relação amorosa”. O verbo destacado classifica-se em tempo e modo do:
Pretérito imperfeito do indicativo
Pretérito perfeito do indicativo
Pretérito mais que perfeito do indicativo
Presente do indicativo
Na linha 26, a forma verbal “apreendeu” faz parte do pretérito perfeito do indicativo do verbo “apreender”.
Certo
Errado
Imaginando que preciso dizer que, no segundo semestre de 2024, o preço do petróleo subiu diante do temor de que um conflito no Oriente Médio reduzisse a oferta, mas que no terceiro semestre ele caiu diante da desaceleração da demanda global, assinale a única alternativa que emprega corretamente os tempos e modos verbais na construção desta afirmação.
O preço do petróleo caíra diante da desaceleração da demanda global, mas subiu diante do temor de que um conflito no Oriente Médio reduzisse a oferta do produto.
O preço do petróleo cairá diante da desaceleração da demanda global, mas subiu diante do temor de que um conflito no Oriente Médio reduzisse a oferta do produto.
O preço do petróleo caiu diante da desaceleração da demanda global, mas subira diante do temor de que um conflito no Oriente Médio reduzisse a oferta do produto.
O preço do petróleo cairia diante da desaceleração da demanda global, mas subiria diante do temor de que um conflito no Oriente Médio reduzisse a oferta do produto.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta em relação ao emprego do tempo verbal destacado.
“A tarefa tem sido feita com bastante regularidade por todos os colaboradores.” – Ação que começou no passado e continua até o presente, sofrida pelo sujeito da oração.
“Os débitos haviam sido regularizados com muito empenho pelos devedores.” – Ação que aconteceu em um passado indeterminado, praticada pelo sujeito da oração.
“Não tem sido fácil compreender a sua rotina diária.” – Situação projetada para ocorrer em um futuro próximo.
“Até lá, eles terão confessado todos os desvios feitos.” – Ação condicional projetada para o futuro.
“Nós até já havíamos falado sobre isso, mas ninguém quis escutar.” – Ação passada que aconteceu depois de uma outra ação também passada.
Assinale a alternativa que apresente o tempo verbal da forma em destaque no período: “O sargento Tiago Lara participou da ocorrência”.
Passado.
Presente.
Infinitivo.
Futuro.
Subjuntivo.